01 Novembro 2023 | Yuri Codogno
Expocine, Mostra de SP e Taylor Swift foram alguns dos principais destaques no Portal Exibidor em outubro
Maior evento latino do mercado cinematográfico teve quatro matérias entre as dez mais lidas do mês
Compartilhe:
O mês de outubro foi bastante movimentado no Portal Exibidor. Muito graças à 10ª edição da Expocine, a qual - como de costume - recebeu uma cobertura na íntegra. Além das matérias pré-evento, foram produzidos textos sobre as 11 apresentações das distribuidoras e os 17 painéis, assim como houve cobertura das cerimônias de abertura e encerramento.
Mas não foi apenas isso, visto que, por causa da justa greve dos roteiristas e atores, muitos blockbusters atrasaram, abrindo espaço para filmes e até mesmo outros formatos de produção, como o show-concerto The Eras Tour, da diva pop Taylor Swift. Inclusive, a cidade de São Paulo também recebeu a tradicional Mostra Internacional de Cinema, em que centenas de filmes foram - e estão sendo - exibidos nas telonas. Confira nossas dez matérias mais lidas durante o mês de outubro:
O ano de 2023 vem levantando a importante questão sobre a quantidade de conteúdos de franquias que estão sendo lançados, obrigando o fã a assistir uma infinidade de filmes e séries para entender o que vem pela frente. Além e também unido a isso, tem a questão do alto número de produções que nos cercam, fomentando um sentimento de que não somos capazes de acompanhar tudo e, simultaneamente, fazendo o público se sentir mal por não conseguir essa difícil proeza. O assunto foi debatido no painel Burnout do Entretenimento, durante a 10ª edição da Expocine, e contou com a participação de Marcelo Forlani, co-fundador do Omelete e da CCXP, Aline Diniz, comunicadora e apresentadora do Entre Migas, e com a moderação de Renata Vomero, jornalista do Portal Exibidor.
Também na Expocine 2023, o painel ESG no Audiovisual levantou a questão da política de governança ambiental, social e corporativa dentro do segmento cinematográfico, que busca avaliar até que ponto uma empresa está trabalhando em prol de objetivos sociais que vão além de maximizar os lucros. O painel contou com a presença de Cinthia Gherardi, diretora de relacionamento e comunicação do Sistema B, Débora Ivanov, produtora e sócia da produtora Gullane, e Marilha Naccari, diretora-presidente da Associação Cultural Panvision, enquanto a mediação foi feita pelo jornalista da Revista Exame, Rodrigo Caetano.
Falando em Expocine, a notícia de abertura do evento, que trouxe em seu corpo toda nossa cobertura na íntegra, completa o pódio das mais lidas do mês de outubro. A 10ª edição da Expocine 2023 aconteceu entre os dias 3 e 6 de outubro e reuniu produtores, distribuidores e exibidores de todas as regiões do Brasil, além de profissionais do mercado internacional, que juntos buscaram pavimentar os caminhos para o futuro do audiovisual.
Com ingressos a R$ 12, a 3ª edição da Semana do Cinema rendeu bons frutos para os exibidores brasileiros e quase duas milhões de pessoas foram para a frente das telonas durante o final de semana que separou os meses de setembro e outubro. Som da Liberdade (Paris Filmes) liderou pelo segundo final de semana consecutivo e o outro destaque foi Nosso Sonho (Manequim Filmes), que voltou a colocar uma produção nacional no ranking dos filmes mais assistidos. No cenário global, o destaque foi do cinema chinês, que colocou quatro filmes no top 10 mundial.
Voltando a Expocine, as apresentações das distribuidoras são sempre muito aguardadas pelos credenciados. A Universal foi a última distribuidora a se apresentar e trouxe um line-up recheado de novidades. Foram apresentadas ao público oito produções que chegarão aos cinemas até o mês de março de 2024 e para os mais variados gostos. Os filmes que foram anunciados no evento contemplam os gêneros de terror, ação e animação.
6) CINÉPOLIS PROMOVE PRIMEIRA EDIÇÃO DE FESTIVAL DO CINEMA NORDESTINO
A Cinépolis, maior operadora de cinemas da América Latina, anunciou no início de outubro o 1º Festival Cinépolis do Cinema Nordestino, que teve sua edição inaugural realizada e distribuída, simultaneamente, por quatro capitais da região: João Pessoa, Fortaleza, Natal e São Luís. O evento aconteceu entre 12 e 18 de outubro e contou com a produção e curadoria da Bolandeira Arte & Films, a mesma produtora que chancela o Fest Aruanda, mais antigo festival da capital paraibana.
7) SPCINE LANÇA DEZ EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO; INSCRIÇÕES VÃO ATÉ 30 DE OUTUBRO
A Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, abriu as inscrições para os primeiros editais de capital paulista da Lei Paulo Gustavo (LPG). As inscrições se encerraram anteontem (30), às 18h. No total, serão destinados aos selecionados aproximadamente R$ 49 milhões em recursos para as categorias de apoio a produção, capacitação, pesquisa, formação e qualificação, além da realização de festivais, eventos e mostras do setor audiovisual.
8) TAYLOR SWIFT LIDERA GLOBALMENTE, ENQUANTO ANIMAÇÕES SE DESTACAM NO BRASIL
As expectativas eram altas e o filme-concerto Taylor Swift | The Eras Tour realmente entregou tudo aquilo que prometeu. A produção da AMC Theatres Distribution e Variance Films conseguiu números bastante expressivos ao se tornar o melhor filme-concerto de todos os tempos, além de também conseguir uma das maiores aberturas de 2023, considerando os números até metade de outubro. No Brasil, vale ressaltar, o The Eras Tour estreia apenas depois de amanhã (3). No mesmo final de semana, quem foi bem no Brasil foram as animações Patrulha Canina: Um Filme Superpoderoso (Paramount) e Trolls 3 - Juntos Novamente (Universal).
9) CÉU E INFERNO: "SOM DA LIBERDADE" E "O EXORCISTA - O DEVOTO" LIDERAM EM CENÁRIOS DIFERENTES
Uma pequena Guerra Santa nas bilheterias. Enquanto a indústria do audiovisual vai precisar trabalhar para conseguir recolocar os principais blockbusters de volta às telonas - graças às paralisações dos sindicatos que buscavam melhores condições de trabalho para seus profissionais-, os filmes de menor apelo vão dando conta do recado… pelo menos no Brasil. Por aqui, quase 1,4 milhão de pessoas foram aos cinemas entre os dias 5 a 8 de outubro e deram preferência para o cristão Som da Liberdade (Paris FIlmes), enquanto no exterior foi a estreia de O Exorcista - O Devoro (Universal) que se destacou.
10) MOSTRA DE SÃO PAULO DIVULGA SELEÇÃO OFICIAL E ANUNCIA NOVIDADES DESTA EDIÇÃO
No dia 7 de outubro foram divulgados os detalhes da 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece desde 19 de outubro e vai até amanhã (1). Com mais de 360 filmes na seleção, representando 96 países, 24 salas de cinemas estão participando do evento, além de espaços culturais e CEUs da cidade, incluindo as exibições gratuitas e ao ar livre.
Compartilhe: