08 Maio 2024 | Yuri Codogno
Em apenas quatro meses de 2024, Diamond Films Brasil supera sua arrecadação de 2023: "Ansioso para o que está por vir"
Portal Exibidor conversou com Vinicius Pagin, diretor-geral da distribuidora
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O primeiro semestre do ano de 2024, como já era esperado, vem apresentando grandes desafios para os exibidores de todo o mundo. É bem verdade que, graças às produções nacionais, que vivem seu melhor momento desde 2020, nosso país vem encarando a falta de blockbusters de cabeça erguida. Mas quem também se destaca é a Diamond Films Brasil, que trabalhando quase que exclusivamente com produções internacionais independentes, em apenas quatro meses do ano conseguiu superar seus resultados de 2023.
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O Portal Exibidor conversou com Vinicius Pagin, diretor-geral da distribuidora no Brasil, que está comemorando um ano no cargo e aproveitou para falar do atual sucesso da Diamond Films e também do planejamento da empresa até o final de 2024.
Sobre o ótimo momento, Pagin diz acreditar em alguns fatores fundamentais: “Tudo começa com um grande trabalho de aquisições da nossa matriz, a empresa está muito atenta aos projetos disponíveis e trabalhando ativamente para encontrar os melhores filmes no mercado. Em seguida, acredito muito em um pouco de ousadia no tamanho dos nossos investimentos de marketing. Ano passado, prometi que em 2024 teríamos pelo menos cinco filmes entre os maiores investimentos da história da empresa. Estamos cumprindo essa meta e ainda é maio. Não temos medo de tentar popularizar um Ferrari ou um Uma Vida – A História de Nicholas Winton. Apostamos forte em filmes de prestígio como Anatomia de Uma Queda e Zona de Interesse e definitivamente ousamos com Guerra Civil e agora em Imaculada”.
Os resultados obtidos, aliás, se conectam diretamente com o novo plano de marketing da empresa, como contou o próprio Cassiano Quirino, diretor de marketing da Diamond Films, durante a apresentação de Guerra Civil, em março deste ano.
Guerra Civil, vale citar, já superou os 800 mil espectadores no Brasil, com uma ótima chance de chegar a um milhão de público no acumulado nas próximas semanas. Até o momento, o filme é o principal lançamento da Diamond neste ano, que, considerando todos seus títulos de 2024, soma mais de R$ 50 milhões em ingressos vendidos, bastante acima dos R$ 41,4 milhões arrecadados em todo o ano de 2023. Considerando entre 1 de janeiro a 25 de abril de ambos os anos, o crescimento foi de 275%, enquanto o mercado nacional caiu 9% no período.
Sozinho, Guerra Civil é responsável por quase R$ 19 milhões - ou seja, 38% dos R$ 50 milhões arrecadados em quatro meses.
Mas mesmo enaltecendo o ótimo trabalho de sua equipe, Pagin faz questão de lembrar que os ótimos números só são possíveis graças aos exibidores: “Sem nossos parceiros, nada disso seria possível e é a confiança deles, aliada ao nosso trabalho cuidadoso de programação, que nos ajudou a alcançar estes primeiros resultados muito positivos em 2024. Abril foi um excelente mês para nós, mas infelizmente em um mercado que sofreu bastante. Ficamos felizes em ter contribuído para que os resultados fossem melhores. Nossa expectativa é que possamos continuar contribuindo com os exibidores para meses melhores adiante”.
Em abril, Vinicius Pagin completou um ano à frente da Diamond Films e comemora o fato de estar celebrando isso junto ao sucesso de Guerra Civil. O Brasil, aliás, foi o único país fora dos EUA em que o filme ficou duas semanas seguidas na liderança das bilheterias, algo notável especialmente por ser uma produção 18+. Com isso, Guerra Civil se tornou a segunda melhor bilheteria da história da Diamond, ultrapassando Fale Comigo (2023) e ficando atrás apenas de Órfã 2: A Origem (2022), que fez mais de dois milhões de público.
