08 Dezembro 2016 | Natalí Alencar e Vanessa Vieira
9º Prêmio ED emociona e destaca maior número de exibidores, Fox/Warner domina
Evento contou com o ator Leandro Hassum como destaque da produção nacional
Compartilhe:
Parecia difícil a tarefa de continuar celebrando conquistas do mercado, quando dois pilares se despediram já no começo de 2016. Mas, o que se viu na 9ª edição do Prêmio ED foi a retomada do legado construído por Eli Jorge Lins de Lima, “seu” Eli, e José Maria Oliveira, “Zé” Maria, em uma confraternização tão acolhedora quanto todas as anteriores e reunindo grandes profissionais que se dedicam tanto amor e carinho aos lançamentos e às exibições na telona.
Publicidade fechar X
Uma retrospectiva da contribuição desses grandes exemplos para o mercado cinematográfico deu o tom da abertura do evento, novamente reforçando que a dupla Exibição e Distribuição é eterna e que suas conquistas são para além das memórias. Paulo Lui, que atualmente está à frente do SEECESP e da FENEEC não pôde comparecer ao encontro devido a um problema de saúde, mas Marcio Eli Lima, da Centerplex, fez a abertura do encontro.
“Saibam que embora façam falta, muita falta, nós os substituímos aqui embaixo, pois no trabalho não existem pessoas insubstituíveis. Mas, eternamente, vocês serão insubstituíveis em nossos corações. Onde quer que estejam, e tenho certeza em bom lugar, saibam que isso é por e para vocês”, disse.
Para completar a homenagem, o antigo Troféu Profissional do Cinema Nacional passa a se chamar Troféu “seu” Eli e o Prêmio Destaque Profissional de Marketing da categoria de distribuição, agora recebe o nome de Troféu “Zé” Maria. Os destaques dessas premiações foram o ator Leandro Hassum e a Rodrigo Fante, da Fox/Warner. "Estou muito honrado, espero continuar participando dessa indústria, fazendo os filmes. O meu compromisso é com o exibidor. Espero sempre contar com vocês", comentou Hassum.
Mudança democratizou premiação para os exibidores
Nos destaques do segmento "Grupo Exibidor" três redes de cinema foram contempladas: Cineart, Roxy Cinemas e Cinesystem. Os prêmios para cinemas inaugurados neste ano foram concedidos aos complexos Cinépolis Carapicuíba (SP) e Kinoplex Rio Sul, localizado no Rio de Janeiro (RJ). Os profissionais Humberto Carneiro Neiva (Itaú Cinemas) e Gustavo W. Ballarin (Moviecom Cinemas) completaram a premiação.
A mudança nas categorias, anunciada na abertura da votação, que teve como objetivo incluir melhor os pequenos, médios e grandes exibidores, funcionou e sete redes foram premiadas.
Fox/Warner dominaram no segmento distribuição
Já no segmento de distribuição, apesar de mudanças nas categorias, a joint-venture Fox/Warner repetiu a mesma façanha de 2015 e se destacou mais uma vez. Foram quatro prêmios incluindo o de Destaque Empresa de Distribuição, além de Destaque Equipe de Vendas, Destaque Profissional de Programação e Destaque Profissional de Marketing (Troféu “Zé” Maria, citado acima).
Separadamente, a Fox recebeu ainda dois destaques: Surpresa do Ano para Deadpool (6 milhões de ingressos) e melhor campanha de lançamento entre 200 e 799 salas com O Regresso (2,6 milhões).
O Destaque Campanha de Lançamento em até 199 Salas ficou com Spotlight: Segredos Revelados, da Sony. O filme somou público de 418 mil espectadores.
Já para campanhas em 800 ou mais salas houve um empate entre Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (6,7 milhões de ingressos), da Disney, e Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (8,6 milhões), da Warner.
Celebrar o passado com o futuro
Crise? Que crise? Nesta edição do Prêmio ED, o Troféu Alexandre Adamiu, entregue geralmente a personalidades que contribuíram para o crescimento do mercado de cinema do Brasil, foi dedicado a todas as distribuidoras por seu trabalho duro e dedicação neste ano de crise político-econômica no País. Já Severiano Ribeiro, da Kinoplex, foi homenageado com o Troféu Francisco Campos, que contempla exibidores e distribuidores que contribuíram para o crescimento do parque exibidor. "Investimos neste ano mais de R$ 50 milhões, abrimos 19 salas só no Rio de Janeiro. Esse trabalho foi árduo, de uma empresa que se profissionalizou", disse Ribeiro.
A tradicional cobertura completa do evento estará na próxima edição da Revista Exibidor (número 24). O Prêmio ED é realizado por Espaço/Z, SEECESP e Tonks, sendo esta responsável pela votação e sigilo dos ganhadores até a divulgação oficial. Veja a cobertura das edições de 2015, 2014, 2013 e 2012.
Em breve disponibilizaremos as fotos do evento. Confira abaixo os destaques:
Exibição
Destaque Cinema Inaugurado em Capital e Região Metropolitana
Kinoplex Rio Sul (Rio de Janeiro-RJ)
Destaque Cinema Inaugurado no Interior
Cinépolis Carapicuíba (Carapicuíba-SP)
Destaque Profissional de Programação
Humberto Carneiro Neiva (Itaú Cinemas)
Destaque Profissional de Marketing
Gustavo W. Ballarin (Moviecom Cinemas)
Destaque Grupo Exibidor (entre 30 e 99 salas)
Cineart
Destaque Grupo Exibidor (entre 1 e 29 salas)
Roxy Cinemas
Destaque Grupo Exibidor (+ 100 salas)
Cinesystem
Distribuição
Destaque Campanha de Lançamento em até 199 Salas
Spotlight: Segredos Revelados (Sony)
Destaque Campanha de Lançamento entre 200 e 799 salas
O Regresso (Fox)
Destaque Campanha de Lançamento em 800 ou mais Salas
Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (Disney)
Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça (Warner)
Destaque Surpresa do Ano
Deadpool (Fox)
Destaque Profissional de Programação
Willian Basilio (Fox/Warner)
Destaque Equipe de Vendas
Fox/Warner
Destaque Profissional de Marketing – Troféu Zé Maria
Rodrigo Fante (Fox/Warner)
Destaque Equipe de Marketing
Fox Film
Destaque Empresa de Distribuição
Fox/Warner
Homenageados
Troféu Alexandre Adamiu – Todas as distribuidoras
Troféu Francisco Campos – Severiano Ribeiro, Kinoplex
Troféu seu Eli (Profissional do Cinema Nacional) – Leandro Hassum
Compartilhe:
- 0 medalha