Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Exibição

04 Abril 2023 | Yuri Codogno

Apple e Sony definem estreia de "Napoleão" para o feriado de Ação de Graças

Épico histórico estrelado por Joaquin Phoenix será exibido nas telonas antes de ir para o catálogo da Apple TV+

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Após anunciar o investimento de US$ 1 bilhão para lançamentos nos cinemas, a Apple  - em parceria com a Sony - decidiu a data de estreia de Napoleão, que será protagonizado por Joaquin Phoenix. O longa entrará em cartaz na América do Norte durante o feriado do Dia de Ação de Graças, em 22 de novembro. As informações são do Hollywood Reporter. 

Publicidade fechar X

O plot do filme é descrito como um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão e sua ascensão rápida e implacável até se tornar imperador, visto através de seu relacionamento com sua esposa Josephine (Vanessa Kirby). Assim, podemos esperar a retratação de parte de suas conquistas e atrocidades. 

Uma produção da Apple Original Films, Napoleão só aparecerá no streaming Apple TV+ após o longa fazer sua estreia nas telonas. Ridley Scott é o diretor e também coprodutor (através da Scott Free Productions), enquanto David Scarpa assina o roteiro. 

A notícia chega apenas uma semana após a Apple anunciar que fará parceria com a Paramount para exibir Killers of the Flower Moon (ainda sem título em português), de Martin Scorsese, nos cinemas. No caso do longa de Scorsese, será um drama policial de faroeste, estrelado por Leonardo DiCaprio e Lily Gladstone, que entrará no circuito comercial limitado em 6 de outubro. O filme fará sua estreia mundial no Festival de Cinema de Cannes em maio.

Assim como Napoleão, Killers of the Flower Moon também só entrará para o catálogo da Apple TV+ após respeitar a estreia nas telonas.

Até pouco tempo, os streamings evitavam um lançamento tradicional nos cinemas, optando por disponibilizar seus filmes diretamente em suas respectivas plataformas. No entanto, isso vem mudando pouco a pouco. Inicialmente, a ideia era uma rápida exibição de uma semana nas telonas estadunidenses para poder concorrer em premiações como o Oscar, mas agora aparentemente algumas empresas de streaming estão com a premissa de lançar os principais longas nos cinemas antes de ficarem disponíveis nos catálogos digitais.

Inclusive, muitos cinemas - principalmente as grandes redes - não exibem um título a menos que tenha uma janela exclusiva adequada, que atualmente pode significar 35 a 40 dias na América do Norte. No Brasil, o tempo da janela ainda está em discussão.

Deste modo, plataformas de streaming, como a Apple e a Amazon, que ano passado comprou a MGM e planeja investir mais nas telonas, estão quebrando barreiras e entrando no cinema de uma maneira importante. Nesta semana, por exemplo, a Amazon Studios lança Air: A História por Trás do Logo (Warner) com exclusividade nos cinemas. Nos EUA, a Amazon não precisa fazer parceria com uma grande distribuidora, visto que por lá a MGM faz esse trabalho.

Com a definição da estreia de Napoleão em 22 de novembro, podemos especular atualizações nas datas de lançamento. Até o momento, de grande lançamento na semana há apenas Wish, filme da Disney que comemorará os 100 anos da empresa. Na semana anterior, porém, há a estreia do spin-off de Jogos Vorazes A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes (Paris Filmes). E antes entram em cartaz As Marvels (Disney) e Duna: Parte 2 (Warner).

Clique abaixo para ver ampliado:

Compartilhe:

  • 0 medalha