“É o começo de um trabalho. Estamos em fase de desenvolvimento. Estou ansioso para o que está por vir, com tudo o que temos nos planos para os próximos anos. Há muito para evoluir, um público para trazer para os cinemas, mas temos uma nova geração de consumidores ávidos por conteúdo original e nós temos muito para contribuir neste mercado. Resultados como este nos encorajam muito, pois são fruto de um ambiente leve, com muito trabalho, mas com um time muito bom e que adora o que faz. Estamos trabalhando em um ambiente que nos permite testar e aprender, o que nos ajuda a evoluir”, destacou Pagin.
Sobre esse novo momento da Diamond Films, a empresa entende que, para um bom filme funcionar, precisa de uma boa campanha e uma boa marcação nos cinemas. Um exemplo foi o próprio Fale Comigo, considerado um grande case de sucesso para a Diamond Films na América Latina, enquanto em outros mercados, como a Europa, não causou o mesmo efeito. Segundo o executivo, “isso é fruto de um trabalho forte de divulgação e de um mercado exibidor nos apoiando na marcação dos filmes para complementar a oferta dos cinemas”.
A Diamond, até ano passado, era conhecida por trabalhar com filmes pontuais e que geralmente recebiam espaço nas principais premiações de cinema. Mas desde que o Pagin assumiu como diretor-geral, a empresa expandiu sua oferta de conteúdos para também trabalhar com mais produções populares, aumentando seu market share e ocupando mais espaço no mercado.
“Filmes originais são mais desafiadores para vender, então precisamos encontrar alternativas para que nossos investimentos tenham os melhores resultados. Para isso, passamos a entender nosso line-up como um portfólio, onde o sucesso de um filme ajuda no desempenho do próximo. Também separamos nossos filmes em categorias por interesse do público final, assim temos melhores capacidades de usar os aprendizados de um filme para o sucesso do próximo”, explicou Pagin.
Em 2024, a Diamond lançou 11 filmes no Brasil que demonstram esse novo posicionamento. Como de costume, há os filmes considerados para premiações, casos de Segredos de um Escândalo, Anatomia de uma Queda e Zona de Interesse, todos indicados ao Oscar. Mas também colocou em cartaz produções com mais apelo popular, como Dogman, Beekeeper, Ferrari, Desespero Profundo, A História de Nicholas Winton e Uma Prova de Coragem, além, claro, de Guerra Civil, um filme popular com ares de premiação.
Para o resto do ano, a empresa já tem 16 lançamentos com datas definidas, além de outros filmes no radar para confirmarem suas estreias. Pagin destacou alguns: “Estávamos com saudades de trabalhar com o gênero terror e teremos dois dos melhores do ano vindo aí em breve. Imaculada vai chocar muita gente agora em 30 de maio e em julho vamos apresentar ao público brasileiro o filme de terror mais bem avaliado do ano: Entrevista com o Demônio estreia no dia 4 de julho e é um dos filmes mais originais do gênero dos últimos anos. Em agosto, teremos Vínculo Mortal, um suspense psicológico na linha de Seven (1995) e O Colecionador de Ossos (1999), com o Nicolas Cage fazendo um papel memorável”.
O executivo também ressaltou Assassino por Acaso como o programa de casal perfeito, além de Meu Filho, Nosso Mundo, com Robert De Niro no elenco, para o dia dos pais. Mas é possível apontar outros importantes lançamentos, como Fúria Primitiva, que estreia no próximo dia 23. “Já de olho nas premiações do ano que vem, destaco Conclave que conta os bastidores da eleição de um novo papa e todo o jogo político por trás dessa grande decisão, previsto para novembro. E, ainda sem data definida, mas previsto para o segundo semestre, temos o polêmico filme sobre Donald Trump, The Apprendice, que está na seleção oficial de Cannes este ano”, finalizou Pagin.
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