05 Outubro 2016 | Fernanda Mendes
Ministério da Fazenda bloqueia capital para prêmios culturais na Espanha
O órgão declara que o Ministério da Cultura não justificou o orçamento no devido prazo
Compartilhe:
Os ministérios da Fazenda e da Cultura na Espanha estão em uma verdadeira batalha. Muitos prêmios importantes na área de cinema, literatura e artes podem estar com os dias contados, segundo o jornal El País.
Publicidade fechar X
Um documento da Secretaria de Estado da Cultura entregue a candidatos e ao júri selecionado para as premiações afirma que terão que suspender as atividades, até uma nova ordem.
“No caso dos Prêmios Nacionais, estamos conversando com o Ministério da Fazenda sobre levar ao Conselho de Ministros um acordo para isentar esse padrão para autorizar as despesas dos prêmios do Ministério da Cultura. Até que não se autorize, não é possível falar em nenhum prêmio”, declara a carta.
Essa ação aumenta ainda mais as relações tensas entre o governo e o mercado de cultura. Só este ano, já aconteceram diversos cortes, além da oposição a redução do imposto de IVA a cadeia do cinema.
Um porta-voz do Ministério da Fazenda afirmou que será desbloqueado um orçamento para que se possa abordar a questão das premiações em uma próxima reunião de conselho dos ministros. Ainda, como os orçamentos são planejados até o dia 20 de julho, o porta-voz declarou que há algumas exceções que ocorrem após essa época dependendo da prioridade e do interesse geral.
Para os ministérios que não justificaram seus orçamentos até julho, é necessário que adiantem os motivos de seus gastos e a prioridade para que o capital seja desbloqueado.
“Temos dinheiro, mas não podemos usá-lo até termos a conta desbloqueada. Para nós é uma prioridade absoluta e estamos trabalhando em criar uma exceção para se debater dentro do Conselho dos Ministros”, afirmou uma fonte do Ministério da Cultura.
Em comparação ao ano passado, quando as concessões para premiações e concursos começaram a serem colocadas em prática em setembro, em 2016, a reunião para entrar em um acordo acontecerá ainda em outubro.
Os prêmios nacionais de cultura da Espanha são de grande importância não só para o país europeu, como também para a América Latina. A maioria dos prêmios tem um orçamento de 20 mil euros e, apesar de terem sido convocados em fevereiro deste ano, até o momento a Fazenda não fez um planejamento para os mesmos.
Compartilhe:
- 0 medalha