26 Maio 2015 | Janaina Pereira
Brasil fica fora da mostra competitiva, mas investe na área de mercado em Cannes
Cinema do Brasil realizou diversos encontros para promover parcerias
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Pela primeira vez em muitos anos o Brasil ficou de fora das principais mostras do Festival de Cannes. Mas no Marché du Film, a parte de mercado do Festival, o cinema nacional mostrou, mais uma vez, a sua força. O programa Cinema do Brasil, que tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizou diversos encontros de coprodução e networking internacional, promovendo as produçoes brasileiras.
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Como o Canadá é um dos tradicionais parceiros do audiovisual brasileiro, o Cinema do Brasil organizou eventos em parceria com representantes de produtoras locais e órgãos governamentais das regiões de Québec e de Ontario, em que produtores dos dois países puderam trocar experiências e discutir possíveis projetos em conjunto. Ainda foi realizado um encontro de coprodução com profissionais do audiovisual da Holanda, país que tem potencial e interesse em se tornar parceiro de produtoras brasileiras.
Segundo Ana Leticia Fialho, gerente executiva do Cinema do Brasil, a participação no Festival de Cannes foi bastante frutífera do ponto de vista de mercado, devido ao interesse internacional pela indústria cinematográfica brasileira. "Estreitamos ainda mais nosso relacionamento e renovamos parcerias com países como a França e Canadá, com os quais já temos um histórico importante de intercâmbios por meio dos encontros de coprodução e networking organizados pelo Programa desde sua criação".
Ana citou as parcerias com o Paris Coproduction Village e o Centre Nationale du Cinéma (CNC), na França, e com a Ontario Media Development Corporation (OMDC), no Canadá, como importantes conquistas do Cinema do Brasil. "Essas parcerias deverão ter outros desdobramentos ainda este ano. Estamos otimistas em relação à crescente participação do cinema brasileiro no mercado internacional e com o crescimento do número de coproduções, impulsionadas pelas atividades promovidas pelo Cinema do Brasil em Cannes", finalizou.
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