Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Premiação

05 Setembro 2016 | Vanessa Vieira

“Barata Ribeiro, 716” foi o grande vencedor do Festival de Gramado 2016

Da América Latina, o destaque foi a coprodução argentina e paraguaia “Guaraní”

Compartilhe:

(Foto: Festival de Gramado 2016)

O 44º Festival de Cinema de Gramado terminou neste sábado (03) com cerimônia de entrega de prêmios para produções brasileiras e internacionais.

Publicidade fechar X

Entre os nacionais, o destaque foi de Barata Ribeiro, 716, o 18º longa-metragem de Domingo Oliveira. A produção ganhou quatro troféus Kikito: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante (para Glauce Guima) e Melhor Trilha Musical. Em seguida ficaram O Roubo da Taça, com quatro prêmios; Elis, com três; O Silêncio do Céu, com dois; e El Mate com um.

Do mercado internacional quem ficou em destaque foram os filmes latino-americanos. O principal vencedor foi Guaraní, de Luiz Zorraquin. O longa é uma coprodução entre Argentina e Paraguai e ficou com três troféus, incluindo o Kikito de Melhor Filme e os prêmios de Melhor Ator (para Emilio Barreto) e Melhor Roteiro. Quem também ficou com três premiações foi Sin Norte, de Fernando Lavanderos, que ganhou o troféu de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Filme pelo Júri da Crítica.

O júri popular escolheu Elis como Melhor Filme entre os nacionais e Esteros dos internacionais. O longa, que é uma coprodução Argentina-Brasil, também ganhou o Prêmio Especial do Júri na categoria de filmes estrangeiros.

Já entre os curtas-metragens brasileiros, o vencedor foi Rosinha, de Gui Campos, com os troféus de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Prêmio Especial do Júri e Prêmio Aquisição Canal Brasil.

Durante o festival, várias manifestações políticas foram realizadas pelos participantes e homenagens foram entregues a personalidades como a atriz Sônia Braga, de Aquarius, e a atriz latino-americana Cecilia Roth. Nesta edição do evento, foram exibidos 79 produções e 2,7 mil ingressos vendidos. Além disso, em Gramado (RS) também foram debatidos temas como curadoria de festivais e o cinema como negócio. “Talvez esse seja o maior legado do 44º Festival de Cinema de Gramado: instaurar a ideia de cinema como plataforma de negócio e a discussão da sétima arte em termos de comercialização”, comenta Enzo Arns, diretor de eventos da Gramadotur, entidade corresponsável pela realização do evento.

Confira a galeria de fotos sobre o Festival!

Compartilhe:

  • 0 medalha