Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estreia

31 Agosto 2016 | Fernanda Mendes

Kleber Mendonça afirma que não alteraria “Aquarius” por conta de classificação etária

Elenco e diretor falaram sobre as questões mais polêmicas do longa durante coletiva de imprensa

Compartilhe:

(Foto: Portal Exibidor)

Classificação etária, Oscar, política... Aquarius nem estreou e já causa muita polêmica. Também pudera, o longa que coloca o dedo na ferida de muitos aspectos sociais, retrata a luta de Clara, protagonista de 65 anos vivida por Sônia Braga, contra uma imobiliária que insiste em comprar seu apartamento, o último imóvel habitado que restou em um antigo edifício em Recife.

Publicidade fechar X

Durante a coletiva de imprensa realizada em São Paulo nesta segunda-feira, dia 29, o diretor Kleber Mendonça e grande parte do elenco, incluindo a estrela Sônia Braga, discutiram com os jornalistas diversos pontos da produção e o pano de fundo que envolve a trama, muitas vezes confundido com a realidade.

“O filme devolveu meu rosto para o Brasil. É uma alegria muito grande, mas um momento muito triste também. A gente está vivendo um momento muito estranho com esse filme. Porque ao mesmo tempo que estamos comemorando a alegria de ter conseguido fazer um longa como esse, também é um momento em que a Clara representa essa mulher que está brigando pelo direito que tem”, declarou Sônia.

No embalo, Kleber Mendonça aproveitou para contestar a classe artística brasileira, que atualmente enxerga como uma produção “muito saudável e diversificada”, mas que não vê o futuro com bons olhos:

"Devido à tecnologia e às políticas públicas de incentivo, a produção regional está cada vez mais forte. No entanto daqui para frente eu realmente não sei como isso ficará. O que eu sei é que momentos de tensão política geram reações e que são reações artísticas", disse.

Falando em reações, a classificação etária do longa que foi imposta para maiores de 18 anos pelo Ministério da Justiça, é uma pulga atrás da orelha do diretor. Mendonça afirmou que, por mais que coloquem obstáculos em sua produção, ele não irá mudar seu discurso.

“Eu sei o filme que fiz. Eu tinha em mente essas questões de tabu de imagens relacionadas a sexo. O longa não tem uma única cena de violência física, mas ele tem três momentos de sexualidade que foram filmados corretamente, com a lente e distância corretas, costurados dentro da narrativa. Mas não acredito que elas mereçam uma classificação etária de 18 anos. Não acho que Aquarius mereça estar na mesma prateleira de Ninfomaníaca ou Love 3D”, declarou Mendonça que já prepara seu próximo longa intitulado Bacurau.

Repercussão

Com exibições nos festivais de Gramado e Cannes e em sessões especiais no recém-inaugurado Reserva Cultural Niterói e no tradicional Cine São Luiz de Recife (PE), Aquarius tem data de estreia nesta quinta-feira, dia 1º de setembro e já gera muito burburinho nas redes sociais, o que na visão de Sônia Braga ainda é impossível prever se isso trará uma boa divulgação ao longa.

Satisfeito com sua produção e confiante de que não alteraria nada no filme, Mendonça acredita que o lançamento nacional de Aquarius poderá esquentar ainda mais essas discussões.

“Pelo que eu percebi o filme está muito quente e é muito bom estarmos estreando agora na quinta-feira. Me parece que o longa está aquecido e a melhor coisa é que agora as pessoas poderão discutir podendo ter visto o filme, que foi o que aconteceu nas outras exibições”, afirma Mendonça.

Aliás, Humberto Carrão, que vive Diego, o responsável pelo projeto da imobiliária, afirma que uma das melhores experiências que teve durante a divulgação do longa, foi a exibição no Cine São Luiz.

“Tivemos o privilégio de assistir o filme no Cine São Luiz, que teve a energia mais incrível, até melhor do que em Cannes, porque a família do Kleber estava na fileira da frente e a plateia gritando. É como se o filme não acabasse”, afirmou.

Além da espetacular atuação no longa, Sônia Braga também não poupa elogios a Aquarius que, se depender dela, com certeza será um sucesso.

“Foi o melhor roteiro que eu recebi na minha vida!”.

Compartilhe:

  • 0 medalha