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26 Abril 2024 | Renata Vomero

Perto da estreia de "Garfield: Fora de Casa", Sony prepara "onda laranja" para invadir os cinemas

Longa do gato mais querido da cultura pop estreia em 1º de maio; confira entrevista exclusiva com Camila Pacheco

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(Foto: Divulgação)

Com a aproximação da estreia de Garfield: Fora de Casa, em 1º de maio, a Sony intensificou a campanha para o filme nesta reta final, entendendo seu potencial de alcance e aproveitando o início da temporada de verão, com aumento no fluxo de blockbusters e maior atenção do público.

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A distribuidora já havia apresentado sua campanha inicial aos exibidores em evento exclusivo, no qual o Portal Exibidor esteve presente e trouxe os detalhes apresentados.  Agora, Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony Pictures América Latina, recapitulou a campanha e trouxe mais novidades dessa fase final, em entrevista exclusiva ao Portal Exibidor. “Uma onda laranja vai invadir os cinemas”, destacou.

Voltando ao que já tinha sido apresentado, o foco da campanha está em um público bastante abrangente, tendo em vista que o personagem tem um reconhecimento de marca de 98% entre uma audiência que vai desde a criança até espectador mais maduro.  O Brasil está no TOP 5 principais mercados para esse personagem tão querido.

Para além da data estratégia a, afinal, nada melhor do que celebrar o gatinho preguiçoso entrando em cartaz em pleno feriado (ainda bem que não caiu em uma segunda-feira!), o título do filme remete a um outro herói da casa, Homem-Aranha – cujos filmes traziam essa analogia com estar fora de casa em seus títulos. Ou seja, a Sony está unindo aí duas paixões brasileiras nessa grande aposta de apego dos nossos espectadores.

“Outro ponto importante é que o filme aqui se chama Garfield: Fora de Casa (afinal, ele terá que salvar o mundo como um super-herói, mas claro do seu jeitinho tão peculiar de ser), o que além de reforçar que se trata de um produto de cinema, também nos ajudou a pensar em estratégias de comunicação que ganhem as ruas do Brasil”, comentou a executiva.

E mais, somando-se à campanha que já está rolando por todo o Brasil, envolvendo importantes parcerias e divulgação forte nas redes e no off-line, entram agora novidades que devem impactar diretamente o público.

A começar por uma exposição ao ar livre em São Paulo, que receberá oito estátuas do Garfield em pontos estratégicos da cidade e que tenham uma boa relação com o gato. Além disso, o personagem será o mais novo garoto propaganda do Metrô de São Paulo.  

A cereja do bolo (nhamy!) foi a participação de Garfield no programa da Ana Maria Braga para comerem juntos sua refeição favorita, a lasanha. Com direito a interação com seu amigo pet, Louro Mané, que ainda vestiu a camiseta “ODEIO SEGUNDA-FEIRA”.

Com a alta expectativa, a Sony também se prepara para entregar um ano de maior estabilidade após as greves de Hollywood com títulos como Venom – The Last Dance, É Assim que Acaba, Karate Kid, Como Vender a Lua e Wolfs.  

“A Sony continua trabalhando para oferecer produtos de qualidade para os mais variados públicos. Temos uma safra incrível ainda de produtos internacionais e nacionais para o segundo semestre”, finalizou

Confira a entrevista na íntegra com Camila Pacheco e entenda os detalhes da campanha de Garfield: Fora de Casa:

Vocês estão se preparando para lançar "Garfield" e iniciar essa temporada de Verão, quais pilares estão sendo os norteadores da estratégia de vocês para esse filme? 

O Brasil está entre os TOP 5 países com maior fandom de Garfield no mundo, com quase 98% de conhecimento da marca. Esses são dados de uma pesquisa recente que foi feita, e que nos encorajou muito a montar uma estratégia que fizesse jus a esse amor de “fã” brasileiro . Outro ponto importante é que o filme aqui se chama Garfield: Fora de Casa (afinal, ele terá que salvar o mundo como um super-herói, mas claro do seu jeitinho tão peculiar de ser), o que além de reforçar que trata-se de um produto de CINEMA, também nos ajudou a pensar em estratégias de comunicação que ganhem as ruas do Brasil.

“Garfield” pega tanto o público mais maduro e nostálgico do personagem, quanto as crianças e mais jovens. Nesse sentido, como a campanha de vocês contempla essa gama de audiência? 

A campanha é abrangente para justamente contemplar diversos targets já que realmente é um personagem que agrada a muitas audiências, porém através de uma linguagem própria e adequada a cada público. E há elementos novos no filme para todos. Por exemplo, pela primeira vez vamos conhecer o Bebê Garfield quando ele “adotou Jon” segundo palavras do próprio. Além de ser algo novo para os nostálgicos que nunca viram o Garfield bebezinho, é algo encantador e fofo para as crianças e jovens que estão em contato com o personagem pela primeira vez.

