29 Novembro 2023 | Gabryella Garcia
CCXP 23 comemora seus 10 anos com recorde de marcas e exibições exclusivas e inéditas
Com o encerramento das greves em Hollywood, estrelas internacionais vão marcar presença na maior convenção de cultura pop da América Latina para promoverem suas produções
Compartilhe:
A CCXP, a Comic Con Experience, maior convenção de cultura pop da América Latina, chega aos dez anos em 2023 e dará seu pontapé inicial a partir desta quinta-feira (30), em São Paulo. O evento acontecerá entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro no São Paulo Expo, mas o esquenta, com a Spoiler Night, já começa hoje (29) para convidados, imprensa e fãs com credenciais especiais. Nesta edição comemorativa de uma década, a CCXP prepara uma série de surpresas para os participantes, com experiências imersivas e também celebra seu recorde de presenças de marcas, com 105 no total. A homenageada da edição será Xuxa, a rainha dos baixinhos.
Publicidade fechar X
Em 2023, o evento contará com mais de 19 empresas parceiras de conteúdos, ou Content Partners, que são as plataformas de streaming e estúdios. Entre elas estão Amazon Prime, Apple TV+, Crunchyroll, Globoplay, H2O Films, HBO Max, Imagem Filmes, Mauricio de Sousa Produções, Disney, Netflix, Paramount+, Paris Filmes, Sony, Warner e Universal. A edição de 10 anos, inclusive, contará com a presença de alguns convidados que fizeram parte da história do evento, como Lana Parrilla e Anthony Daniels, que é o C3PO da saga original de Star Wars e virá ao Brasil pela primeira vez. Além disso, também vale destacar que a CCXP realiza cada vez mais eventos fora de São Paulo, como a CCXP Tour, em Recife (PE), e a CCXP Cologne, na cidade de Colônia, na Alemanha, e agora se prepara para invadir o México no ano que com sua primeira edição no país.
Em franca expansão e como prova disso, a CCXP 23 contará com a maior ativação de uma marca já feita em sua história. A Warner, em parceria com a Warner Bros. Discovery, preparou a maior ativação de uma marca no mundo em uma área com 1.350 m². O estúdio, inclusive, irá contar com as presenças de Zendaya, Timothée Chalamet, Austin Butler e Florence Pugh além do diretor Denis Villeneuve para falar de Duna: Parte 2; Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e o diretor George Miller, de Furiosa, derivado de Mad Max, e Jason Momoa, Patrick Wilson e James Wan, de Aquaman 2: O Reino Perdido.
A greve histórica dos atores em Hollywood, que durou 118 dias e se encerrou no último dia 8 de novembro, causou certo temor de que os principais astros do cinema e da televisão não pudessem participar do evento e, até por isso, a Disney, por exemplo, não anunciou convidados internacionais, preferindo divulgar suas produções brasileiras. Em entrevista ao Meio & Mensagem, inclusive, Roberto Fabri, VP de Conteúdo e Marca da CCXP, falou que os estúdios nunca deixaram de acreditar no evento, apesar das dificuldades causadas pelas mudanças nos calendários de lançamentos.
"Mesmo com a greve de atores, muitos estúdios continuaram acreditando que era possível fazer uma CCXP com atores. Mesmo com a greve de atores, que, sim, atrapalhou alguns planos, mas a maior parte dos estúdios acreditaram e estão conosco de maneira sólida. Esse ano foi muito maluco por causa da greve. Quando o calendário de filmes anda, também andamos junto. Se um filme que ia lançar em janeiro fica para novembro do outro ano, essa janela de conteúdo também anda e temos que ir atrás de um novo conteúdo", disse.
E, por falar em greve de Hollywood, produções nacionais também buscam se aproveitar do momento de escassez de grandes lançamentos para fazer sucesso. A CCXP 23, por exemplo, contará com a presença do elenco de Mamonas Assassinas: O Filme (Imagem Filmes) que chegará aos cinemas no dia 28 de dezembro. A produtora do longa, Walkiria Barbosa, falou com exclusividade à Exibidor sobre as expectativas para o evento.
