16 Setembro 2016 | Vanessa Vieira
“Tudo o que Aprendemos Juntos” tem lançamento em mais de 15 países
Longa inspirado na história do Instituto Baccarelli já vendeu mais de 150 mil ingressos no exterior
Compartilhe:
O vencedor do prêmio do público da 39º Mostra Internacional de São Paulo em 2015, Tudo que Aprendemos Juntos, já foi exibido até no Festival de Locarno 2015 e teve sua distribuição internacional confirmada em junho deste ano pela entidade Cinema do Brasil. Ao todo 16 festivais já receberam o filme.
Hoje o longa concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2016 e tem lançamento confirmado em 17 países, sendo que em sete o filme já estreou, são eles: França, Espanha, Israel, Hungria, Japão, Romênia e Suíça. Nos cinemas franceses o título chegou a mais de 70 telas ainda em junho e vendeu 60 mil ingressos, enquanto na Espanha abriu em agosto, tem já público de 35 mil espectadores e ainda está em exibição em 50 salas.
Dois destaques são o lançamento no Japão, que costuma ser um mercado difícil para a entrada de filmes brasileiros e onde Tudo que Aprendemos Juntos já soma mais de 25 mil ingressos vendidos, e em Israel, onde chegou em agosto, mas continua em cartaz em 17 telas com público de 22 mil espectadores. Assim, a bilheteria internacional do longa estrelado por Lázaro Ramos já passa dos 150 mil ingressos. No Brasil o filme vendeu pouco mais de 5 mil tíquetes.
Os outros 10 países para os quais os direitos de exibição de Tudo que Aprendemos Juntos já foram vendidos ainda não têm datas de estreia confirmadas. Os territórios são majoritariamente europeus com algumas exceções. São eles: Alemanha, Áustria, Itália, Turquia, Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Além dessas localidades, o bloco econômico europeu Benelux também adquiriu os direitos de exibição do filme por meio da distribuidora Arti Films. Internacionalmente o título da produção é The Violin Teacher.
“O longa vem apresentando uma excelente carreira comercial em todos os países onde já foi lançado. E isso é muito bom para podermos vender ainda mais o cinema brasileiro”, afirma Jean-Christophe Simon, presidente da Film Boutique, distribuidora internacional de Tudo que Aprendemos Juntos.
Segundo o diretor do longa, Sérgio Machado, a Copa do Mundo 2015 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 contribuíram para aumentar o interesse mundial sobre o Brasil. “Diante de tudo que é dito sobre a política e a economia brasileira, o filme passa a sensação de que é possível promover mudanças profundas com pouco”, disse
Tudo que Aprendemos Juntos foi produzido pela Gullane Filme e é inspirado em fatos reais sobre o início do projeto de educação desenvolvido pelo Instituto Baccarreli. A entidade atende desde 1996 crianças e jovens da comunidade de Heliópolis por meio de programas socioculturais, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música. “É um filme que mostra ser possível construir pontes em um mundo que está construindo muros, isso é o que mais tem emocionado o público estrangeiro”, comenta Machado
Com distribuição nacional da Fox, o filme chegou a receber ação especial da empresa durante a Expocine 2015, quando um grupo de jovens atendidos pelo Instituto Baccarelli formou um conjunto de cordas e se apresentou para o mercado exibidor.
Compartilhe: