Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Aniversário

07 Outubro 2016 | Natalí Alencar

Cinemateca Brasileira (SP) celebra 70 anos

Um novo site foi lançado para marcar a data

Compartilhe:

(Foto: Bol)

Hoje (07/10), a Cinemateca Brasileira (SP) completa 70 anos e como parte das comemorações, a instituição lança um novo site.

Publicidade fechar X

A criação da Cinemateca Brasileira está ligada ao desenvolvimento de práticas socioculturais associadas ao consumo do cinema no país. Dentre os últimos encontros que recebeu, estão a cerimônia de lançamento do projeto Memória do Esporte Brasileiro, uma retrospectiva sobre o cineasta Glauber Rocha e o 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens.

Em 1946, com a criação do Segundo Clube de Cinema de São Paulo, um grupo composto por intelectuais, professores universitários e pessoas da sociedade civil se organizaram em defesa da formação de uma cinemateca, e iniciaram uma prospecção de filmes em território nacional e internacional. A preservação do patrimônio cinematográfico brasileiro articulou-se à difusão sistemática da cultura cinematográfica, o que propiciou novas formas de exibição e apreciação de cinema no país.

Durante as primeiras décadas, a responsabilidade de criar condições para pleno funcionamento da instituição e para a formação de um acervo ficou a cargo de Francisco Luiz de Almeida Salles, João de Araújo Nabuco, Lourival Gomes Machado e Paulo Emílio Sales Gomes, que contavam com a colaboração de Gustavo Dahl, Rudá de Andrade, Caio Scheiby, Jean-Claude Bernardet e Maurice Capovilla.

Ao longo do processo histórico, apesar das sucessivas crises institucionais e de enfrentar a precariedade dos meios e dos recursos para sua manutenção, a Cinemateca Brasileira se ampliou para além do pequeno grupo de intelectuais interessados em cinema, e ganhou reconhecimento mundial, tornando-se um dos maiores acervos audiovisuais da América Latina.

Confira detalhes da história da Cinemateca.

Compartilhe:

  • 0 medalha