"Ficamos muito felizes com o convite porque sempre soubemos que Mamonas Assassinas é um ícone da cultura pop do Brasil. Já ouvi muitas pessoas importantes do segmento dizendo o que a banda significou e significa até hoje. Fizemos um filme pensando como era Mamonas Assassinas e que tinha que ser um filme com uma linguagem totalmente pop, com muita qualidade e muita música. Bohemian Rhapsody foi uma grande inspiração técnica e nós regravamos todos os fonogramas de Mamonas para poder mixar e não fazer playback. Estou super feliz porque a CCXP é um evento que tenho muita admiração não só pelo evento em si, mas pelas pessoas que estão por trás, como o Forlani, que trabalhava na Rádio Rock quando foi lançado Mamonas Assassinas", afirmou.
Além disso, Walkiria também se mostrou otimista para o lançamento do filme, destacando que o trailer já conta com mais de 10 milhões de visualizações e que o material de divulgação da produção irá ajudar a obter bons números nos cinemas, é claro, com a colaboração dos exibidores.
"Milhões de pessoas estão vendo e comentando sobre o conteúdo e se dizendo emocionadas. Pela minha experiência, quando isso começa, é porque tem tudo para dar certo, então precisamos da colaboração dos exibidores, que são sócios e temos uma ótima relação, para trabalharmos juntos. Tenho convicção que para um filme performar bem é importante trabalhar para cada praça, cinema a cinema, e nós temos uma campanha muito forte com materiais interativos que serão distribuídos na próxima semana. Temos um display que as pessoas vão poder entrar dentro da brasília amarela. É simples, mas foi bem desenvolvido e estou muito animada. Nós inventamos a data de final de ano no cinema brasileiro ao lançar Sexo, Amor e Traição com meu amigo Valmir, que é diretor do Cinemark. Todo mundo dizia que era maluquice e deu certo, depois da gente muitos filmes usaram essa data, então não temos medo da data e vamos ter uma boa surpresa", completou.
Outro filme que terá destaque no evento é Godzilla Minus One, da Sato Company. O mais novo capítulo da renomada franquia estreia em 14 de dezembro no Brasil e é uma forte aposta da distribuidora no Brasil. Nelson Sato, CEO da Sato Company, também falou com exclusividade à Exibidor sobre a expectativa para o evento.
"Participar da CCXP, no 10º ano de sua existência, com Godzilla Minus One, que inicia as comemorações de 70 anos de sua origem, é icônico, especial e fará parte de nossa história! Godzilla é o 1º Tokusatsu (filme com efeitos especiais) do Japão e poder ter a honra de distribuir Minus One, que foi nomeado no Japão nas categorias melhor filme, diretor e ator e atriz coadjuvante está sendo uma honra e uma experiência incríveis. Projetamos com todos os parceiros exibidores aproximadamente 400 salas em todo Brasil. Expectativas elevadas! No Japão, o filme está há 3 semanas em 1º lugar e no dia 01 de dezembro, a obra estreia nos Estados Unidos! Por aqui, faremos um premiere exclusiva e única em salas previamente escolhidas, aos privilegiados que adquirirem seus ingressos em pré vendas! O filme revisita o pós guerra, onde o Japão foi reduzido a zero. Se não bastasse toda destruição ocorrida pelas perdas, bombas e incêndios, surge mais este desafio monstruoso ao povo! Vale assistir e conhecer parte da história nesta narrativa de ficção", destacou.
Uma das novidades previstas para 2023 também é um mercado medieval que será erguido no São Paulo Expo, mais especificamente no Pavilhão 8, para pequenas editoras e produtoras. Todo o espaço será cenografado com o tema medieval, para fazer o Magic Market como um palco que irá abrigar toda a programação de RPG e board games. Além disso, haverá no espaço uma banda de música celta, uma igreja para simular casamentos e atores tornando a experiência imersiva.
