04 Janeiro 2017 | Vanessa Vieira
China fecha 2016 com crescimento de bilheteria abaixo do previsto
Depois de crescer quase 50% em 2015, país agora teve pequena queda em arrecadação quando convertida para o dólar
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Depois de passar os Estados Unidos em número de salas de cinema, o mercado chinês, considerado o segundo maior do mundo, registrou um crescimento bem abaixo do esperado em 2016: quase 3% segundo dados da consultoria Ent Group.
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O resultado é considerado baixo em comparação aos quase 50% de crescimento apresentado em 2015. Porém, o governo chinês afirma que o crescimento de 2016 foi de 3,7%, cerca de 1% a mais do que o apontado pela Ent Group.
Além disso, quando convertida para dólar, a arrecadação de 2016, em vez de apresentar essa leve alta, foi menor com US$ 6,5 bilhões. No ano retrasado foram somados US$ 6,7 bilhões. Essa mudança também se deve à queda do valor do yuan, moeda local. A venda de ingressos, por sua vez, aumentou em cerca de 9% com um total de 1,3 bilhão de entradas. O longa local que mais levou chineses aos cinemas foi The Mermaid, com público de 92 milhões.
A presença dos filmes chineses caiu 2% em relação a 2015, deixando 38% do mercado para filmes estrangeiros com destaque para os de Hollywood. Ao todo, a indústria cinematográfica chinesa produziu 944 filmes em 2016 e o setor de exibição abriu mais de 1,6 mil complexos.
Ainda na Ásia, outro país que apresentou resultado anual abaixo do esperado foi a Coreia do Sul, com crescimento menor de 2% na moeda local. Convertida para o dólar, a arrecadação iguala os US$ 1,4 bilhão de 2015. Os filmes locais tiveram boa representatividade no mercado: oito das 10 maiores bilheterias de 2016 no país são de longas sul-coreanos. Só os lançamentos locais somaram mais de 100 milhões de ingressos vendidos.
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