Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Especial

14 Outubro 2016 | Janaína Pereira

YouTube e Janelas de Exibição são destaques da programação do RioMarket

Braço de negócios do Festival do Rio, realizado de 5 a 12 de outubro, apresentou um panorama atual do mercado de audiovisual brasileiro

Compartilhe:

(Foto: Daniel Anzola)

Começou no último dia 6 o Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, maior evento audiovisual da América Latina. Na véspera, o RioMarket – braço de mercado do Festival do Rio – deu início a uma série de palestras, seminários, workshops e aulas com profissionais do setor, mostrando um panorama atual da área. Entre os destaques da programação, o debate com a atriz Alice Braga sobre a série Queen of the South; e os seminários com Armando Bó, publicitário e roteirista vencedor do Oscar por Birdman, e com Steve J. Wolfe, produtor do filme 500 Dias com Ela, foram os mais disputados pelo público.

Publicidade fechar X

Tema presente em várias palestras, o YouTube também foi uma das atrações do RioMarket, com direito a estudo de casos e apresentação do perfil de um dos seus maiores sucessos: o coletivo de humor brasileiro Porta dos Fundos.  Moda e gastronomia também foram temas recorrentes, mostrando que o mercado de audiovisual está flertando com vários segmentos.

As inovações e mudanças na metodologia de distribuição de conteúdo, as tendências de mercado e as novas tecnologias foram os assuntos levantados no seminário “O Futuro das Janelas de Exibição”. Amauri Soares, diretor de programação da TV Globo, e Erick Brêtas, diretor de mídias digitais da emissora carioca, foram os palestrantes convidados. Soares apresentou a evolução das janelas desde os anos 1970, quando um filme feito para o cinema levava cerca de sete anos para chegar à TV. “Hoje, até 30 dias antes da estreia no cinema um filme pode ser visto em hotéis e companhias áreas. E para chegar à TV aberta ele leva, em média, dois anos”, explicou.

Para Amauri Soares, a tecnologia possibilita novas janelas de exibição, porque cada janela atende a um hábito específico de consumo. “Isso gera oportunidades de negócios, porque o consumo é multifacetado. E o consumidor é o grande responsável por essa evolução toda”.

Erick Brêtas acrescentou que hoje o consumidor quer algo imediato, por isso cada vez mais ele tem o poder de decidir o que ver, quando e como. “A tecnologia cria necessidades que nem sabíamos que existiam. É ela quem dá mais poder ao consumidor, e faz com que uma janela alimente outra, porque um conteúdo de TV pode ser desmembrado para uma plataforma digital, por exemplo”, concluiu.

Festival do Rio chega a Niterói

Enquanto o RioMarket debateu os temas relevantes do mercado audiovisual, o Festival do Rio segue até o dia 16 com uma programação que inclui os vencedores dos Festivais de Cannes (Eu, Daniel Blake, de Ken Loach) e Veneza (The Woman Who Left, de Lav Diaz). E, pela primeira vez, a cidade de Niterói faz parte do circuito oficial do Festival, recebendo mais de 100 dos 250 filmes programados, que estão em exibição no Reserva Cultural Niterói excepcionalmente até o dia 19.

Entre os convidados deste ano do Festival do Rio estão o ator Rodrigo Santoro, lançando seu novo longa Dominion; a diretora Rebeca Ziotowisk, de Planetarium; e os diretores Gastón Duprat e Mariano Cohn, do premiado O Cidadão Ilustre, Coppa Volpi de melhor ator para Oscar Martínez no último Festival de Veneza, e que será a Grande Gala de Encerramento do evento carioca, no dia 15, no Cine Odeon.

Veja também:

RioMarket apresenta pesquisa e estudo inéditos sobre mercado audiovisual

Video On Demand é o tema mais abordado no RioMarket

Compartilhe:

  • 0 medalha