10 Julho 2024 | Redação
52º Festival de Cinema de Gramado anuncia seleção de filmes das mostras competitivas
Evento acontecerá entre os dias 9 e 17 de agosto e contará com exibição de "Motel Destino" na abertura
Compartilhe:
A organização do Festival de Cinema de Gramado divulgou na manhã de ontem (9) os filmes selecionados para as mostras competitivas desta 52ª edição. São ao todo sete Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Gaúchos e 16 Curtas-Metragens Gaúchos. No total foram mais de mil títulos inscritos e analisados pelas curadorias e comissões de seleção até se chegar aos selecionados. Vale destacar que entre os sete longas brasileiros em competição, quatro foram dirigidos por mulheres.
Publicidade fechar X
Mais uma vez, como tem se tornado uma tendência nos últimos anos, o Festival de Cinema de Gramado priorizou a diversidade e o ineditismo em sua seleção. Dentre os longas brasileiros, as sete produções terão premiére brasileira em Gramado. A lista conta com uma representação da diversidade do audiovisual brasileiro, trazendo visões de realizadores e realizadoras do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. Vale ressaltar a pluralidade dos gêneros, englobando drama, ficção, comédia e documentários, além da força do olhar feminino.
Os Longas-Metragens Brasileiros serão exibidos presencialmente em Gramado, entre os dias 10 e 16 de agosto, no tradicional Palácio dos Festivais, e o filme de abertura será Motel Destino, do diretor Karim Aïnouz, na noite do dia 9 de agosto, fora de competição. O thriller erótico que realizou sua première mundial na competição oficial do Festival de Cannes deste ano chegará aos cinemas no dia 22 do mesmo mês.
No total, serão entregues 33 Kikitos e 11 troféus Assembleia Legislativa, além das tradicionais homenagens com os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado entregará, ainda, três Prêmios O Futuro nos Une e o Troféu Leonardo Machado, além do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa.
"Será muito mais democrático, com uma participação mais intensa de todos. Realizaremos mais uma vez um grande festival, como Gramado merece", destacou Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, durante encontro com jornalistas presentes no local.
Marcos Santuario, curador do festival, destacou o árduo trabalho que teve ao lado do ator e diretor Caio Blat na seleção dos filmes. "A qualidade dos filmes é grande e isso não é novidade para nós. As inscrições dos filmes para Gramado demonstram esse padrão já há vários anos, atestando o desejo dos grandes e novos realizadores de apresentar seus filmes aqui, como primeira tela no Brasil. Isso nos honra, nos desafia e também nos alegra em saber como o festival se mantém importante no universo cinematográfico nacional e acaba sendo a possibilidade de conhecer esses potentes e talentosos realizadores e realizadoras com suas novas produções. Gramado é um festival onde os filmes nascem, em suas telas e seus debates. E esse ano não vai ser diferente".
Na edição deste ano, o ator, diretor, roteirista e autor Matheus Nachtergaele, que foi eternizado na Calçada da Fama da cidade no ano passado durante a 51ª edição do Festival de Gramado, receberá o Troféu Oscarito. Outros homenageados do festival serão Mariëtte Rissenbeek e Jorge Furtado, que serão condecorados com o Kikito de Cristal e Eduardo Abelin, respectivamente.
Além das premiações, homenagens e disputas nas mostras competitivas, o 52º Festival de Cinema de Gramado exibirá o primeiro episódio da série Cidade de Deus: A Luta Não Para, de maneira hors concours. Com produção da O2 Filmes, a nova série HBO Original é uma continuação adaptada da obra literária de Paulo Lins, e retrata a história de seus personagens tendo como ponto de partida o trabalho fotográfico de Buscapé no início dos anos 2000. Outro ponto alto do evento será a premiére mundial da nova produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes, em exibição hors concours. Virginia e Adelaide tem roteiro assinado por Jorge Furtado, que divide a direção com Yasmin Thayná.
