24 Fevereiro 2016 | Vanessa Vieira
Diamond Films lança longa de Hollywood com direção brasileira
Distribuidora divulga entrevista com Afonso Poyart sobre produção do filme
Compartilhe:
O cinema brasileiro é cada vez mais reconhecido e respeitado internacionalmente, o que pode ser confirmado por longas premiados recentemente como Que Horas Ela Volta?, com troféus de eventos como o Berlinale 2015, e O Menino e o Mundo, com 45 premiações e ainda uma indicação ao Oscar 2016. Mas não são apenas as produções brasileiras que estão ganhando espaço no mundo, afinal, profissionais brasileiros ligados ao audiovisual estão invadindo outros territórios do cinema no globo. O que, claro, inclui Hollywood.
Publicidade fechar X
O exemplo mais atual dessa internacionalização da força criativa do País chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, com um lançamento da Diamond Films: Presságios de um Crime.
Com um elenco de peso que inclui o britânico Anthony Hopkins, que soma em sua carreira três indicações e uma premiação do Oscar, o suspense policial foi dirigido por um brasileiro, Afonso Poyart, que foi “achado” por um agente norte-americano quando este assistiu ao primeiro longa do diretor, 2 Coelhos. “Um agente americano viu o filme, veio para o Brasil e a gente fez algumas reuniões. Quando eu percebi, já estava em Los Angeles, nos EUA, fazendo reuniões com alguns estúdios. E a New Line Cinema tinha esse projeto de Presságios de um Crime”, comenta Poyart em entrevista divulgada pela Diamond.
De acordo com o cineasta, ele teria escolhido o filme por ele conter aspectos de ação e suspense, mas também trazer uma trama inteligente, com uma mensagem que vai além do “suspense policial paranormal”. A própria presença do ator britânico no elenco foi um ponto de decisão para Poyart escolher fazer Presságios de um Crime e o diretor elogia a atuação de Hopkins.
“O jeito como ele interpretou esse personagem, só ele poderia fazer. Ele foi muito generoso, fizemos uma boa parceria onde ele teve também muita humildade para me escutar”, afirma enquanto elogia também o profissionalismo e a disciplina do ator Colin Farrell. Para o cineasta, a atuação de Farrell fez com que os espectadores possam se identificar com o assassino que interpreta.
Afonso Poyart conta que participou de todas as fases do projeto, desde o roteiro até a contratação de todo o resto do elenco e a fase de pré-produção como um todo, lidando também com o processo norte-americano de fazer cinema. “Fui me adaptando e entendendo o processo, cada país tem o seu. Mas na essência o cinema é muito parecido em todos os lugares”, explica.
Uma equipe bem brasileira
Além de Poyart, Presságios de um Crime conta ainda com mais três brasileiros sendo um câmera, um editor e uma atriz. O editor Lucas Gonzaga foi levado para o projeto graças a seu trabalho em 2 Coelhos, enquanto a atriz Luisa Moraes foi escolhida pelo diretor graças à sua ajuda ainda nas fases de testes de filmagens durante a pré-produção do longa. Luisa interpreta uma das vítimas de Farrell.
Outro detalhe bem brasileiro vem das filmagens aéreas do longa. “99% das tomadas aéreas foram feitas em São Paulo e na Serra da Cantareira. Achamos um lado meio anônimo de São Paulo, que tem alguns lugares que podem ser de qualquer parte do mundo”, conta Poyart. Assim, Presságios de um Crime tem até perseguição policial filmada na Lapa, região da capital paulistana.
Confira a entrevista com Afonso Poyart na íntegra:
Compartilhe:
- 0 medalha