23 Maio 2019 | Renata Vomero
"Aladdin" estreia com boa presença nos complexos brasileiros
Novo live-action da Disney está presente em quase 90% dos cinemas
Compartilhe:
A cine-semana (23 a 29 de maio) começa com uma grande mudança em sua configuração nos cinemas. Diferente do que vem ocorrido desde o fim de abril, Vingadores: Ultimato (Disney) não é mais o filme de maior presença nos complexos brasileiros. Agora, a chegada de Aladdin (Disney) está dominando 89,67% dos complexos nacionais e conta com 21.585 sessões. As informações são do TonksProg, que reúne informações das salas e horários de 90% do parque exibidor.
Publicidade fechar X
No Brasil, Aladdin (Disney) contou com um alto investimento em marketing para levar o filme para o público. Tendo a participação de Fábio Porchat, Totoro, Nazaré Amarga, Otariano, Melim e outros nomes como as caras das ações para o live-action. A Disney, inclusive, fez questão de explicar o movimento em torno desses novos formatos de filmes em apresentação para os exibidores. "Essa é uma estratégia que a Disney usa desde o VHS, no qual há cada 10 anos mais ou menos, os títulos eram relançados para uma nova audiência, uma nova geração. Agora ao invés de relançar os desenhos, fazemos live-action", contou Roberta Fraissat, diretora de marketing da Disney.
A Disney realmente não tem do que reclamar, apesar de Vingadores: Ultimato (Disney) perder um pouco do espaço nos cinemas brasileiros, o longa ainda tem uma forte presença no circuito, mais especificamente de 85,33%. Na semana passada o filme tinha participação em 92,17% dos complexos.
A história que acompanha o carismático Pikachu também diminuiu a sua participação no circuito com relação à semana anterior, neste caso em torno de 6%. Pokémon: Detetive Pikachu (Warner) está em 77% dos cinemas do país.
Único longa nacional entre os filmes de maior presença no circuito, Kardec (Sony) está em 64,67% dos complexos nacionais. O filme é baseado na história do francês Allan Kardec, considerado o pai do espiritismo. O longa é fruto de bastante expectativa entre os profissionais do mercado, visto que o Brasil é o maior país espírita no mundo. Segundo último censo feito pelo IBGE, em 2010 eram 3,8 milhões de brasileiros declarados espíritas, o que representava um total de 2% da população. O censo realizado a cada dez anos apontou ainda que o crescimento de pessoas declaradas espíritas foi de 65% entre 2000 e 2010.
John Wick: Parabellum (Paris) é um filme que vem entrando no gosto dos brasileiros, segundo lugar na bilheteria nacional da semana e responsável por desbancar o soberano Vingadores: Ultimato (Disney) na bilheteria mundial, o longa cresceu sua presença em cerca de 4% com relação à semana anterior. Agora, a história protagonizada por Keanu Reeves tem participação em 64,22% dos complexos nacionais.
Estreias
Apesar de Aladdin (Disney) ser a única estreia entre os filmes de maior presença na semana, outras produções chegam ao circuito comercial com grandes apostas de seus estúdios. Hellboy é um destes grandes destaques, reboot do grande sucesso dos anos 2000 e vindo direto dos quadrinhos, a história protagonizada por David Habour, queridinho entre os fãs de Stranger Things, foi a menina dos olhos da Imagem Filmes durante apresentação no Show de Inverno deste ano.
Se a semana conta com filme sobre Allan Kardec, considerado o pai do espiritismo, o pai da fantasia também não poderia ficar de fora. É possível que o público possa conhecer a história de Tolkien no filme da Fox que fala sobre J. R. R. Tolkien, responsável pelos grandes sucessos da literatura Senhor dos Anéis e O Hobbit, que também ganharam as telonas de cinema.
A Sony também tem destaque entre as estreia da semana, Brightburn – Filho das Trevas chega aos cinemas subvertendo o gênero de heróis. Afinal, o que aconteceria se uma pessoa usasse seus superpoderes para o mal? O filme é produzido por James Gun.
Compartilhe:
- 0 medalha