Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / América Latina

30 Dezembro 2016 | Fernanda Mendes

Mercado exibidor argentino fecha o ano com avanços tecnológicos

Ainda o setor recebeu 11 novos complexos e 5 reinaugurações

Compartilhe:

A unidade da Cines Multiplex em Palmas del Pilar (Foto: Norte en Línea)

O mercado cinematográfico da Argentina teve um ano de 2016 com grande crescimento para os exibidores. Uma das principais inovações foi a chegada da tecnologia 4D da Lumma em quatro salas no país.

Publicidade fechar X

A rede Village Cines investiu na tecnologia imersiva em duas unidades: na cidade de Avellaneda e mais recentemente em Rosário. A Cines Multiplex também inaugurou uma sala 4D em Palmas del Pilar e hoje, dia 30, acaba de abrir as portas na sua unidade em Canning, bairro da cidade de Buenos Aires.

A sala possui 72 lugares e exibirá na cerimônia de abertura o novo filme da Disney, Rogue One: Uma História Star Wars, e ainda venderá os ingressos pela metade do preço.

O sistema 4D instalado nas poltronas das salas é de fabricação nacional e promove movimentos sincronizados com os filmes, além da tecnologia E-MOTION, que envolve impacto de ar, vibração, ar e aromas, além de luzes, bolhas e vento.

Aliás, a fabricante Lumma também deu um passo importante em 2016 ao obter a autorização de grandes estúdios de Hollywood para aprovação dos efeitos e artes durante a exibição dos filmes. Já estão programados 22 títulos e a maior bilheteria deste ano em 4D na Argentina foi para A Era do Gelo: O Big Bang, com 15,9 mil ingressos.

Outra tendência tecnológica que também adentrou o território argentino foi a solução D-BOX. Um pouco diferente do sistema da Lumma, o D-BOX implementa no máximo três fileiras centrais de poltronas na sala, que se movimentam de acordo com as projeções.

Este ano, a unidade da Hoyts no bairro de Abasto, em Buenos Aires, implementou a solução em 2 salas e a Cinemark também em outras duas salas de Buenos Aires. Totalizando 92 poltronas D-BOX no país.

Outro grande motivo para o mercado exibidor argentino comemorar foram as inaugurações de 2016. Foram 11 novos complexos, 5 unidades reformadas e 38 novas salas.

Aliás, a rede Hoyts também liderou o mercado exibidor este ano com 21,2% das entradas vendidas e os dois complexos mais movimentados do país: o Unicenter e o de Abasto. Junto com a Cinemark, da qual foi adquirida em 2011, as duas concentraram 35% do mercado em 2016, com 21 complexos.

Em relação a venda de ingressos, 2016 não conseguiu superar o recorde do ano passado, quando a Argentina atingiu os 50 milhões de ingressos vendidos. Mas, 2016 ficou em segundo lugar na venda de ingressos, com um total de 48,8 milhões de espectadores: uma queda de 2,6% em relação a 2015.

Compartilhe:

  • 0 medalha