Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Comemoração

01 Fevereiro 2018 | Natalí Alencar, Vanessa Vieira, Fernanda Mendes

Prêmio ED completa 10 edições com Universal e Cinemark nos principais prêmios

Realizado na Cinemateca, tradicional encontro homenageou ainda dois profissionais

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Depois da mudança de data do evento, que antes ocorria tradicionalmente em dezembro, para fevereiro deste ano, a 10ª edição do Prêmio ED foi realizada hoje (01/02) na Cinemateca Brasileira (SP), uma edição histórica.

Publicidade fechar X

A tradicional premiação voltada ao mercado de exibição e distribuição cinematográfica contou novamente com a votação organizada pela Tonks, com realização do evento feita pela Espaço/Z, em parceria com o SEECESP (Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo).

Essa mudança ocorreu por conta da dinâmica do mercado que ao longo dos anos agregou novos e importantes eventos em seu calendário oficial. Também, desta vez, além do vencedor de cada troféu, foram anunciados os três mais votados em todas as categorias. Algo inédito que surpreendeu o mercado

Abrindo os trabalhos, o presidente do SEECESP, Paulo Lui falou o quão é difícil abrir o evento sem a presença do saudoso "Seu" Eli, mas também celebrou uma década de crescimento do mercado.

“Esta data tão significativa, dez anos, quis o destino que estivéssemos nesse ambiente icônico que preserva o audiovisual. Trabalhar no ramo do cinema não é fácil, realmente nós somos os super-heróis, então que esse evento seja a nossa celebração”, disse.

Ele confirmou que o encontro será agora sempre feito no inicio do ano.

O 10º Prêmio ED também contou com a ilustre presença de Christian de Castro Oliveira, novo diretor-presidente da ANCINE. “Temos todo um mercado para crescer, as mudanças estão ocorrendo e provocando transformações. Precisamos lidar com isso e estamos abertos para ouvir. Queremos colocar a indústria do audiovisual entre as cinco maiores”, disse em entrevista ao Portal Exibidor.

Exibição

Com dois prêmios, a Cinemark foi o principal destaque na categoria Exibição. A rede venceu como Destaque Grupo Exibidor (mais de 100 salas) e Destaque Profissional de Marketing (Beatriz Bertellini).

“Em nome da Cinemark eu queria agradecer a todos que reconheceram nosso trabalho. Em 2017 comemoramos 20 anos. Continuamos crescendo e expandindo, esse prêmio é um incentivo para continuar lutando. É um prazer e uma honra recebê-lo”, disse Vinicius Pagin.

“Eu não tenho palavras para agradecer, são 10 anos de prêmio e 12 anos de Cinemark, comecei vendo o Prêmio ED como estagiária e me questionava se chegaria lá. Não me canso de trabalhar com cinema, adoro trabalhar nesse mercado”, acrescentou Beatriz Bertellini.

Nas demais categorias, a unidade da Cinesystem no Shopping Morumbi Town (São Paulo - SP) recebeu o Destaque Cinema Inaugurado em Capital e Região Metropolitana. O complexo é o primeiro do Brasil a ter em todas as salas projeção a laser. Já para inauguração no interior do País, quem ganhou foi a Centerplex Bourbon Passo Fundo (Passo Fundo - RS), sendo esta a primeira unidade da exibidora no Rio Grande do Sul.

O Cine Roxy e a Cineart também receberam prêmios pelo segundo ano consecutivo nas categorias “Rede de 1 a 29 salas” e “Rede de 30 a 99 salas”.

Destaque ainda para Pedro Rollemberg, da Cinépolis com o Destaque Profissional de Programação.

 

Distribuição

Este ano a Universal foi a grande ganhadora dos prêmios, levando um total de seis troféus. A companhia foi destaque nas categorias Campanha de Lançamento em até 199 salas (pelo filme Victoria e Abdul - O Confidente da Rainha); Destaque Profissional de Programação para Andre Vinicius; Destaque Equipe de Vendas; Destaque Profissional de Marketing - Troféu "Zé" Maria para Nelson Mazzei; Destaque Equipe de Marketing; e Destaque Empresa de Distribuição.

