21 Março 2019 | Fernanda Mendes
ANCINE fala sobre ajustes na nova Cota de Tela de 2019
Agência realizou a primeira Câmara Técnica de Salas de Exibição do ano
Compartilhe:
Nesta semana a ANCINE recebeu diversos representantes do mercado exibidor, distribuidor e de produção, para a primeira reunião do ano da Câmara Técnica de Salas de Exibição. A pauta do encontro foi a consolidação do novo modelo de aferição da Cota de Tela de 2019.
Publicidade fechar X
Apesar do decreto sobre a nova Cota de Tela ainda não ter sido publicado oficialmente, o diretor-presidente da agência, Christian de Castro, contou que há uma impossibilidade de se estabelecer a Cota de Tela diretamente ao “grupo exibidor”. Por isso, houve um ajuste no texto final da Minuta encaminhada ao Ministério da Cidadania. “Agora estamos aguardando a publicação do documento no Diário Oficial”, explicou.
O modelo consolida a aferição da Cota de Tela por sessão e o incremento de 20% do cumprimento da cota para sessões após às 17h, além da divulgação das médias de público das salas. A Cota de Tela passa a variar de acordo com o tamanho do Grupo Exibidor, mantido mínimo de sessões por complexo, podendo haver transferência entre complexos do mesmo grupo. Com isso, há progressividade na obrigação da cota, de acordo com o número total de salas em cada grupo exibidor. Assim, grupos menores terão uma menor obrigação de cota por sala.
Durante a reunião, foi acordado também a ampliação dos temas a serem debatidos no fórum, como a implementação dos recursos de acessibilidade nas salas de cinema, a regulamentação do vídeo sob demanda e o combate à pirataria.
Dentre os presentes no encontro desta semana estavam Adhemar de Oliveira, Bruno Wainer, Cesar Silva, Gilberto Leal, Luiz Severiano, Marcos Barros, Rodrigo Saturnino, Jorge Assumpção, Paulo Lui, entre outros.
Compartilhe:
- 0 medalha