11 Maio 2017 | Vanessa Vieira
Nova regra do Festival de Cannes valoriza exibição em cinema em vez de streaming
Novidade será válida a partir de 2018 e impactará principalmente a Netflix
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O Festival de Cannes terá sua edição de 2017 realizada entre 17 e 28 de maio na França – e este pode ser o último evento a receber filmes que não foram lançados nos cinemas franceses. Isso porque o Festival mudou as regras para participação de obras audiovisuais, que serão válidas a partir de 2018.
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O estopim para essa decisão foi a primeira entrada de filmes da Netflix na mostra competitiva do evento, sendo que os títulos não serão exibidos nos cinemas do país. Isso gerou revolta no setor exibidor francês, que teme a possibilidade de um longa premiado como Palma de Ouro, principal troféu de Cannes, que não chegará à telona.
A organização do Festival afirmou nesta quarta-feira (10) que tentaram chegar a um acordo sobre algum tipo de exibição dos dois longas da Netflix em cinema, mas não foi possível e a diretoria do evento escolheu então mudar as regras para a participação futura de filmes em sua programação. Dessa maneira, os títulos The Meyerowitz Stories e Okja serão aceitos neste ano como parte da mostra competitiva, mas a partir de 2018 não serão mais bem-vindos os filmes sem lançamento previsto em cinemas franceses.
A diretoria de Cannes ainda explicou que dá “boas-vindas a uma nova operadora que decidiu investir em cinema”, mas que apoia o modelo tradicional de exibição nos cinemas da França e do mundo. No país, a janela comum para longas é que entrem no streaming só depois de 36 meses de sua exibição na telona. Em relação a essa janela, a Netflix já havia declarado em comunicado oficial que acredita que os franceses não vão querer ver os longas em questão “três anos depois do resto do mundo”.
Há rumores, segundo os portais Variety e ScreenDaily, de que o serviço de streaming estaria negociando um lançamento limitado de apenas uma semana nos cinemas franceses com estreia simultânea à da plataforma de vídeo sob demanda. No entanto, os exibidores do país seriam contrários a um lançamento nesses termos.
Em resposta à decisão do Festival, Reed Hastings, CEO da Netflix, declarou em sua página no Facebook que “estão fechando o cerco” contra a empresa. E ainda convidou: “veja Okja na Netflix em 28 de junho, filme incrível que as redes de cinema querem impedir nossa entrada na competição do festival de cinema de Cannes”.
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