Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cobertura Veneza

09 Setembro 2024 | Yuri Codogno

Brasileiro "Ainda Estou Aqui" leva prêmio de Melhor Roteiro em Veneza; confira todos os vencedores

Filme de Pedro Almodóvar vence o Leão de Ouro, prêmio principal do Festival

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A 81ª edição do Festival de Veneza se encerrou no último sábado (7) e premiou Ainda Estou Aqui (Sony), filme de Walter Salles, como o melhor roteiro da competição. Já o Leão de Ouro, principal troféu da cerimônia, ficou com The Room Next Door, dirigido pelo espanhol Pedro Almodóvar. 

Publicidade fechar X

Ainda Estou Aqui é inspirado na história real da brasileira Eunice Paiva, que passou 40 anos procurando a verdade sobre seu marido desaparecido durante a Ditadura Militar. As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, ambas ovacionadas em Veneza, interpretam Eunice em diferentes idades. "O prêmio de Melhor Roteiro abraça todo um filme, porque um roteiro é a sua argamassa. Nele, o Festival reconhece o trabalho desses roteiristas tão talentosos que são Murilo Hauser e Heitor Lorega, o livro incrível de Marcelo Rubens Paiva, a história de Eunice, Rubens e de seus filhos e o nosso desejo de contá-la no cinema. É, portanto, um prêmio de uma grande importância simbólica", disse Walter Salles.

Desta forma, o Brasil quebrou um tabu de 43 anos sem ganhar um troféu na seleção oficial no festival italiano. A última vez foi em 1981, quando Eles Não Usam Black-Tie, de Leon Hirszman, levou como prêmio especial do júri. No total, Ainda Estou Aqui foi apenas o sétimo filme brasileiro a concorrer pelo Leão de Ouro - os outros selecionados podem ser conferidos aqui.

Já o principal vencedor de 2024, The Room Next Door é o primeiro longa-metragem em inglês de Pedro Almodóvar, que destacou em seu discurso: “Gostaria de dedicá-lo à minha família, que está aqui agora. Este filme é meu primeiro em inglês, mas o espírito é espanhol”.

Seu filme é uma adaptação do romance de Sigrid Nunez, What Are You Going Through, e segue uma escritora best-seller Ingrid (interpretada por Julianne Moore) e a amiga Martha (Tilda Swinton) reacendendo sua amizade após perderem contato. Enquanto mergulham em memórias do passado, Martha, que luta contra um câncer terminal, pede a Ingrid que esteja no quarto ao lado quando ela tomar uma pílula de eutanásia.

Na atuação, os prêmios foram para Vincent Lindon, por The Quiet Son, e Nicole Kidman, por Babygirl. Mas a atriz não pode comparecer à premiação, visto que recebeu a notícia do falecimento de sua mãe em meio ao Festival, com o prêmio entregue à diretora Halina Reijn, que representou Nicole Kidman na cerimônia.

Confira todos os vencedores:

  • - Leão de Ouro de Melhor Filme: The Room Next Door, de Pedro Almodóvar
  • - Leão de Prata de Melhor Diretor: Brady Corbet, por The Brutalist
  • - Grande Prêmio do Júri: Vermiglio, de Maura Delpero
  • - Prêmio Especial do Júri: April, de Dea Kulumbegashvili
  • - Atriz: Nicole Kidman, por Babygirl
  • - Ator: Vincent Lindon, por The Quiet Son
  • - Roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega, por Ainda Estou Aqui
  • - Prêmio Marcello Mastroianni (atuação iniciante): Paul Kircher, por And their Children After Them

Compartilhe:

  • 0 medalha