04 Agosto 2017 | Fernanda Mendes
China é forte mercado para impulsionar bilheteria de franquias mundiais
Cada vez mais, o país ganha espaço para ditar os gêneros dos próximos lançamentos de Hollywood
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Apesar do último ano ter sido marcado por um crescimento abaixo do esperado na China, o país foi o que mais lucrou com a venda de ingressos em 2016 fora os EUA. A região arrecadou US$ 6,6 bilhões, de acordo com informações da MPAA (Motion Picture Association of America) e vendeu 1,3 bilhão de tickets.
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Uma das questões que chama a atenção do mercado mundial é a força do país asiático para impulsionar a bilheteria de blockbusters hollywoodianos, especialmente de franquias bem-sucedidas.
O interessante é que até há alguns anos atrás poucos filmes hollywoodianos chegavam ao país. Agora, com um número maior de participação e com previsão de aumentar, essas produções são bem recebidas pelo público asiático. Um fato que está enchendo os olhos dos grandes estúdios e que também contribui para elevar significativamente a bilheteria chinesa.
Confira alguns casos.
Velozes & Furiosos (Universal)
Dentre as franquias que tiveram contribuição massiva está Velozes & Furiosos.
O país foi responsável pela maior renda mundial dos dois últimos longas (Velozes & Furiosos 7 e 8), inclusive com receita maior até mesmo do que a doméstica, que tradicionalmente lidera.
Enquanto a bilheteria norte-americana total para o sétimo longa foi de US$ 353 milhões, o território chinês foi responsável por US$ 390,9 milhões. Já para o mais recente longa, a China obteve US$ 392,8 milhões e os EUA US$ 225,7 milhões.
Aliás, esses filmes se destacaram como as duas melhores aberturas de todos os tempos na China, com US$ 182,4 milhões e US$ 184,9 milhões, respectivamente.
Resident Evil (Sony)
A China teve a maior participação global em Resident Evil: Capítulo Final. Dos US$ 312,2 milhões em todo o mundo, US$ 159,5 milhões vieram desse território e apenas US$ 26,83 milhões do país de origem.
Os dois longas anteriores, Resident Evil: Retribuição e Recomeço não tiveram tanto destaque assim, saindo-se melhor em território doméstico com US$ 42,3 milhões e US$ 60,1 milhões respectivamente.
Transformers (Paramount)
A franquia traz bons números com os chineses. Um exemplo é Transformers: Era da Extinção que arrecadou US$ 245,4 milhões domesticamente e US$ 320 milhões na China.
Atualmente, Transformers: O Último Cavaleiro, que está em cartaz, fez US$ 570 milhões no mundo todo somente em sua estreia, sendo US$ 128 milhões no mercado interno e US$ 228 milhões na China.
Nos EUA, a abertura foi a menor para um filme da saga, no entanto foi a maior estreia de um filme da franquia na China, chegando em 7.200 cinemas.
xXx (Paramount)
O caso de xXx: Reativado traz uma diferença ainda maior: o longa teve US$ 44 milhões nos EUA e US$ 164 milhões em território chinês.
Os outros dois primeiros filmes não atraíram multidões. O primeiro, de 2002, nem chegou a ser lançado no país asiático. Já em 2005, o xXx 2 – Estado de Emergência arrecadou apenas US$ 1,6 milhão.
Piratas do Caribe (Disney)
Apesar dos outros filmes da saga não terem feito tanto sucesso na China quanto nos EUA, o último, Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, teve performance grandiosa no país da Ásia. Em sua estreia arrecadou US$ 67 milhões, enquanto nos EUA fez US$ 62 milhões.
No total, a China também ultrapassou a renda de bilheteria: US$ 172,2 milhões contra US$ 169,3 milhões americanos.
Outros blockbusters
A Grande Muralha arrecadou mais de US$ 170 milhões contra US$ 45 milhões nos EUA. Já Warcraft – O Primeiro Encontro de Dois Mundos levou US$ 213,5 milhões na China e US$ 47 milhões em território norte-americano.
Perfil do público chinês
Analistas do mercado acreditam que a preferência do público chinês é um tanto quanto peculiar, diferindo-se do restante do mundo. Assim, se os estúdios de Hollywood deixarem que a China dite os gêneros dos próximos lançamentos, o que já vêm acontecendo, poderá não ter tanto êxito na bilheteria dos outros mercados, em razão da ausência de identificação com o perfil das produções.
“O foco está em longas de ação, fantasia e ficção científica, que são muito mais bem-vindos na China. Os outros gêneros são afetados. Os que mais sofrem são as comédias, que são na sua maioria apreciadas apenas pelo público local", afirmou Richard Huang, analista de pesquisas, em entrevista à Variety.
Polêmica
Casos de fraude na bilheteria foram relatados em 2015 e início de 2016. O governo, inclusive, até aprovou multas e uma lei para combater essa prática e 326 cinemas foram punidos. Especulou-se que esses números refletiram no crescimento acentuado do mercado em 2015, quando registrou aumento de quase 50% em relação à bilheteria anterior.
Agora, em junho último, a MPAA contratou serviços para auditar as vendas de ingressos no país. A ideia é analisar qual foi o progresso do combate à fraude de venda de ingressos pelo governo chinês.
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