Por fim, o festival também abrirá espaço para o Conexões Gramado Film Market pelo oitavo ano, onde ocorrerão palestras, workshops e rodadas de negócios voltados ao mercado audiovisual, e a organização também anunciou que na próxima semana serão realizados encontros em São Paulo e no Rio de Janeiro apresentar a 52ª edição à imprensa, realizadores e parceiros. Os encontros acontecerão no dia 17 de julho, no Hotel Laghetto Stillo, em São Paulo, e no dia 18 de julho no Hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro.
Os longas brasileiros selecionados foram: Barba Ensopada de Sangue, de Aly Muritiba; Cidade; Campo, de Juliana Rojas; Estômago 2: O Poderoso Chef, de Marcos Jorge; Filhos do Mangue, de Eliane Caffé; O Clube das Mulheres de Negócios, de Anna Muylaert; Oeste Outra Vez, de Erico Rassi; e Pasárgada, de Dira Paes.
Também vale destacar que um dos destaques da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado será a Globo Filmes, que terá cinco coproduções em exibição: Motel Destino, O Clube das Mulheres de Negócios, Pasárgada, Cidade; Campo e Virgínia e Adelaide. Além disso, a Globo Filmes também vai apoiar a sessão infantil do Festival, assim como a Mostra Cinema nos Bairros, ação de formação de plateia com 5 sessões gratuitas e descentralizadas em Gramado.
Confira a lista completa dos filmes selecionados:
Longas-Metragens Brasileiros (LMB):
- BARBA ENSOPADA DE SANGUE | São Paulo - Direção: Aly Muritiba
- CIDADE; CAMPO | Mato Grosso do Sul e São Paulo - Direção: Juliana Rojas
- ESTÔMAGO 2: O PODEROSO CHEF | Paraná - Direção: Marcos Jorge
- FILHOS DO MANGUE | Rio Grande do Norte - Direção: Eliane Caffé
- O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS | São Paulo - Direção: Anna Muylaert
- OESTE OUTRA VEZ | Goiás - Direção: Erico Rassi
- PASÁRGADA | Rio de Janeiro - Direção: Dira Paes
Longas-Metragens Gaúchos (LMG):
- ATÉ QUE A MÚSICA PARE | Antônio Prado, Nova Roma do Sul, Nova Bassano e Veranópolis - Direção: Cristiane Oliveira
- A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO | São Miguel das Missões - Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
- INFINIMUNDO | Lajeado, Santa Cruz do Sul e Sinimbu - Direção: Bruno Martins e Diego Müller
- MEMÓRIAS DE UM ESCLEROSADO | Porto Alegre - Direção: Thais Fernandes e Rafael Corrêa
- UM CORPO SÓ | Porto Alegre - Direção: Cacá Nazario
Curtas-Metragens Gaúchos (CMG):
- A UM GOLE DA ETERNIDADE | Novo Hamburgo - Direção: Camila de Moraes e Paulo Ricardo de Moraes
- NATAL | Santa Maria - Direção: Alan Orlando
- PASTRANA | Novo Hamburgo - Direção: Melissa Brogni e Gabriel Motta
- CASSINO | Rio Grande - Direção: Gianluca Cozza
- ZAGÊRO | Bagé e Porto Alegre - Direção: Victor Di Marco e Márcio Picoli
- JANEIRO | Porto Alegre - Direção: Boca Migotto
- CORRENTEZA | Porto Alegre - Direção: Diego Müller e Pablo Müller
- NÃO TEM MAR NESSA CIDADE | Pelotas - Direção: Manu Zilveti
- CHIBO | Tiradentes do Sul - Direção: Gabriela Poester e Henrique Lahude
- FLOR | Esteio - Direção: Joana Bernardes
- VIAGEM PARA SALVADOR | São Leopoldo e Porto Alegre - Direção: João Pedro Fiuza
- POSSO CONTAR NOS DEDOS | Pelotas - Direção: Victória Kaminski
- ENTREGA | Porto Alegre - Direção: Luiz Azambuja e Pedro Presser
- NOZ PECÃ | Itaqui e Porto Alegre - Direção: Aline Gutierres
- ESTÁ TUDO BEM | Porto Alegre - Direção: Rodrigo Herzog
- ENVERGO MAS NÃO QUEBRO | Porto Alegre - Direção: Tatiana Sager
Compartilhe:
- 0 medalha