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31 Agosto 2017 | Fernanda Mendes

Disney, Warner e Universal mostram oportunidades de negócios na Expo Licensing Brasil

Distribuidoras realizaram apresentações e marcaram presença com estandes

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(Foto: Revista Exibidor)

A 10ª Expo Licensing Brasil, evento que reúne as principais marcas de entretenimento do mundo para realizar negócios e contatos relacionados ao licenciamento, promovida entre 29 e 30 de agosto em São Paulo (SP).

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O encontro que reúne mais de 800 marcas/personagens, além de 40 expositores, contou com a presença da Disney, Warner e Universal, não só com estandes, mas também com apresentações de conteúdos. Segundo os organizadores do encontro, o entretenimento é responsável por 70% dos resultados do mercado de licenciamento no Brasil.

Confira os principais destaques: 

Warner Bros. 

A Warner Bros., além de seu estande com produtos e a presença dos executivos do mercado, também apresentou suas novidades até dezembro de 2018.

Dentre os lançamentos anunciados, a empresa os dividiu em quatro grandes áreas.

Na área de Warner Movies os destaques ficam com Jogador Nº 1 (março de 2018), que segundo Marcelo Mello, country manager do estúdio, possui grandes chances de virar uma franquia e Rampage – Destruição Total (19 de abril), que vem reforçar a estratégia da companhia em investir em filmes baseados em games.

Já no segmento de Animações, Marcelo Mello contou que a Warner pretende lançar pelo menos um grande longa por ano. Dentre eles, está Smallfoot (Ainda sem título em português), com previsão de estreia para setembro de 2018, o filme conta a história do mito do Pé Grande que agora quer conhecer o mundo dos humanos. A produção é direcionada à crianças de 4 a 8 anos e promete uma grande trilha sonora. Há também Teen Titans Go! (Ainda sem título em português), que está sem data definida para estreia e é baseado em uma série da TV, o que aliás, será uma tendência para o estúdio, que promete lançar diversas de suas séries animadas nos cinemas a partir de 2019.

Na divisão Wizard World (Saga Harry Potter), após o último filme da franquia do bruxo em 2011, o executivo contou que o mercado tinha uma carência de novos conteúdos e produtos. Agora, com a nova saga de Animas Fantásticos, a Warner está empolgada para embalar novas campanhas e produtos licenciados. Com a estreia do primeiro filme em novembro passado, por exemplo, realizaram uma campanha mais fechada de volta às aulas, o que rendeu bons frutos. Na loja Saraiva, a marca Harry Potter foi a mais vendida, e na CCXP a loja com produtos exclusivos também se consagrou como a mais visitada. “Harry Potter não era o produto mais vendido do Brasil, mas desde o ano passado para cá, virou um fenômeno”, contou Mello que ainda revelou que para este ano repetirão o sucesso da loja durante a CCXP. A franquia que já arrecadou US$ 7 bilhões em produtos no mundo todo, terá mais quatro filmes nos próximos anos. “É uma marca que fala tanto com os millennials que cresceram vendo os filmes, mas também com o público infantil que começa a assistir agora”, finalizou Mello.

E no segmento DC, que é a aposta mais longa da Warner, com produções programadas até o ano de 2022, tem Liga da Justiça com enredo que reúne desde Mulher-Maravilha até o Flash, que originaram produções solos de cada personagem, com Aquaman já previsto para dezembro de 2018. “Liga da Justiça já é a marca mais vendida da Warner, até mais do que o Batman”, reforçou.

Universal

Antes, operando a linha de licenciados por meio de agentes do mundo inteiro, há cerca de um ano a Universal decidiu liderar diretamente sua participação em licenciamento. No Brasil, essa transição já está sendo feita e, inclusive, o estúdio montou uma equipe dentro da empresa exclusivamente para cuidar deste mercado.

Cristina Leme, country manager em produtos de consumo, contou ao Portal Exibidor como é participar pela primeira vez da Expo Licensing Brasil e os rumos da nova estratégia do estúdio. “A Universal começou a ter filmes em que as bilheterias tinham a ver com licenciamento, bilheterias bastante expressivas. Então, vislumbrou a possibilidade de trabalhar diretamente”, contou.

Segundo a executiva, esta não é a única mudança: desde janeiro deste ano o escritório físico no Brasil reúne quatro áreas da companhia, sendo licenciamento; cinema; parques e resorts; e televisão. “Há muita sinergia, é essencial pois um setor ajuda o outro”, revelou.

A equipe de licenciados auxilia, por exemplo, nas pré-estreias de filmes e em atividades nas mídias sociais, trabalhando os produtos com os “influencers”. A nova estratégia impulsionou os negócios mesmo em meio à crise brasileira. Desde setembro do ano passado, foram 57 novos contratos na área de licenciamento.

Para o ano que vem Cristina salienta que o grande lançamento será Jurassic World – O Reino Está Ameaçado, que estreia em junho, nas férias escolares. Além de já estarem em negociação com o varejo, na CCXP haverá uma ação forte em comemoração aos 25 anos da franquia.

Outros lançamentos que prometem uma gama de serviços e produtos associados serão Pets 2, Como Treinar o Seu Dragão 3 e Velozes e Furiosos 8 em 2019, além de Minions 2 e Sing 2 em 2020.

Disney

Além das novidades já apresentadas na Expo Disney recentemente, Renata Navarro, gerente de marketing, contou outros detalhes sobre a estratégia da Disney para os próximos anos. Em 2018, com o aniversário de 90 anos do personagem Mickey Mouse, a executiva anunciou a volta dele para os cinemas.

“Nós renovamos ano após ano as novidades em relação ao Mickey, tendo calendário de conteúdos e ativações que duram todo o ano em shoppings, ativações e campanha de Dia das Crianças e volta às aulas”, comentou.

Com a estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi chegando, a Disney também possui grande expectativa para o enredo que promete dar continuidade à história de O Despertar da Força (2015). Aliás, a partir de 2018, como um novo plano da companhia, os filmes da franquia passarão a ser lançados em maio. Começando pelo spin-off de Han Solo, no dia 24.

“Para os próximos anos são muitos conteúdos, oportunidades de negócios e parcerias”, reforçou a executiva.

Confira a galeria de fotos da 10ª Expo Licensing Brasil e a matéria sobre licenciamento e cinema na 26ª edição da Revista Exibidor!

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