Estivemos no evento em que foi apresentada a campanha do filme, quais ações você destaca da estratégia adotada pela Sony e o que mais gostaria de complementar sobre a campanha e sobre as novidades que surgiram após o evento? 

Ah! Temos muitas novidades que não pudemos falar naquele dia, mas que agora podemos divulgar. Uma onda laranja vai invadir os cinemas:

A primeira é que São Paulo vai ganhar uma exposição ao ar livre do gato mais famoso do mundo para celebrar a chegada aos cinemas do filme. Oito pontos tradicionais da cidade terão sua própria estátua do Garfield, um grande apreciador da gastronomia, com uma comida típica da região. O projeto permite que turistas e paulistanos tenham a oportunidade de ver São Paulo em cena e de conhecer um pouco mais sobre cada local – todas as estátuas terão em sua base um QR code com curiosidades culturais e gastronômicas do bairro. As estátuas poderão ser encontradas nos seguintes pontos: Tomando um sorvete no Beco do Batman, pegando sua caneca de café no Conjunto Nacional, comendo um pastel no Parque Villa Lobos, segurando o icônico lanche de mortadela do Mercadão, devorando uma lasanha na Rua Avanhandava, garantindo seu pão na chapa de café da manhã no Metrô Itaquera, comendo um tradicional lamén na Liberdade e tomando seu lanchinho na hora do recreio no CEU Butantã.

Além disso, temos uma parceria inédita com o Metrô de São Paulo, que terá o Garfield como garoto propaganda. Todas as estações de metrô de São Paulo e todos os trens terão vídeos temáticos com o personagem mostrando como é legal pegar um metrô para se locomover pela cidade. É a primeira vez que o metrô faz esse tipo de parceria com um estúdio de cinema e de uma forma tão abrangente.

Tivemos também a querida Ana Maria Braga recebendo a visita desse gato comilão em seu programa. Nada melhor do que dividir uma Lasanha com ele. Louro Mané, que é amigo pet do gato, já entrou no clima do filme com uma camiseta ODEIO SEGUNDA-FEIRA no melhor estilo Garfield de ser.

Também teremos uma das maiores campanhas de midia exterior já feitas, que cobrirá todo o Brasil. Até um ônibus soltando cheirinho de queijo vai estar circulando pelas ruas, o cheiro preferido do nosso gato.

Sem falar nas promoções. Temos mais de 15 parceiros promocionais oficiais e mais de 20 licenciados com produtos Garfield divulgando a propriedade. Entre eles, podemos destacar campanhas como a do Hotel Hyatt no Rio de Janeiro que tem um quarto inteiramente tematico do personagem e receberá a visita de muitos influencers. Temos também campanhas com Go Coffe, Zissou colchões,  Burger King e claro, pela primeira vez, teremos uma LASANHA DO GARFIELD no Spoleto, uma das maiores redes de massas do Brasil entre outras ações. São parcerias fortes de cobertura nacional.

A Sony vem em 2024 com dois cases interessantes que denotam boas ferramentas para atrair o público aos cinemas: a força do Tiktok, com a trend forte que aconteceu na rede durante o lançamento de "Todos Menos Você"; e também a nostalgia, tão imbuída em "Ghostbusters" e em "Garfield", como você avalia esses dois elementos (Tiktok e Nostalgia) como ferramentas de marketing dos lançamentos neste momento da indústria? 

São dois elementos interessantíssimos  para a indústria do entretenimento e que de uma certa forma, ao meu ver, se complementam. Quem é nostálgico quer encontrar outras pessoas que compartilham do mesmo sentimento de algo importante que marcou a sua vida/infância. E o TikTok é uma enorme vitrine para encontrar pessoas com o mesmo interesse e afinidade. Para Garfield teremos uma das campanhas digitais mais legais com lentes temáticas, Stickers exclusivos que poderão ser compartilhados através das redes sociais, posts com referencia à cultura POP como uma homenagem ao novo álbum da Taylor Swift, entre outras surpresas laranjinhas...

Estamos iniciando a temporada de verão e ainda temos um segundo semestre completo pela frente, o que você destaca de apostas da distribuidora para os próximos meses e quais as expectativas para o ano, também considerando a ansiedade do mercado após as duas greves de Hollywood do ano passado? 

A Sony continua trabalhando para oferecer produtos de qualidade para os mais variados públicos. Temos uma safra incrível ainda de produtos internacionais e nacionais para o segundo semestre como os aguardados É Assim que Acaba, Venom – The Last Dance, Karate Kid e alguns novos títulos, como Como Vender a Lua (com Scarlett Johansson e Channing Tatum) e Wolfs com apenas Brad Pitt e George Clooney juntos novamente, entre outros que divulgaremos em breve.

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