11 Outubro 2024 | Gabryella Garcia
Expocine chega ao final de sua 11ª edição com homenagens, celebração e público de mais de 2 mil pessoas
A Expocine volta para sua próxima edição entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2025
Compartilhe:
Tudo o que é bom dura pouco, e a Expocine 2024 chegou ao final nesta sexta-feira (11). A cerimônia de encerramento teve início no final da tarde, quando todos os homenageados em produção, distribuição e exibição receberam seus prêmios. Neste ano, o evento contou com a apresentação de 14 distribuidoras, 14 painéis que debateram importantes temas do audiovisual, seis oficinas e mais de 70 marcas expostas, além do Expocine Decupa. No total, mais de 2 mil pessoas passaram pela Expocine durante seus quatro dias. A manhã de hoje, vale destacar, também contou com a exibição de O Aprendiz (Diamond Films).
Lyara Oliveira, presidente da Spcine, subiu ao palco no início da cerimônia e exaltou a parceria entre Expocine e Spcine, que já acontece desde 2016. "É uma alegria estar nesta sala de cinema em mais um ano de Expocine e mais um ano de parceria entre Spcine e Expocine. Para nós é uma alegria celebrar essa parceria. Existimos desde 2015 e desde 2016 temos essa parceria com a Expocine. Para a gente ter essa parceria é extremamente estratégico porque nosso eixo de apoio e suporte a distribuição e exibição passa por essa articulação com a Expocine. Acreditamos que o ecossistema do audiovisual depende desses eventos e encontros para que todas as conexões fluam muito melhor, então quero agradecer ao Marcelo Lima, que é um grande amigo, e estarmos aqui hoje celebrando mais um final de edição da Expocine é de uma relevância muito grande. Esperamos que no próximo ano estejamos juntos novamente e que nosso setor continue firme, forte, crescendo, e trazendo mais pessoas para as salas de cinema", disse.
Na sequência, os homenageados subiram ao palco para receberem seus prêmios, começando pelo eixo da produção. Barbara Demerov, jornalista e crítica especializada em cinema, foi a responsável por entregar o prêmio a Filmes de Plástico. "É uma honra entregar esse prêmio tão especial. Essa é uma produtora que admiro como crítica de cinema e gostaria de dizer que a cada nova temporada que fazem, conquistam um pedacinho a mais desse país. Seus filmes nos fazem viajar e podemos ir até para Marte, então é uma honra entregar esse prêmio para você, Maurílio", disse a jornalista.
O diretor Maurílio Martins, que é um dos fundadores da Filmes de Plástico, além de agradecer a homenagem, celebrou os 15 anos da produtora e celebrou o fato de uma empresa fora do eixo Rio-São Paulo receber esse prêmio na capital paulista. "É uma alegria imensa e um ano muito especial para a gente, não só por completar 15 anos, mas é o primeiro ano da nossa história que conseguimos estar ao mesmo tempo em todas as etapas de um processo cinematográfico. Olhar de onde viemos e como tudo começou, conseguir completar 15 anos e realizar todas essas coisas mantendo a integridade e ideais, igual fazíamos nos primeiros curtas, e estar em um evento da indústria em São Paulo, que também é significativo, é um motivo de orgulho muito grande. Queria agradecer à Expocine, ficamos lisonjeados e extremamente felizes", agradeceu.
Na sequência, as duas distribuidoras homenageadas receberam os prêmios, começando pela Downtown Filmes. Marcelo Lima, CEO da Tonks, empresa idealizadora da Expocine, fez questão de entregar as homenagens. "Tenho que agradecer aos dois e temos que voltar muito tempo atrás. Eu, Marcelo Lima, a Tonks, a Expocine, o Portal Exibidor e tudo o que fazemos, mal sabem, mas nada teria existido se não fosse essa dupla de empresas e por isso fiz questão de entregar esse troféu. A Paris foi uma das empresas que deu as primeiras chances para meu pai começar no mercado de cinema na década de 1960. Ele foi gerente de programação da Paris e fundou seu primeiro cinema quando eu nasci, então eu jamais estaria aqui se não fosse pela Paris. Fundei a Tonks no mesmo ano em que o Bruno fundou a Downtown, então são muitas coisas entrelaçadas e fico emocionado. Gostaria de parabenizá-los", disse.
