16 Março 2016 | Vanessa Vieira
Executivo da IMAX comenta compromisso de manter o formato sempre premium
Empresa teve trajetória de crescimento em 2015
Compartilhe:
Em 2015, o mercado do cinema viu recordes de bilheterias globais e locais, além de grandes crescimentos em formatos diferenciados como o 4D, com salas como a 4DX, ou telas gigantes como a da IMAX. Essa última, inclusive, chegou à sua 1.000ª sala durante o ano passado e ainda teve seu recorde mundial de pré-vendas e de arrecadação por título quebrado por Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força. No Brasil, as salas IMAX ainda tiveram a melhor arrecadação do País no fim de semana de estreia do longa distribuído pela Disney.
Publicidade fechar X
E as conquistas da empresa que já atua no mercado há 50 anos não param por aí.
Somente em 2015, a companhia já contava com a expectativa de abrir mais de 120 novas salas com o formato em vários territórios com destaque para a Ásia, que recebeu instalações em países como o Japão e a China. Ainda em 2016 a empresa tem a intenção de abrir entre 120 e 140 cinemas em todo o mundo, com destaque para a China e sua rede exibidora local, a Wanda. Isso porque a expectativa é que, além das mais de 70 salas IMAX abertas na rede em 2015, a Wanda receba mais 100 salas no formato neste ano. Com as novas unidades, a empresa totalizaria 307 salas IMAX no país asiático. Apesar de uma leve queda de 7,9% no valor de suas ações no último trimestre de 2015, a IMAX fechou o ano passado com receita de mais de US$ 119 milhões, 16,% a mais do que em 2014. E 2016 já começou bem com a continuidade da exibição de Star Wars, a expectativa das estreias de outras grandes franquias ainda neste ano como Batman Vs. Superman: A Origem da Justiça e também a aposta da empresa na exibição de conteúdos diferenciados.
No Brasil, a empresa registrou crescimento contínuo nos últimos dois anos e, com a inauguração da sala IMAX em cinema da rede Cineart em Minas Gerais, bateu a meta de fechar o ano passado com 12 salas no País.
Em entrevista com o Portal Exibidor, Thiago Madruga, gerente de desenvolvimento da empresa para a América Latina, falou sobre a preocupação da IMAX em manter o status premium do formato. “A IMAX se tornou sinônimo da melhor experiência possível para assistir os grandes blockbusters em mais de 65 países. O formato gera ainda uma arrecadação maior para os exibidores ao oferecer para o público uma experiência cinematográfica imersiva”, defende.
Madruga aponta que espectadores de várias partes do globo estão dispostos a pagar um “preço premium” pelo que o executivo chama de “experiência IMAX”. No entanto, ele destaca que não é só a exibição em tela gigante que faz da IMAX um dos mais reconhecidos formatos premium do cinema mundial. “O nosso envolvimento vai da filmagem à exibição, passando pela nossa tecnologia exclusiva, as nossas relações com cineastas e nosso reconhecimento de marca e lealdade – são o que nos diferencia”.
No trabalho de aproximação da empresa junto a cineastas, Madruga exemplificou com nomes como Christopher Nolan (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e J.J. Abrams (Star Wars: O Despertar da Força). De acordo com o executivo, é importante para a IMAX ser parte do processo criativo e, para isso, a companhia tem soluções de áudio como o Digital Re-Mastering® e câmeras de alta resolução.
Na exibição, Thiago Madruga afirma que a IMAX entrega 60% mais cor e 40% mais contraste do que outros formatos similares. Em suas salas, a empresa busca planejar cada detalhe, inclusive a disposição das poltronas para proporcionar a visão mais panorâmica possível. “A IMAX é obcecada com qualidade”, brinca ao comentar que a empresa possui vários pontos de dados em tempo real das salas para detectar problemas o mais rápido possível. Entre as principais novidades tecnológicas da IMAX para as salas de cinema, o executivo aponta o novo sistema de projeção a laser.
“Estamos ansiosos para trazer a experiência IMAX para cada vez mais espectadores em todo o Brasil”, comenta. A expectativa é que, até o fim de 2016, o País tenha um total de 20 salas no formato.
Compartilhe:
- 0 medalha