01 Junho 2016 | Vanessa Vieira
Ponto Cine comemorou 10 anos de história e recebeu CINEfoot 2016 em maio
Festival será prorrogado até próximo sábado (04)
Compartilhe:
A 7ª edição do CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol, realizada em seis cinemas do Rio de Janeiro (RJ) entre 19 e 24 de maio, teve o Ponto Cine como uma de suas “casas”. Apesar da prorrogação do evento, que ainda continuará em três cinemas da capital fluminense entre 31 de maio e 4 de junho, não incluir o Ponto Cine, as sessões do festival chegaram em um mês especial para o espaço.
Publicidade fechar X
Afinal, o cinema que chegou oficialmente ao Shopping Guadalupe em 2006 comemorou 10 anos de atividades também em maio último. O espaço privilegia os lançamentos brasileiros e os filmes de arte, colocando-se como uma das maiores exibidoras do conteúdo nacional. O Ponto Cine é também ganhador de nove prêmios como o Faz Diferença, concedido pelo jornal O Globo em 2008.
Entre 2006 e 2015 foram exibidos 582 títulos, alcançando um público de 205,5 mil espectadores.
Para relembrar as principais conquistas do espaço que chegou a redefinir o bairro de Guadalupe, o Ponto Cine divulgou em sua página oficial no Facebook uma série de postagens no formato de linha do tempo. Confira o que marcou a primeira década do cinema popular:
2004 – 2010
Foi em 2004 que foram realizadas duas sessões alternativas na praça de alimentação do Shopping Guadalupe, que na época tinha apenas duas lojas em funcionamento. Com dois filmes exibidos, Tainá e Deus é Brasileiro, reunindo mais de 1.400 pessoas, surge o convite para Adailton Medeiros, fundador do Ponto Cine, instalar um cinema no centro de compras e se inicia o processo de negociação com a RioFilme e fechamento do contrato para construção da sala de exibição. Logo no início de 2015 começam as obras no Shopping Guadalupe com a Petrobras como primeira financiadora do projeto.
É em maio de 2006 que o Ponto Cine é inaugurado e já inicia o ProSocialCinema, uma iniciativa de formação de público que levou 16,5 mil estudantes ao cinema apenas no primeiro ano de realização. Já em 2007 o Ponto Cine se torna o maior exibidor de filmes nacionais e conquista o Prêmio Adicional de Renda – PAR da ANCINE. É nesse mesmo ano que o espaço começa a receber grandes festivais do País como o Festival do Rio, Cine Sul e a Mostra Internacional de Curtas.
Em 2008 o local conquista mais um PAR com uma taxa de ocupação de 53% contra a média nacional de 22%. Neste ano, o cinema também é tema de matéria pela primeira vez no Portal Exibidor e recebe o projeto Oficine-se, que beneficiou cerca de 34 mil estudantes de mais de 30 escolas estaduais. Em seguida, em 2009, Medeiros recebe o prêmio Faz a Diferença, concedido pelo jornal O Globo, e o Ponto Cine se torna objeto de estudo de trabalhos de várias universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e a Universidade de São Paulo – USP.
Fechando a primeira década dos anos 2000, em 2010 o cinema atinge a marca de 100 mil espectadores e é a primeira sala de cinema latino-americana a receber o Selo Carbon Free – Certificado de Compensação de Carbono.
2011 – 2016
Em 2011 o Ponto Cine recebe mais eventos como a Mostra de Direitos Humanos, enquanto em 2012 o espaço a novidade foi a presença de Caetano Veloso em debate sobre o filme Tropicália. 2013 foi o ano em que o cinema comemorou seu centésimo “Diálogos com o Cinema”, um projeto que começou junto à iniciativa ProSocialCinema. Foi nesse período também que o Ponto Cine chegou em Florianópolis (SC), Recife (PE) e Brasília (DF) por meio da implantação de seis midiotecas do projeto Cine Literário, que também participou da Bienal do Livro no Rio de Janeiro.
É em 2014 que o Ponto Cine conquista mais um PAR e o posto de primeiro cinema 100% acessível e, entre esse ano e 2015, passa por uma reforma que incluiu a instalação de poltronas numeradas e digitalização da projeção com padrão DCI. Foi no ano passado também que o espaço começa a fazer parte do circuito do Anima Mundi, festival internacional de animação, e inicia as preparações para seu 10º ano de atividades.
A equipe do Portal Exibidor parabeniza o Ponto Cine pelas conquistas dessa primeira década de história.
Compartilhe:
- 0 medalha