Bruno Wainer, sócio e CEO da Downtown, celebrou a parceria com a Paris Filmes na distribuição de filmes nacionais. "É muito bom estar aqui e, em primeiro lugar, gostaria de compartilhar a homenagem com todos que fizeram essa história acontecer porque o cinema é uma atividade coletiva. Produtores, diretores, artistas, exibidores e nossas equipes. Nossa parceria com a Paris começou em 2010 com ‘De Pernas Para o Ar’ e já são mais de 180 filmes e 160 milhões de ingressos vendidos. A gente provou que é sim possível disputar o interesse do público de igual para igual com as majors e provamos a importância fundamental de ter distribuidoras locais fortes e organizadas para conquistar o mercado".
Marcio Fraccaroli, CEO da Paris Filmes, também celebrou a parceria e fez questão de lembrar de Paulo Gustavo, protagonista da trilogia Minha Mãe é Uma Peça, principal sucesso da parceria Downtown/Paris. "Queria agradecer as equipes da Downtown e Paris que foram fundamentais para essa jornada. Quando resolvemos trabalhar juntos eu tinha certeza que a gente ia montar um modelo vitorioso. Queria destacar que distribuir filmes é um ofício que precisa de um olhar especial e que é uma atividade muito delicada que às vezes um detalhe pode influenciar tudo. Nos sentimos muito honrados, então obrigado Expocine, e queria agradecer também os exibidores, produtores e governo. Temos direito de ocupar uma sala de cinema e capacidade técnica para isso. Também gostaria de fazer uma homenagem especial ao Paulo Gustavo, que foi um gênio, e queria dividir esse prêmio com ele".
A última homenagem foi na categoria exibição, para o Cine Roxy, que foi representado por Toninho Campos, diretor-geral da rede exibidora. A entrega do troféu foi feita por Marcos Araújo, diretor do Cine Araújo. "É uma honra estar aqui com meu amigo Toninho Campos. O Cine Roxy pertence à mesma família desde a sua fundação e é muito importante essa longevidade. Nossa indústria mudou muito e os cinemas de rua não sobreviveram, por isso acho o trabalho do Toninho algo fantástico e ele reinventa o Roxy constantemente. Tiro meu chapéu para você, Toninho".
Nos agradecimentos, o diretor-geral do Roxy, inclusive, revelou uma ajuda fundamental de Marcos Araújo durante a pandemia. "Para trabalhar com cinema não precisa ser louco, mas ajuda. Só posso dizer que desde que cheguei o Roxy já passou por muita coisa, mas essa pandemia foi muito difícil. Só estou aqui hoje graças a ajuda da população de Santos, da ajuda dos amigos e do mercado todo, porque fiz até uma vaquinha. Queria também agradecer especialmente ao Marcos Araújo porque dificilmente o Roxy estaria fazendo 90 anos sem a ajuda dele. Estou muito feliz por estar aqui e obrigado a todos, de verdade", celebrou Toninho.
Lembrando que que o Portal Exibidor realizou uma entrevista com cada um dos homenageados e você pode conferir aqui:
No final da cerimônia, Marcelo Lima retornou ao palco para agradecer pelo evento. "Obrigado por esses quatro dias intensos porque vocês sabem o quanto trabalhamos por esses dias. O evento em si está de parabéns pelas conquistas então parabéns para toda a equipe porque somos fortes. Para entregar isso precisamos de muita gente, então gostaria de agradecer a cada um deles. Muito obrigado e até o ano que vem", finalizou.
A Expocine voltará para sua próxima edição entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro de 2025. A cobertura completa da Expocine 2024 você pode conferir aqui.
Compartilhe: