06 Maio 2024 | Redação
"Garfield" e sua "onda laranja" reinam absolutos na bilheteria nacional, mas público geral é 2º pior do ano
Filme da Sony bateu o recorde de maior abertura de 2024, mas exibidores amargam terceira semana seguida abaixo das expectativas no Brasil
Compartilhe:
A Sony prometeu uma "onda laranja" invadindo os cinemas brasileiros e realmente entregou! Garfield: Fora de Casa deixou a preguiça de lado e se tornou o maior dia de abertura de 2024 no Brasil. Mas, apesar dos 326,25 mil ingressos vendidos durante o final de semana, o Brasil amargou seu segundo pior público de 2024 com apenas 867,24 mil espectadores. Um alerta para o momento é que os três piores públicos do ano foram registrados nos três últimos finais de semana. Os dados são da Comscore.
Publicidade fechar X
Em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor, Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony, destacou que o Brasil está entre os TOP 5 países com maior fandom de Garfield no mundo e que, por isso, foram pensadas estratégias para fazer o filme viralizar e ganhar as ruas do país. O resultado foi positivo e, apesar do desempenho geral ter sido fraco, também houve outros destaques nas salas escuras do país.
O Dublê (Universal) também fez sua abertura e, mesmo com um resultado abaixo das expectativas, foi a única produção que acompanhou Garfield ao superar a barreira dos 100 mil espectadores, com um público total de 129,51 mil. Além disso, Férias Trocadas (Downtown/Paris) manteve a toada de 2024 e colocou um filme nacional no ranking dos mais assistidos e a reexibição de Stars Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma (Disney), em comemoração aos 25 anos de sua estreia, também figurou entre os maiores públicos. Um último destaque dos cinemas brasileiros foi Kung Fu Panda 4 (Universal), que superou a marca de 2 milhões de espectadores no acumulado, chegando a 2,12 milhões.
Na América do Norte, O Dublê liderou com folga e foi a única produção a ultrapassar a marca de US$ 10 milhões em arrecadação, mas ainda assim ficou um pouco abaixo das projeções iniciais. As estimativas menos otimistas previam uma abertura de pelo menos US$ 30 milhões durante o final de semana, mas o filme estrelado por Ryan Gosling e Emily Blunt conseguiu fazer "apenas" 28,5 milhões até o final do domingo. Para se ter uma ideia da decepção dos exibidores da América do Norte com a abertura de O Dublê, em 2023 e 2022 Guardiões da Galáxia: Volume 3 (Disney) e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Disney) arrecadaram respectivamente US$ 118,4 milhões e US$ 187,4 milhões em suas aberturas nos mesmos finais de semana de maio.
Assim como no Brasil, a reexibição de Star Wars também desempenhou relativamente bem no mercado doméstico, conseguindo o segundo lugar no ranking dos filmes mais assistidos. Além dos dois filmes citados, o terror O Tarô da Morte (Sony) também fez sua estreia nesta cine-semana e conseguiu um lugar entre os filmes mais assistidos. Vale destacar que Garfield ainda não fez sua estreia na América do Norte.
Globalmente o grande destaque foi O Dublê, que arrecadou US$ 53,87 milhões e chegou ao acumulado de US$ 65,4 milhões desde sua estreia, tendo em vista que o filme já havia entrado em cartaz em alguns territórios. Mas, o que chamou a atenção foi uma dominância do cinema asiático. Entre os 10 filmes mais assistidos figuraram três produções da China, que inclusive dominaram o pódio global, uma japonesa e outra da Coréia do Sul, ou seja, metade do TOP 10 foi composto por, filmes da região.
Brasil
No Brasil os exibidores estão com dificuldades para retomar o bom momento dos primeiros meses do ano. O público total foi de apenas 867,24 mil, configurando o segundo pior de 2024. Um ponto que chama a atenção é o fato de os três piores públicos do ano terem sido registrados justamente nos últimos três finais de semana, com 699,27 mil espectadores no último e 878,3 mil no penúltimo.
Como dito anteriormente, Garfield reinou absoluto nas telonas e levou 326,25 mil pessoas ao cinema e, contando com o público das sessões de pré-estreia, o filme já acumula 540, mil espectadores no Brasil. O Dublê foi a segunda produção que levou mais pessoas para as salas escuras em sua abertura e fechou o final de semana com um total de 129,51 mil de público. Por fim, fechando o pódio, aparece Guerra Civil (Diamond), estrelado por Wagner Moura, que fechou o final de semana levando 94,84 mil pessoas para as salas escuras.
Na sequência aparece uma produção nacional, Férias Trocadas conseguiu 51,17 mil espectadores em sua abertura e manteve a sequência de produções nacionais emplacarem pelo menos um filme entre os mais assistidos no final de semana. O filme foi seguido de perto pelos episódios 3 e 4 da 4ª temporada da série The Chosen - Os Escolhidos e pelo velho conhecido Godzilla e Kong: O Novo Império (Sato Company), que conseguiram públicos de 47,94 mil e 42,46 mil espectadores respectivamente.
Completando o ranking brasileiro aparecem a reexibição de Star Wars (33,25 mil), Rivais (Warner) (28,56 mil), a abertura de A Teia (Imagem Filmes) (23,49 mil) e Kung Fu Panda 4 (21,24 mil).
América do Norte
Na América do Norte, sem a concorrência de Garfield, O Dublê não encontrou rivais à altura. A produção liderou a bilheteria doméstica ao arrecadar US$ 28,5 milhões, mas ficou abaixo das projeções menos otimistas, que previam uma arrecadação de ao menos US$ 30 milhões. O filme teve um orçamento de US$ 130 milhões e, levando isso em consideração, o resultado se torna ainda mais decepcionante.
O ano de 2024 está longe de ser considerado um sonho para os exibidores da América do Norte e o final de semana comprovou o momento delicado, com nenhuma outra produção conseguindo arrecadar mais de US$ 10 milhões durante o final de semana. O pódio dos filmes mais assistidos ainda contou com a reexibição de Star Wars (US$ 8,08 milhões) e Rivais (7,64 milhões).
Na sequência aparecem a abertura de O Tarô da Morte (US$ 6,5 milhões), Godzilla e Kong (US$ 4,5 milhões), Guerra Civil (US$ 3,55 milhões), Unsung Hero (US$ 3 milhões), que ainda não tem distribuidora no Brasil, Kung Fu Panda 4 (US$ 2,4 milhões), o terror da Universal, Abigail (US$ 2,3 milhões), e Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (US$ 1,8 milhão), da Sony.
Global
Com Garfield ainda não tendo feito sua estreia no mercado doméstico, O Dublê não encontrou concorrência à altura na bilheteria global e reinou absoluto ao arrecadar US$ 53,87 milhões. A falta de outro grande lançamento de Hollywood, inclusive, deixou uma brecha para o cinema chinês completar o pódio com duas produções. The Last Frenzy e Formed Police Unit conseguiram uma bilheteria de US$ 29,68 milhões e US$ 23,82 milhões respectivamente.
Na sequência, e muito próximo, aparece outra produção chinesa com Twilight of The Warriors: Walled In, que arrecadou US$ 22,2 milhões. Na quinta posição, ainda sem fazer sua abertura "em casa", Garfield conseguiu US$ 22 milhões em todo o mundo.
Na sequência, sem nenhuma grande surpresa ou destaque aparecem Rivais (US$ 15,14 milhões), a reexibição de Star Wars (US$ 14,48 milhões), Godzilla e Kong (US$ 14,3 milhões), o sul-coreano The Roundup: Punishment (US$ 14,18 milhões) e a animação japonesa da Sony, Spy x Family Código: Branco (US$ 13,86 milhões).
Compartilhe:
- 0 medalha