02 Abril 2019 | Fernanda Mendes, de Las Vegas
Executivos da MPAA e NATO ressaltam união entre streaming e cinema
Painel também ressaltou o aumento da audiência jovem nos cinemas
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Uma das apresentações mais esperadas da CinemaCon aconteceu nesta terça-feira, dia 2, no Colesseum em Las Vegas (EUA). “The State of the Industry” trouxe diversos números do mercado de cinema, mas, em um momento em que se discute muito sobre a batalha com o streaming, o painel não deixou de abordar a entrada dessas plataformas na concorrência com os exibidores.
O diretor de Podres de Ricos, Jon M. Chu, abriu a apresentação ressaltando a oportunidade que o seu filme, composto por um elenco predominantemente asiático, teve nas salas de cinema no ano passado. Chu lembrou que foi uma satisfação ver as pessoas saindo das sessões e conversando sobre o filme nos lobbys dos cinemas.
Charles Rivkin, da MPAA (Motion Picture of America), começou seu discurso já ressaltando que de acordo com o relatório que divulgaram recentemente as audiências nos cinemas ficaram mais jovens e diversas etnicamente. “Estamos nos desenvolvendo e nos adaptando ao que os consumidores querem, pois novos players surgem a todo momento”.
Isso foi citado também por John Fithian, da NATO (National Association of Theater Owners) que mostrou que os espectadores entre 13 e 24 anos foram responsáveis por 30 milhões de ingressos no ano passado, representando 36,6% da bilheteria. Aliás, a bilheteria global em 2018 cresceu em 32% em comparação a 2010 e atingiu US$ 41,7 bilhões.
Poder da Netflix
Um dos players que chama a atenção no mercado é a Netflix que, aliás, começou a fazer parte da MPAA recentemente, causando muita polêmica entre os mais tradicionalistas. Rivkin fez questão de esclarecer que os mercados devem trabalhar juntos e a função da associação é proteger sempre a criatividade, não importa de onde seja. “Já sabemos que as pessoas que mais vão aos cinemas, são as que mais assistem streaming. Isso é encorajador”.
Vastamente aplaudido pela plateia, Fithian ainda complementou dizendo que 2019 promete ser um ano promissor para os cinemas, mesmo com mais e mais opções para home entertainment surgindo. “Streaming e cinema não só coexistem como dão força um ao outro”.
Rivkin seguiu ainda citando as maneiras criativas de atrair os espectadores aos cinemas, com restaurantes dentro dos complexos, parques de entretenimento, poltronas reclináveis, som de alta qualidade e etc.
Fithian, da NATO, também ressaltou a importância dos estúdios e exibidores trabalharem juntos para levar cada vez mais conteúdos diversos às audiências. “Vamos fazer que o ano de 2019 seja um novo recorde”.
Confira a cobertura completa do segundo dia da CinemaCon 2019.
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