29 Dezembro 2017 | Fernanda Mendes
Distribuição digital pode crescer 33% na França em 2017
Pesquisa aponta que pela primeira vez o formato conseguiu atingir quase metade do volume total de negócios
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O mercado de distribuição digital na França vem crescendo. Segundo a agência nacional de cinema do país, a CNC (Centre National Du Cinéma et de L’image Animée), é esperado que em 2017 o setor encerre com um aumento de 33%, arrecadando US$ 595 milhões.
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O estudo, que englobou todas as formas de distribuição digital, incluindo VOD, assim como serviços de assinatura, fez esta perspectiva com base na receita de US$ 414 milhões arrecadados nos nove meses de 2017, o que representa 37% de aumento em relação ao ano passado.
O anúncio chama atenção pois o país é um dos mais rígidos em relação às tradicionais formas de exibição, sendo que no começo deste ano aconteceu uma polêmica durante o Festival de Cannes, que baniu os filmes de streaming a concorrerem na premiação.
A pesquisa revela que o número de filmes disponíveis nas plataformas VOD cresceu em 5,5% em relação a 2016, com 13,9 mil títulos até setembro deste ano, sendo que 3,2 mil deles são filmes franceses e 4,7 mil norte-americanos. Nos serviços de assinatura, foram 2,6 mil filmes disponibilizados, incluindo serviços locais como Canalplay e FilmoTV, até as plataformas globais Netflix e Amazon Prime Video. No entanto, este número representou uma queda de 13% em relação a 2016.
Esta baixa foi motivada pelas leis francesas que exigem janela de 36 meses entre o lançamento de um filme nos cinemas e a sua distribuição digital. Como resultado, os serviços de assinatura como a Netflix concentraram sua oferta em séries de TV para atrair assinantes.
Apesar do atual momento estar distante da realidade dos outros territórios, o mercado de distribuição digital na França pela primeira vez conseguiu atingir quase metade do volume total de negócios. Somente o VOD gerou US$ 209 milhões nos primeiros nove meses do ano. Já os serviços de assinatura geraram US$ 205 milhões, representando um salto de 98,3%.
As projeções para o fim de 2017 indicam que o VOD ficará com 50,6% do mercado e os serviços de assinatura teriam participação de 49,4%. Ainda, dentre os serviços para distribuição digital, a Netflix foi a plataforma mais votada entre os entrevistados da pesquisa.
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