Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Lançamento

17 Dezembro 2024 | Renata Vomero

"Chico Bento" engrandece universo da Turma da Mônica com humor e DNA único

Filme estreia em 9 de janeiro e expande universo cinematográfico iniciado em 2019

Compartilhe:

(Foto: Fabio Braga)

Janeiro aguarda boas estreias que devem movimentar os cinemas durante as nossas férias de verão. Entre um dos mais aguardados lançamentos está Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa (Downtown/Paris), que dá vida a um dos personagens mais queridos dos gibis da Turma da Mônica e expande o universo cinematográfico iniciado em 2019 com Turma da Mônica - Laços. Dirigido por Fernando Fraiha, o longa, que entra em cartaz em 9 de janeiro, faz jus a este universo e o engrandece com humor, tom lúdico e uma ótima aventura.

Publicidade fechar X

A justiça começa na própria escolha do elenco, encabeçado por Isaac Amendoim vivendo o próprio personagem-título, mas com boas adições ao elenco infantil, como Pedro Dantas (Zé Lelé) e Anna Júlia Dias (Rosinha), além do elenco adulto, formado por Luiz Lobianco (Nhô Lau), Débora Falabella (Professora Marocas), Augusto Madeira (Doutô Agripino), entre outros. Claro, o desafio da escolha do protagonista era dos mais altos e contou com aprovação de toda a equipe da Mauricio de Sousa Produções (MSP).

“Quando abrimos a pesquisa de elenco, a primeira coisa que o nosso produtor de elenco fez foi mandar o instagram do Isaac. Gostei dele, mas achei que íamos ver mais muitos tão bons quanto ele e não foi o caso. Fomos muito certeiros na escolha de cada um, apresentamos uma opção para cada personagem e eles aprovaram na hora, eles eram os personagens. Foi muito orgânico, sempre tivemos muitas trocas com a MSP e levávamos para eles questões quando estávamos com muitas dúvidas ou com muitas certezas, nesse caso tínhamos certeza”, destacou Fernando Fraiha, durante coletiva de imprensa concedida por equipe e elenco, em São Paulo, nesta segunda-feira (16), mediada pela jornalista Barbara Demerov.

O elenco também se beneficiou de um ótimo processo de preparo antes das filmagens, que aconteceram no interior de São Paulo. Foram nove semanas de intensos ensaios, que deixaram todos totalmente à vontade dentro dos personagens e bastante entrosados. Com isso, as seis semanas de filmagens correram com mais facilidade, assertividade e foco.

Mas, embora a definição de elenco e preparo sejam cruciais para o filme, sem dúvida, um dos maiores desafios foi saber exatamente qual seria a história. Diferente dos filmes anteriores (Laços e Lições), este não seria a adaptação de uma Graphic Novel da MSP, mas sim, uma amálgama de histórias do Chico Bento para criar algo original a partir dali e que desse uma unidade e personalidade para esta narrativa.

“Trabalhamos junto da MSP até chegar na ideia e ela veio de conversas justamente com o Mauricio de Sousa. A partir disso, fomos trabalhando muito no lúdico para encontrar um DNA específico para este personagem, para que fosse algo que conversasse com o universo dos filmes, mas que tivesse sua vida própria. Então, foi muito processual. Não olhamos muito materiais de fora, foi de dentro do universo do Mauricio mesmo, de dentro para fora”, destacou o diretor. 

E é justamente neste DNA, que traz humor, inocência, delicadeza e uma boa aventura, que vem a força do filme, tão bem construído e respeitoso a tudo o que já foi criado deste universo nos cinemas e televisão, servindo para expandi-lo e engrandecê-lo. Não à toa este mundo vem sendo celebrado entre nós como o nosso próprio Universo Cinematográfico da Marvel (ou da MSP), no caso. E isso é muito bem enaltecido pela própria empresa dona de toda essa propriedade intelectual.

“Nosso primeiro live-action veio de uma própria provocação do Mauricio, porque era a hora de tentarmos trazer essa turma para a tela grande. Ficamos muito encantados com tudo desde o primeiro filme e a ideia é que a gente continue lançando novos projetos. A partir de 2019, quando iniciamos, somando os filmes e as séries, já temos mais lançamentos do que anos”, ressaltou Marcos Saraiva, diretor-executivo da MSP. 

Um perfeito complemento a esta fala, são os próprios números desse universo: Turma da Mônica - Laços e Turma da Mônica - Lições, antecessores de Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, venderam juntos 2,8 milhões de ingressos. Ou seja, as expectativas são altas e há um belo caminho a ser traçado pela frente. 

Com roteiro escrito por Elena Altheman, Fernando Fraiha e Raul Chequer, Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa tem produção assinada pela Biônica Filmes, com coprodução da Mauricio de Sousa Produções, Paris Entretenimento e Paramount Pictures, distribuição da Paris Filmes e apresentação da Brasilprev Seguros e Previdência S.A.

Compartilhe:

  • 0 medalha