Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cinema nacional

02 Julho 2024 | Redação

Após passagem por Cannes, "Motel Destino" abrirá o Festival de Gramado em agosto

Filme será exibido em 9 de agosto na cidade gaúcha, antes de sua entrada no circuito comercial no dia 22 do mesmo mês

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Depois de realizar sua première mundial na competição oficial do Festival de Cannes deste ano, Motel Destino, do diretor Karim Aïnouz, também já tem data marcada para se encontrar com o público brasileiro. No dia 9 de agosto o thriller erótico estrelado por Fabio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha abrirá o Festival de Gramado, antecipando a sua estreia no circuito de cinemas do país, confirmada para o dia 22 do mesmo mês.



Motel Destino é o oitavo filme de ficção de Aïnouz e chegará ao festival gaúcho após grande repercussão e reverência na França. A produção se passa numa beira de estrada do litoral cearense, onde o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

O erotismo, aliás, é elemento recorrente na filmografia do diretor e, na nova produção, as cores fortes e vibrantes dão a tônica visual-narrativa da nova obra, o primeiro projeto do diretor rodado inteiramente no Ceará desde O Céu de Suely (2006).  O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao filme é, segundo ele, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.

"Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. Motel Destino é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola", resumiu Aïnouz.

O filme é uma produção da Cinema Inflamável e Gullane, coproduzido internacionalmente pela francesa Maneki Films e pela alemã The Match Factory, em associação com Brouhaha Entertainment e Written Rock Films (UK).  O filme também é coproduzido por Globo Filmes, Telecine e Canal Brasil e conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e investimento do Fundo Setorial Audiovisual e apoio institucional da ANCINE. No Brasil, o filme será distribuído pela Pandora Filmes e co-distribuido pela Gullane+, enquanto The Match Factory responde pelas vendas internacionais.

Sobre a oportunidade de abrir o Festival de Gramado, Aïnouz destacou a felicidade em estar voltando ao Brasil e, sobretudo, ao Ceará. "É uma grande alegria apresentar Motel Destino em Gramado. Depois de tantos anos longe do Brasil, ainda mais tempo longe do Ceará, colocar esse filme no mundo é, para mim, uma felicidade imensa. Os últimos anos foram muito difíceis, em que sobrevivemos a uma pandemia e um governo fascista. Motel Destino é uma ode ao desejo como motor da vida", celebrou.

Após a estreia de Motel Destino, ainda no segundo semestre de 2024, o diretor irá iniciar as filmagens de Rosebushpruning, o seu segundo longa em inglês. Antes, rodou Firebrand, exibido em Cannes no ano passado, e que conta com Alicia Vikander e Jude Law no elenco. Outras obras de Aïnouz que foram rodadas fora do Brasil são Marinheiro das Montanhas e Nardjes A. na Argélia, Aeroporto Central em Berlim, e Praia do Futuro, com filmagens divididas entre Brasil e Alemanha.

Compartilhe:

  • 1 medalha