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21 Setembro 2017 | Vanessa Vieira

Barco promove projeção laser em encontros para integradoras e exibidores

Ao todo serão dois workshops em São Paulo, um realizado nesta quarta-feira (20) e o próximo em 26 de setembro

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(Foto: Exibidor)

Profissionais de integradoras brasileiras se reuniram no escritório da Barco em São Paulo (SP) nesta quarta-feira (20) para um encontro sobre as soluções de projeção laser da companhia, o Workshop Laser para Cinema Digital Barco. Ao todo, duas empresas participaram: Cine Brasil e Santa Clara.

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Diálogo com o mercado

No evento desta quarta-feira, Ricardo Ferrari, gerente de vendas da divisão de entretenimento da companhia para a América Latina, apontou dados de possibilidades de negócios no mercado exibidor brasileiro, no qual a Barco tem market share de 70% das 3.200 salas nacionais com mais de 15 modelos de projetores, incluindo lâmpada e laser.

Para os integradores, o executivo reforçou que uma das principais vantagens do laser – a ausência de troca de lâmpadas – não será um empecilho. Isso porque elas continuarão a realizar manutenções preventivas e a vender garantias. Além disso, ele deixou claro que a Barco não tem intenção de realizar vendas diretas aos exibidores, respeitando, assim, a fidelização já existente entre integradores/revendedores e as empresas de exibição.

O evento faz parte de uma estratégia de comunicação da Barco para estabelecer diálogos com integradoras e exibidores por meio de encontros personalizados. O workshop dedicado exclusivamente a exibidores será realizado na próxima terça-feira (26). “O integrador tem que conhecer o produto, seus benefícios e sua operacionalidade. O exibidor tem que ver do lado monetário, qual a economia que ele tem, quais são os benefícios... Uma imagem com mais qualidade, mais contraste, maior segurança de não ter uma tela apagada e de não ter uma lâmpada estourando”, comentou Ferrari ao Portal Exibidor.

Para ele, a Barco traz possibilidades que se encaixam em várias demandas dos exibidores, das menores salas às premiuns, por conta de seu portfólio com 15 projetores laser – além da possibilidade de retro fit. Por isso, Ferrari acredita que em três anos, quando o processo de VPF (Virtual Print Fee) terminar, o mercado brasileiro se voltará com mais força para o laser. Ele conta com esse portfólio amplo para manter o alto market share que a empresa tem entre as salas do País.

Conhecimento técnico

Durante o workshop, profissionais da Barco apresentaram as principais características dos três tipos de solução laser oferecidos pela empresa: a linha Smart Laser (laser fósforo), a Flagship (Laser RGB) e a opção de retro fit (transformar projetores Barco que usam lâmpada xênon em equipamentos laser).

Confira as principais características das linhas de solução laser da companhia, apontadas por Alexandre Alves, engenheiro de suporte júnior da divisão de entretenimento:

- Linha Flagship Laser: até 60 mil lúmens, vida útil superior a 40 mil horas, indicada para salas premium, recomenda-se uso de telas brancas (baixo ganho) para usufruir da qualidade de imagem sem granulação e tem maior contraste (podendo ser duplicado até 6000:1 com processo também chamado de retro fit). Tem também solução de 3D.

- Linha Smart Laser: até 20 mil lúmens, custo de aquisição reduzido, vida útil de até 10 anos com máximo de queda de luminosidade em 50%, redução de custo de manutenção e menor granulação de imagem. Investimento se “paga” em cerca de três anos e tem a possibilidade de garantia de 10 anos (Smart Care).

- Retro Fit: projetores das linhas C, B e S da Barco podem passar pelo processo, sendo trocada somente a fonte de luz para o laser e adicionado o sistema de resfriamento adequado. Recomenda-se a troca da fonte de luz apenas com 30 mil horas de uso.

Alves também indicou que o tempo de vida útil de um projetor laser pode ser reduzido ou aumentado de acordo com três variáveis: tempo de funcionamento, temperatura e potência escolhida. Segundo ele, muitas salas usam 50% da potência e mesmo assim atingem boa luminosidade.

Luís Apfelbaum, gerente de projetos da empresa, apresentou uma análise de custo comparando um projetor digital a lâmpada e o seu equivalente em laser. Apesar do custo inicial maior, o laser se tornaria mais “barato” do que o tradicional em três anos, quando o custo de manutenção faz o equipamento a lâmpada custar mais, segundo os dados. Já Gisele Freitas, executiva de vendas júnior, falou sobre as opções de garantia estendida Core e Core Plus, que garantem a mesma cobertura da garantia original de 2 anos (de qualquer projetor).

Preparação para Expocine

A Barco continua como expositora da Expocine na edição de 2017, que será realizada na semana que vem entre 27 e 29 de setembro. “Vamos ter três modelos de projetores laser em exposição”, contou Ferrari. O executivo acredita que o Brasil deve seguir o mesmo caminho dos Estados Unidos, Europa e Ásia, que cada vez mais contam com complexos all laser.

Conheça as diferenças entre laser fósforo, RGB e retro fit foram tratadas também na matéria de capa da edição 25 da Revista Exibidor.

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