27 Março 2023 | Renata Vomero
Apple planeja investimento de US$1 bilhão para lançamentos nos cinemas
Com a notícia, ações dos cinemas subiram no fim da última semana
Compartilhe:
A Apple planeja um investimento na casa do US$1 bilhão para impulsionar o lançamento de alguns de seus filmes nos cinemas neste ano, especialmente nos EUA. Entre os títulos em destaque na programação do AppleTV e que já tem confirmação de estreia na tela grande está Killers of the Flower Moon (ainda sem título em português), próximo filme de Martin Scorsese.
Publicidade fechar X
A produção, avaliada em torno dos US$150 milhões, deverá ganhar um investimento extra para reforçar sua campanha nos cinemas e chegará no circuito amplo da América do Norte em 20 de outubro e em diversos mercados internacionais, segundo informação confirmada hoje (27) pela Variety. Se for o mesmo no Brasil, por aqui chegará em 19 de outubro, mas não há detalhes sobre a estreia global.
A Apple, que não tem um braço de distribuição próprio, fez parceria com a Paramount para tal, o que indica que este pode ser o planejamento para outros títulos ao longo do ano. Embora alguns analistas apontem a possibilidade da Apple criar seu próprio departamento para tal.
A notícia saiu com exclusividade pela Bloomberg e foi repercutida pelos principais veículos de trade da indústria, como Deadline, Variety e The Hollywood Reporter. Embora a Apple em si não tenha dado nenhuma declaração oficial, as fontes ouvidas declararam que a intenção da Big Tech é de se posicionar com maior vigor entre os players de Hollywood e, assim, também conseguir destaque para seu serviço de streaming.
A novidade, na verdade, vem na esteira do que a Amazon anunciou recentemente, de também investir cerca de US$1 bilhão para o lançamento de suas produções originais nos cinemas, especialmente após a aquisição do MGM Studios, o que deve fazer com que a maior parte de seus filmes ganhem estreia na tela grande.
Com a decisão da Apple, alguns pontos precisam ser destacados. O primeiro deles é que na sequência da notícia, as ações das principais redes exibidoras dos Estados Unidos cresceram, mostrando o quanto o setor de exibição está se beneficiando dessa movimentação.
E isso se intensifica com mais diversas mudanças na dinâmica do setor neste pós-pandemia, as majors de Hollywood, que tiveram suas próprias plataformas lançadas há poucos anos, recalculam rota para dar maior ênfase novamente aos lançamentos exclusivos nos cinemas e estudam mudanças nos planos de negócios dos streamings, que vêm se provando pouco lucrativos para elas.
Além disso, já é sabido e estudado que estreias tradicionais nos cinemas também beneficiam as plataformas lá na frente, quando este mesmo conteúdo é disponibilizado no digital, mas já contou com a ampla campanha de divulgação na primeira janela. O público se interessa mais por assistir a estes títulos do que outros que não tenham tanta divulgação e os entendem como sendo conteúdos de mais prestígio do que aqueles que não ganham a estreia na tela grande.
Compartilhe:
- 2 medalha