18 Maio 2016 | Verônica Domingues
MPAA e Radix se juntam para coibir a pirataria nos Emirados Árabes
Parceria tentará impedir os sites hospedados pela Radix de disponibilizar conteúdos ilegais
Compartilhe:
A Motion Picture Association of America – MPAA, representante dos seis estúdios majors de Hollywood, continua investindo em medidas para resolver o problema da pirataria. A mais recente delas envolve uma parceria voluntária com a Radix, uma companhia de registro de domínio localizada nos Emirados Árabes.
Publicidade fechar X
Com esse acordo, os sites hospedados na Radix não poderão se envolver com a pirataria comercial em larga escala. Para isso, a MPAA atuará como uma “notificadora confiável”, analisando os endereços eletrônicos com cuidado e informando à empresa quais disponibilizam conteúdo ilegal. A Radix, por sua vez, averiguará se esses domínios estão mesmo violando os direitos autorais e, se confirmada a suspeita, os tirará do ar.
A parceria é uma ação voluntária e a primeira desse tipo feita pela MPAA fora do território norte-americano. O tratado, entretanto, não é uma novidade – ele segue os mesmos moldes do firmado com a companhia de registro de domínio Donuts, oficializado em fevereiro deste ano (2016).
“Acreditamos que nossa ação conjunta proteja tanto os criadores de terem seu conteúdo roubado, quanto os usuários de internet de ficar expostos aos malwares, comumente encontrados nos sites com conteúdo ilegal”, afirma Sandeep Ramchandani, líder de Negócios da Radix.
Para o vice-presidente e conselheiro geral global da MPAA, esse acordo demonstra que os criadores de tecnologia e de conteúdo podem trabalhar juntos e ajudar a criar ambientes legalizados que beneficiam todos os membros do ecossistema digital.
Em março deste ano (2016), a MPAA se uniu ao governo de Honduras e ao United State Trade Representative - USTR para reduzir a retransmissão de sinais de satélites não-autorizados e a propagação de conteúdos ilegais.
Compartilhe:
- 0 medalha