18 Março 2016 | Vanessa Vieira
"Trabalhar com distribuição é equilibrar produção e publicidade", diz executiva da Downtown
Cristiana Rodrigues fala sobre sua trajetória profissional
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O cinema não veio de maneira imediata à carreira de Cristiana Rodrigues, profissional de marketing da Downtown Filmes. Inicialmente, a executiva trabalhou com assessoria de imprensa, departamento de comunicação de um hotel e até com relações públicas. Mas essa história mudou com os dez anos que a executiva trabalhou na distribuidora Lumière, de onde saiu para ir à Downtown, onde já está também há dez anos que é também o tempo de existência da empresa. A distribuidora, inclusive, comemorou sua primeira década de atividade durante o Rio Content Marketing 2016.
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“Minha relação com o cinema foi uma de amor conjunto. Eu gosto muito de trabalhar com cinema e acho que meu perfil se encaixa muito nesse mercado, então é uma relação que funciona harmonicamente”, comenta. O longa-metragem que mais marcou a carreira de Cristiana no mundo da sétima arte foi Cidade de Deus. “Ele mobilizou não só a distribuidora, mas o mercado como um todo”.
Para Cristiana, o próprio mercado cinematográfico já é um conjunto de desafios composto por “empreitadas” chamadas filmes. Ela explica que para cada lançamento é preciso estudar o perfil do público-alvo e a estratégia de lançamento. Assim, a atuação em uma distribuidora seria uma mescla entre produção e publicidade. “O profissional de distribuição precisa mesclar um pouco a veia produção, de botar o bloco na rua, captar parceiro promocional e ao mesmo tempo ter uma pegada de agencia de publicidade”.
A profissional de marketing destaca também que, após 20 anos de atuação no mundo da sétima arte, a experiência é um facilitador já que pôde formar um network que facilita tomadas de decisão”.
Cristiana Rodrigues falou sobre sua trajetória à Revista Exibidor em sua 20ª edição. Confira agora algumas respostas da executiva na íntegra em edição especial para o Portal Exibidor:
Qual foi a maior dificuldade que enfrentou no mercado?
Lançar filme nacional é um desafio constante. Não existem dificuldades que os filmes estrangeiros não passem, mas ao mesmo tempo enfrentamos certas situações como não ter o elenco disponível ou ter alguma ideia para uma ação especial e, por conta de algum patrocinador ou entrave, não poder realizar.
E o maior aprendizado?
O maior aprendizado é saber os melhores caminhos que vão fazer com que aquele filme funcione bem no ponto de venda, que o espectador se sinta instigado a assistir e que tenha um resultado final expressivo. Como os filmes que a Downtown lança têm perfis muito diferentes, precisamos aprender e se aprofundar sobre um tema a toda hora para pensar em uma estratégia diferente.
Veja também as entrevistas com Andrea Puppo, da Cinemark; Beatriz Passos, da Moviecom; Beatriz Schimidt, do Espaço Itaú; Bettina Boklis, da Cinemark; e Camila Pacheco, da Fox.
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