02 Agosto 2016 | Natalí Alencar
Ano V do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro tem cerimônia especial na Cinemateca SP
Encontro terá atletas olímpicos e será realizado amanhã (03)
Compartilhe:
A Cinemateca Brasileira (SP) recebe amanhã a cerimônia de lançamento do Ano 5 do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que terá a presença de atletas como a jogadora de vôlei Ana Moser, o iatista Reinaldo Conrad, o pugilista Servilio de Oliveira, o jogador de basquete Wlamir Marques, entre outros. Mais de 70 atletas olímpicos, que foram personagens ou não dos documentários, devem prestigiar o encontro.
Publicidade fechar X
A cerimônia será um evento temático ambientado com mesa de tênis, arquibancadas customizadas, pódio de medalhas, mesa interativa com jogo da memória e totens com a exibição dos filmes.
No evento, que terá apresentação do jornalista e curador do projeto José Trajano, os convidados poderão interagir com os atletas no tênis de mesa e no basquete ou apenas apreciar a performance de quem se habilitar nas referidas modalidades.
A 5ª edição do projeto tem sete documentários: A Luta de Um Homem Só, fala da luta de Diogo Silva dentro e fora dos tatames; A Praia em Atlanta, destaca o protagonismo feminino de quatro atletas; Buck - O Monstro da Lagoa é sobre o treinador Guilherme Eirado Silva, do Flamengo; 800M, conta a história dos amigos e atletas Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães; João Gonçalves – Forte e Poderoso, narra a trajetória do grande esportista que foi nadador, jogador de polo aquático e técnico de judô; Piedade, Piedade!, resgata os melhores momentos da nadadora brasileira Piedade Coutinho, a mais bem colocada em olimpíadas e Sarah – Menina de Ouro, registra a história da primeira campeã olímpica brasileira de judô.
A proposta do projeto é registrar para a posteridade, em documentários com os mais diferentes enfoques, a trajetória de atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos. Já são 47 títulos produzidos, entre 2011 e 2016. Durante esses cinco anos, uma comissão de seleção formada por Lina Chamie, diretora; Elisa Tolomeli, produtora de cinema; Heber Moura, diretor, produtor e roteirista, e Newton Cannito, roteirista, avaliou mais de 600 projetos e selecionou esses documentários.
Os 47 documentários do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro estão disponíveis em plataforma online e, de 04 a 14 de agosto, terão sessões diárias na Cinemateca Brasileira.
Compartilhe:
- 0 medalha