Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / América Latina

10 Janeiro 2017 | Fernanda Mendes

Apesar de queda nos ingressos, Argentina tem renda histórica de bilheteria

Dentre os filmes mais assistidos em 2016, as animações dominam o Top 10 local

Compartilhe:

"Procurando Dory" foi o longa mais visto na Argentina em 2016 (Foto: Disney-Pixar)

Com um 2016 não tão bom na venda de ingressos, ainda assim, a Argentina conseguiu arrecadar 3,9 bilhões de pesos (US$ 245,8 milhões) no ano passado, apesar da desvalorização da moeda local em relação ao dólar. Um recorde histórico, segundo o INCAA (Instituto Nacional De Cine y Artes Audiovisuales).

Publicidade fechar X

Dentre os 48,8 milhões de espectadores no ano passado, 27,5% dos ingressos foram destinados a filmes de animação, de acordo com dados do Ultracine. O gênero dominou o Top 10 de 2016 no país, ocupando as três primeiras posições:  Procurando Dory, que recebeu 3 milhões de espectadores; A Era do Gelo: O Big Bang, que vendeu 2,5 milhões de ingressos; e Pets: A Vida Secreta dos Bichos, com quase 2,4 milhões de entradas vendidas.

Aliás, as animações já são as queridinhas do público desde 2015, quando Minions, da Universal Pictures, vendeu 4,9 milhões de ingressos e se tornou o filme mais visto do ano.

Em relação a 2016, as produções nacionais também tiveram uma boa trajetória, com oito estreias no total, sendo que Roteiro de Casamento, em quarto lugar no Top 10, vendeu 2 milhões de ingressos e teve distribuição da Disney.

A companhia americana, inclusive, dominou a bilheteria argentina, com um total de 16,8 milhões de ingressos vendidos e 34% da bilheteria do país em 2016. Além de Procurando Dory e Roteiro de Casamento, outras duas produções ficaram no Top 10 anual argentino: Capitão América: Guerra Civil e Mogli - O Menino Lobo.

No entanto, para as distribuidoras independentes, 2016 não foi um bom ano, já que entre as 40 produções com maior bilheteria, nenhuma pertence a elas. No total, os filmes com distribuição independente somaram apenas 10% da bilheteria.

Uma das distribuidoras que mais se destacou foi a Diamond Films, com 1,3 milhão de ingressos, sendo 193 mil espectadores em Os 8 Odiados, filme de Quentin Tarantino.

Compartilhe:

  • 0 medalha