Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cine-semana

09 Janeiro 2025 | Yuri Codogno

"Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa" entra em cartaz com a missão de manter o ótimo momento do cinema nacional

No total, a semana possui oito estreias, sendo duas nacionais

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Com oito filmes entrando em cartaz, a semana traz uma interessante diversidade de longas que vão desde uma aguardada adaptação nacional, produções internacionais prestigiadas em seu país de origem, até mesmo o relançamento de um dos maiores clássicos cinematográficos da década passada. 

Publicidade fechar X

Começando por Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa (Paris Filmes), a adaptação irá mostrar o protagonista unindo sua turma para salvar a famosa goiabeira do Nhô Lau. Isaac Amendoim dá vida ao personagem principal, com outros importantes nomes no elenco, como Luis Lobianco e Thaís Araújo. A direção é de Daniel Rezende, com roteiro escrito por Elena Altheman.

Também lançados pela Paris Filmes, outros dois filmes baseados nas obras de Mauricio de Sousa obtiveram bons resultados. Enquanto Turma da Mônica - Laços (2019) vendeu 2,1 milhões de ingressos, a continuação Turma da Mônica - Lições (2021), que entrou em cartaz em plena pandemia, conseguiu superar os 800 mil espectadores. 

Aliás, em coletiva de imprensa que o Portal Exibidor cobriu, o diretor Daniel Rezende destacou: “Não olhamos muito materiais de fora, foi de dentro do universo do Mauricio mesmo, de dentro para fora”.

Ainda no cinema nacional, entra em cartaz o longa Baby (Vitrine Filmes), dirigido por Marcelo Caetano. Na trama, logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington se vê à deriva nas ruas de São Paulo e, durante uma visita a um cinema pornô, conhece Ronaldo, um garoto de programa que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade. 

O filme foi um dos vencedores do Festival do Rio, levando nas categorias Melhor Longa Metragem de Ficção, Melhor Ator (João Pedro Mariano), Melhor Direção de Arte e Prêmio Felix Especial do Júri. 

Ainda falando de “baby”, Babygirl (Diamond Films) é um suspense com romance em que uma executiva de sucesso (Nicole Kidman) coloca sua carreira e vida particular em risco ao decidir se envolver com o jovem Samuel (Harris Dickinson). O elenco ainda conta com Antonio Banderas, com o roteiro e direção ficando a cargo da cineasta Halina Reijn.

O filme venceu Veneza na categoria de Melhor Atriz e, até o momento, arrecadou US$ 18,8 milhões globais. Babygirl promete chegar com força na temporada de premiações. 

Aliás, a semana também conta com o retorno de Interestelar (Warner) às telonas, em um especial comemorando dez anos de sua estreia. Dirigido e escrito por Christopher Nolan, o filme possui um elenco de peso, com Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Timothee Chalamet, Mackenzie Foy, Matt Damon e Michael Caine.

O longa concorreu no Oscar 2015 em cinco categorias, vencendo apenas em Melhores Efeitos Especiais. Nas bilheterias, arrecadou US$ 740 milhões globais e, no Brasil, abriu com 320 mil ingressos vendidos. 

Ainda dos Estados Unidos, Peça por Peça - Uma História de Pharrell Williams (Cinecolor Films Brasil) é um documentário em formato de animação em lego que narra a história de um dos músicos mais importantes e influentes dos últimos anos. 

Saindo das Américas, há três importantes lançamentos: os dramas iraniano Meu Bolo Favorito (Imovision) e o alemão A Semente do Fruto Salgado (Mares Filmes), que foram selecionados por seus países para tentar uma vaga no Oscar 2025 na categoria Melhor Filme Internacional. Por fim, o documentário RM: Right People, Wrong Place (Sato Company) estreia para contar um pouco mais sobre o artista sul-coreano Kim Nam-joon, líder da banda de k-pop BTS.

Compartilhe:

  • 0 medalha