01 Agosto 2024 | Renata Vomero
Com menos títulos entrando em cartaz, Brasil ganha força na programação
Quatro filmes estreiam nos cinemas e filmes brasileiros ganham relançamento
Compartilhe:
A semana não tem nenhum blockbuster entrando em cena, mas conta com boas novidades e um momento de muito destaque para o cinema nacional, que estreia com duas produções e ganha reexibições nos cinemas.
Publicidade fechar X
Os relançamentos brasileiros chegam na esteira da publicação da Instrução Normativa da Cota de Tela pela Ancine na última semana. Com isso, voltam aos cinemas produções de sucesso para o público rever ou ter a chance de aproveitar na tela grande, os confirmados até agora são: Minha Irmã e Eu (Downtown/Paris), Tô de Graça (Downtown/Paris), Morando com o Crush (Downtown/Paris), Bandida – A Número Um (Downtown/Paris), De Repente, Miss! (Elo) e Meu Sangue Ferve Por Você (Manequim).
Estranho Caminho, novo filme do diretor Guto Parente, premiado em diversos festivais de cinema, estreia nesta quinta-feira (1) nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Porto Alegre, Recife, Vitória, Maceió, Londrina, Poços de Caldas e Afogados da Ingazeira.
Com produção da Tardo Filmes e distribuição da Embaúba Filmes, o drama tem percorrido uma bela trajetória em festivais, tendo vencido os Prêmios de Melhor Roteiro (Guto Parente) e Melhor Ator Coadjuvante para o ator mineiro Carlos Francisco no Festival do Rio, Prêmio de Melhor Filme da Mostra Autorias da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, além de ter sido o grande destaque brasileiro no Festival de Tribeca.
No Festival de Tribeca, onde o filme teve sua première mundial como único longa brasileiro na competição internacional, ganhou todos os prêmios que disputou: Melhor Filme, Melhor Roteiro para Guto Parente, Melhor Fotografia para Linga Acácio e Melhor Performance para Carlos Francisco.
Estranho Caminho é um drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.
Também estreia Filho de Boi (Olhar Distribuição), de Haroldo Borges, O filme já teve sua world première no Festival de Busan (Coreia do Sul), um dos maiores festivais do continente asiático, e passou também por festivais como o FICG - Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), onde recebeu o Prêmio Film4Climate de pós-produção, e o Festival de Málaga (Espanha), onde recebeu o Prêmio do Público. Aqui no Brasil, ele já foi exibido em festivais na Bahia, São Paulo e Minas Gerais. Filho de Boi, em sua produção, tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado.
O filme conta a história de João, um menino tímido de 13 anos que mora no sertão baiano. O vínculo com seu pai foi rompido e ele não tem amigos. Quando um pequeno circo chega à cidade buscando um novo palhaço, ele vê a oportunidade perfeita para fugir dali.
Estreia também Tuesday – O Último Abraço. Com direção e roteiro da estreante Daina O. Pusić, a produção é um conto de fadas lúdico que retrata a difícil jornada de uma mãe (Julia Louis-Dreyfus) e sua filha adolescente (Lola Petticrew) ao confrontarem a morte – que se apresenta através de um surpreendente pássaro falante. De forma sensível, o filme busca encontrar resiliência no inesperado.
Produzido pela A24, BBC Film e BFI Films, o longa conta com assinatura de Helen Gladders, Ivana MacKinnon e Oliver Roskill. O elenco traz Julia Louis-Dreyfus, Lola Petticrew, Arinzé Kene, Leah Harvey, Ellie James, Taru Devani e Jay Simpson. A distribuição nacional é da Paris Filmes.
Nesta quinta-feira, a Imagem Filmes lançará O Exorcismo, longa de terror protagonizado por Russell Crowe. Além do ator neozelandês vencedor do Oscar por seu trabalho em Gladiador (2000), o título também conta com a estrela da franquia Avatar, Sam Worthington, e com Adam Goldberg e Chloe Bailey no elenco.
Compartilhe:
- 0 medalha