Segundo os profissionais da Universal, o ano de 2017 foi muito desafiador com a abertura do escritório e também com a competição acirrada com lançamentos de peso dos outros estúdios, receber esses prêmios consagra todo o esforço da equipe. “Vamos tornar 2018 um ano maravilhoso, com muito lucro e bilheteria”, previu Nelson Mazzei.

“Estou muito orgulhosa desse reconhecimento que é da minha equipe toda, nessa indústria ninguém faz nada sozinho. Eu sou a pessoa que é mais fã da minha equipe e brigo por ela”, completou Juliana Ribas.

"Quero agradecer muito, isso é muito demais, ganhar estre prêmio. Começamos a ter um escritório sozinhos neste ano, com muitas dificuldades, mas com muita garra, bons produtos e uma equipe maravilhosa. Queria registrar a nossa satisfação e falar que este reconhecimento é um incentivo tremendo para nós, é uma honra fazer parte dessa equipe. Vamos para cima, 2018 está aí", reforçou Marcos Oliveira.

A Paris Filmes e Fox Film também foram premiadas. A primeira por melhor Campanha de Lançamento entre 200 e 799 salas com A Cabana e também Surpresa do Ano com Extraordinário. O filme vendeu 6 milhões de ingressos no Brasil, que foi também o território internacional mais importante para o longa. Já a major foi premiada pela campanha de Logan, para mais de 800 salas.

 

Homenagens

Tradicionalmente todo ano alguns executivos recebem uma homenagem por suas contribuições para o crescimento do parque exibidor. O Troféu Francisco Campos foi entregue a Ronaldo Passos, da Moviecom.

“Jamais imaginei que poderia receber um prêmio desta magnitude, foi uma surpresa muito boa. A participação da nossa família na cinematografia começou em 1926, com uma distribuidora de filmes em Botucatu. Em 1946, meu pai entrou no ramo de exibição. Passei por todos os estágios de aprendizagem até que em 1971 assumi os negócios. Já estou afastado da operação da empresa há algum tempo. Mesmo afastado, continuo atualizado e me mantenho informado. Dedico esse prêmio aos meus filhos e à minha esposa, com quem sou casado há 53 anos. Eu me considero um privilegiado pela família que tenho”, disse Ronaldo.

William Basílio, da Fox, recebeu o Troféu Alexandre Adamiu.

Confira a galeria de fotos da premiação. Veja também a cobertura do Portal Exibidor das edições de 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012.  

 

Ganhadores Prêmio ED

**Exibição

Destaque Cinema Inaugurado em Capital e Região Metropolitana

Cinesystem Morumbi Town (São Paulo-SP)

Destaque Cinema Inaugurado no Interior

Centerplex Bourbon Passo Fundo (Passo Fundo-RS)

Destaque Profissional de Programação

Pedro Rollemberg (Cinépolis)

Destaque Profissional de Marketing

Beatriz Bertellini (Cinemark)

Destaque Grupo Exibidor (entre 1 e 29 salas)

Roxy Cinemas

Destaque Grupo Exibidor (entre 30 e 99 salas)

Cineart

Destaque Grupo Exibidor (+ 100 salas)

Cinemark

**Distribuição

Destaque Campanha de Lançamento em até 199 Salas

Victoria E Abdul - O Confidente Da Rainha (Universal)

Destaque Campanha de Lançamento entre 200 e 799 salas

A Cabana (Paris Filmes)

Destaque Campanha de Lançamento em 800 ou mais Salas

Logan (Fox Film)

Destaque Surpresa do Ano

Extraordinário (Paris Filmes)

Destaque Profissional de Programação

Andre Vinicius (Universal Pictures)

Destaque Equipe de Vendas

Universal Pictures

Destaque Profissional de Marketing

Nelson Mazzei (Universal Pictures)

Destaque Equipe de Marketing

Universal Pictures

Destaque Empresa de Distribuição

Universal Pictures

**Homenageados

Troféu Alexandre Adamiu – William Basílio (Fox Film)

Troféu Francisco Campos – Ronaldo Passos (Moviecom)

Compartilhe:

  • 3 medalha