Abaixo você confere as expectativas e a programação das principais distribuidoras e players de cinema para o evento, especialmente no grandioso Palco Thunder, patrocinado pela Claro:
Disney
Diante das incertezas do calendário internacional, a Disney irá focar seus painéis em suas produções nacionais. Além dos painéis, a Casa do Mickey Mouse terá lojas com produtos licenciados e ativações, e o estande de 360 m² do estúdio terá produtos da Marvel Store, loja oficial da Marvel no Brasil, e produtos da Toy Mania com opções de colecionáveis e pelúcias com personagens da Disney e da Pixar.
O Palco Ultra vai receber os painéis de quatro produções nacionais: Overman, as séries A Magia de Aruna e Impuros, e o filme O Sequestro do Vôo 375, que é responsável pela maior campanha da história da Disney no Brasil. Nomes como Caco Ciocler, protagonista de Overman, e Giovanna Ewbank e Cleo, de A Magia de Aruna, estarão presentes e vão participar respondendo perguntas e tirando dúvidas sobre seus projetos.
No caso de Overman, o protagonista estará acompanhado dos atores Karina Ramil, Victor Lamoglia, Marina Provenzzano, Maria Lucas, Caio Riscado e Saulo Arcoverde, além do diretor Tomás Portella, da produtora Iafa Britz e da cartunista Laerte, que se unem ao elenco para contar mais detalhes do longa.
Também no Palco Ultra será exibido o primeiro episódio do anime japonês Undead Unluck, enquanto o Palco Thunder terá uma exibição comemorativa de Star Wars – O Retorno de Jedi, com participação de Anthony Daniels, o C-3PO. Na sequência, o público poderá ver em primeira mão um trecho inédito do primeiro episódio de Percy Jackson e os Olimpianos, que estreia no Disney+ em 20 de dezembro.
O2 Play
Neste ano a O2 Play participará pela quinta vez da CCXP e estará presente com o painel “Super-heróis, robôs e I.A - O sci-fi no cinema brasileiro”. O jornalista Roberto Sadovski será responsável por mediar e bater um papo com os talentos convidados e Igor Kupstas, diretor da O2 Play, falou sobre as expectativas para o evento à Exibidor.
Esta é a quinta vez da O2 Play na CCXP e é sempre uma honra fazer parte do evento com os nossos filmes brasileiros e independentes. Por aqui, somos nerds de carteirinha e amamos todos os tipos de longas - do Hollywood grande e jovem, o blockbuster, ao sci-fi e animação. Neste ano, temos dois filmes que encaixam perfeitamente com na CCXP: o Placa-Mãe, uma animação do interior de Minas Gerais que discute inteligência artificial e adoção, e o Warden, um mockumentary sobre como seria ter um super-herói brasileiro em um mundo de redes sociais. Para a O2 Play, é extraordinário conectar os criadores no palco ao público do evento", destacou.
Para começar o painel, o diretor Igor Bastos fala sobre Placa-Mãe, uma animação do interior de Minas Gerais que aborda inteligência artificial e modelos de família a partir da adoção de duas crianças por uma andróide. Aos 23 anos, Igor conduziu este longa-metragem que projeta um Brasil do futuro, carinhosamente apelidado por ele de "sci-fi da roça". O filme já foi exibido em mais de 50 festivais e conquistou prêmios ao redor do mundo.
Na sequência, o cineasta brasileiro Marcus Alqueres (responsável por efeitos visuais de 300, Planeta dos Macacos e Star Wars) apresenta Warden, sua estreia como diretor e produtor de longa-metragem. Filmado em São Paulo com um elenco internacional, o filme aborda um tipo de história de super-herói raramente visto em quadrinhos ou blockbusters: uma narrativa mais realista e documental, focada em um jovem que adquire superpoderes e inicia uma transformação na política de sua cidade.
Paris Filmes
A Paris Filmes, maior distribuidora independente no Brasil, traz para a CCXP23 suas maiores estreias do cinema nacional para dezembro e para o ano de 2024. O público poderá conferir os destaques em um painel especial no Palco Thunder.
