26 Outubro 2017 | Vanessa Vieira
De realidade aumentada a cinemas all-laser, exibidores anunciam novidades na ShowEast
Evento contou com anúncios de acordos da Regal, Cinépolis e CJ CGV
Compartilhe:
Durante a ShowEast, que termina hoje (26) em Miami, nos Estados Unidos, as cerca de 50 marcas presentes na feira de negócios aproveitam o encontro para apresentar suas novidades. O que não é diferente para o mercado exibidor, que realizou anúncios importantes durante o evento.
Publicidade fechar X
Realidade aumentada no cinema
A começar pela Regal, anfitriã das exibições da convenção em seu complexo Regal South Beach Stadium 18, que divulgou sua aposta na tecnologia de realidade aumentada (AR, sigla em inglês). A exibidora fechou acordo com a Concourse Media para distribuir a revista-plataforma Moviebill, que promete trazer experiências de realidade aumentada relacionadas a lançamentos. E tudo por meio de uma espécie de folhetim de 28 páginas, sendo que cada material promoverá apenas um filme por vez e trará a possibilidade de os leitores acessarem experiências de AR e conteúdo digital exclusivo. Para isso, eles utilizarão o app da exibidora, que terá um scanner de reconhecimento visual.
Atualmente, o aplicativo já conta com mais de 7 milhões de downloads. Graças a esse número, essa se tornará a maior plataforma de realidade aumentada do mundo. “O Moviebill oferece uma experiência que ajuda trazer os filmes à vida e promove uma conexão mais profunda com os títulos em nossos cinemas”, comenta Ken Thewes, CMO do Regal Entertainment Group, em comunicado oficial.
A novidade será oficialmente lançada em 2018, com edição inaugural a ser anunciada ainda neste ano, e terá seu folhetim entregue gratuitamente aos espectadores da Regal apenas na semana do lançamento do título em questão. Segundo a Concourse Media, já foram iniciados diálogos com os principais estúdios de Hollywood para o desenvolvimento de materiais especiais. Conteúdos ligados a outras marcas também podem acabar entrando na plataforma.
Ainda nesta semana, a Regal anunciou que testará em 2018, junto à Atom Tickets, uma solução de precificação do ingresso sob demanda, levando um custo maior para entradas de blockbusters e menor para filmes com menor público. Os resultados financeiros da exibidora também foram divulgados, com quase US$ 100 milhões a menos de faturamento em relação ao mesmo período de 2016, quando a empresa somou US$ 811 milhões.
All-laser no México
A Cinépolis e a Barco anunciaram que a unidade Cinépolis Plaza Satélite Cinema, na capital Cidade do México, será o primeiro complexo no México a contar com projeção a laser em todas as salas. Os equipamentos são da linha Smart Laser da companhia, com projetores a laser fósforo.
As empresas já têm uma parceria de longa data, desde o início dos anos 2000, quando a exibidora começou a digitalização de seus cinemas. “A eficiência operacional dos projetores Smart Laser – e a eliminação do custo de lâmpadas xênon e sua manutenção – nos permite elevar a experiência cinematográfica com o menor custo total de aquisição possível para a tecnologia”, afirma Gabriel Becker, diretor de estratégia de cinema digital da Cinépolis. Atualmente a Barco tem cerca de 2 mil projetores da linha Smart Laser instalados no mundo.
Outra novidade relacionada à Cinépolis é a parceria global com a Vista Latin America, braço latino-americano da Vista Entertaiment Solutions (do Vista Group), também anunciada na ShowEast. O contrato de cinco anos envolve todas as mais de 5 mil salas da rede no mundo, que serão gerenciadas pelo software Vista Cinema. Um dos países no qual a solução será implantada é o Brasil.
Dolby Cinema na China
A rede de cinemas sul-coreana CJ CGV (ou CGV Cinema Line), que anunciou recentemente um acordo especial na Rússia, divulgou durante a convecção em Miami o seu novo acordo com a Dolby Laboratories. Por meio da parceria, a exibidora, pertencente ao CJ Group, pretende abrir mais 30 salas Dolby Cinema na China, onde atualmente conta com quase 90 complexos. As instalações das salas no formato premium devem acabar em 2021, quando o país asiático terá um total estimado de 140 espaços Dolby Cinema.
Mais sobre a convenção
Enquanto os primeiros dias do evento foram marcados pela programação internacional e premiações para executivos da América Latina, esta quarta-feira (25) contou principalmente com três screenings – A Forma da Água (Fox Searchlight), Pai em Dose Dupla 2 (Paramount) e The Commuter (Lionsgate) – e com painéis da programação paralela voltada à capacitação ShowEast.EDU, com painéis de empresas como Barco e Dolby.
Hoje (26), a ShowEast 2017 termina com a exibição de uma parte de um lançamento da Fox, ainda não revelado, e o screening de The Hurricane Heist (Entertaiment Studios), além das principais premiações da convenção durante a cerimônia final do encontro.
Compartilhe:
- 0 medalha