Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Pesquisa

20 Fevereiro 2019 | Thaís Lemos

Filmes indicados ao Oscar contam com maior diversidade racial entre seus espectadores

Estudo da Movio comparou público dos indicados a categoria de Melhor Filme de 2016 até 2019

Compartilhe:

(Foto: Universal)

A Movio, empresa de análise de dados de marketing para cinemas, divulgou hoje (20) um estudo da audiência dos filmes indicados a categoria de Melhor Filme do Oscar. Com os protestos realizados nos últimos anos por atores e pelo próprio mercado de cinema para que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aumentasse a diversidade entre os filmes nomeados, muitas produções ganharam espaço na edição deste ano, e foram sucesso de bilheteria tanto nos Estados Unidos quanto no mundo.

Publicidade fechar X

Com isso, a Movio se interessou em analisar o público que assistiu aos filmes nomeados para esta categoria. A pesquisa foi realizada por meio da comparação das pessoas que foram ao cinema assistir os filmes indicados a Melhor Filme ao Oscar das edições passadas com a deste ano. Os resultados indicam que as plateias dos cinemas foram formadas por pessoas mais jovens e com maior diversidade racial do que os últimos anos.

O resultado faz sentido, já que este ano as produções indicadas a Melhor Filme colocam em pauta temas bastante delicados. Pantera Negra (Disney), Infiltrado na Klan (Universal) e Green Book – O Guia (Diamond) trazem personagens negros em destaque e abordam em suas narrativas questões raciais. Roma (Netflix/Vitrine) é dirigido por um mexicano e mostra as diferentes posições dentro se uma sociedade e A Favorita (Fox) destaca o empoderamento feminino. Bohemian Rhapsody (Fox), Vice (Imagem) e Nasce Uma Estrela (Warner Bros.) também estão entre os indicados.

Os espectadores caucasianos passaram de 72% da audiência em 2016 para 64% em 2019. Já o público negro aumentou sua participação em 75%. Em 2016 eles representavam 8% da audiência e em 2019 representam 14%. Em relação a idade, em 2016, 49% dos espectadores que assistiram os filmes indicados a Melhor Filme daquele ano tinham 50 anos ou mais e em 2019, esse público representa 35%. Sobre os ingressos vendidos para crianças, antes de 2019 tinham a porcentagem entre 1 e 2%, e neste ano representam um público de 5%.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa.

Compartilhe:

  • 0 medalha