29 Março 2019 | Thais Lemos
Arábia Saudita anuncia primeiro festival de cinema
Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho deve acontecer em 2020
Compartilhe:
O ministério da cultura da Arábia Saudita anunciou recentemente uma série de iniciativas para o setor cinematográfico, após a revogação da lei que bania cinemas no país, que perdurou por 35 anos. Os planos incluem a criação de uma escola de cinema, um arquivo nacional de filmes e o primeiro festival de cinema do país.
Publicidade fechar X
O príncipe Badr Bin Abdullah Bin Farhan, nomeado o primeiro ministro da cultura divulgou um documento com uma série de projetos que tem o objetivo de impulsionar a arte no local. A primeira edição do Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho, como foi nomeado, deve acontecer em 2020 na cidade litorânea de Jidá, e será presidido por Mahmoud Sabbagh, diretor de cinema saudita.
Agora, os organizadores do novo evento tentam criar laços com laboratórios de cinema de todo mundo, para tornar o festival em um grande sucesso. Outra iniciativa para a indústria cinematográfica do país inclui um fundo para filmes e um esquema de co-produção.
O primeiro multiplex saudita foi inaugurado em abril de 2018. A rede norte-americana AMC recebeu licença para operar o primeiro cinema no país, e o plano é que até 2030 a Arábia Saudita tenha 300 cinemas, totalizando 2 mil salas.
Compartilhe:
- 0 medalha