No palco, Ingrid Guimarães e a diretora Susana Garcia exibirão conteúdo inédito da comédia Minha Irmã e Eu, que chega aos cinemas em 28 de dezembro com sessões antecipadas a partir do dia 25. O tom de comédia embala ainda a participação do diretor Halder Gomes e do ator Edmilson Filho, protagonista de CIC – Central de Inteligência Cearense, que chega mostrando tudo que um agente secreto tem, além de um teaser exclusivo do longa.
A ficção Bandida: A Número Um da Rocinha, longa dirigido por João Wainer que retrata a história da primeira mulher chefe do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, contará com bate-papo com a atriz e cantora Maria (Vitória Nascimento Câmara) e Milhem Cortaz, além de lançar um trecho exclusivo do longa. Para o público infanto-juvenil, a atriz Giulia Benite e o ator Pedro Motta lançarão o trailer de seu novo filme Chama a Bebel – uma produção que é retrato de uma geração que pensa diferente. A direção é de Paulo Nascimento.
A Paris Filmes ainda traz uma surpresa: o primeiro bate-papo com o ator que dará vida ao Ney Matogrosso nos cinemas, Jesuita Barbosa. O longa Homem com H, com direção e roteiro de Esmir Filho, inicia suas filmagens em janeiro de 2024 e acompanha um rapaz de origem humilde apaixonado pela natureza, que se liberta das opressões e figuras de autoridade, quebra preconceitos e se torna um dos artistas mais influentes de sua geração.
Warner
A Warner Bros. Pictures contará com uma seleção estelar de atores, atrizes e diretores de Aquaman 2: O Reino Perdido, Evidências do Amor, Duna: Parte 2, Furiosa e Godzilla e Kong: O Novo Império para apresentar em primeira mão novidades sobre os mais aguardados lançamentos de 2023 e 2024 nos cinemas, com apresentações interativas, conteúdos exclusivos e muitas surpresas.
Para abrir os painéis, Sandy, estrela da aguardada comédia romântica Evidências do Amor, ao lado do diretor do filme, Pedro Antônio, vão conversar com os fãs sobre a produção que estreia em 2024 nas telonas de todo o país. Na sequência, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e o grande cineasta George Miller vão ocupar o Palco Thunder para a primeira apresentação mundial do aguardado Furiosa, longa que vai estrear no Brasil em 23 de maio de 2024. O filme conta a história da jovem Furiosa, que cai nas garras de uma grande horda de motoqueiros, liderada pelo Senhor da Guerra Dementus, e precisa sobreviver a grandes desafios para encontrar e trilhar o caminho de volta para casa.
O diretor de Godzilla e Kong: O Novo Império, Adam Wingard, também estará presente para conduzir um painel sobre a produção, além do diretor Denis Villeneuve e dos atores Timothée Chalamet, Zendaya, Austin Butler e Florence Pugh que vão falar sobre a produção de Duna: Parte 2, que chega aos cinemas em 14 de março. Para encerrar a participação da distribuidora, o próprio Aquaman, Jason Momoa, ao lado dos atores Patrick Wilson e Yahya Abdul Mateen II, e do diretor James Wan, vão levar os fãs de Atlântida às profundezas geladas do Reino Perdido e além, com um mergulho profundo na produção de Aquaman 2: O Reino Perdido, da DC, que estreia em 21 de dezembro nos cinemas.
Universal
A Universal estará presente na CCXP e dará destaque para três de seus próximos lançamentos: Patos!, Argylle - O Superespião e O Dublê.
O mundo de Patos! será representado com um pedacinho do Central Park, de Nova York, junto com a família Lopatos, e o estande do estúdio também contará com uma área para descobrir pistas e desvendar mistérios que representam o universo de Argylle. A Universal ainda irá reservar um espaço com photo ops de cenas de dublês em Hollywood, além da possibilidade de os visitantes terem a chance de serem dublês por um dia para promover O Dublê.
Globo Filmes
A Globo Filmes estará presente na CCXP em painéis de três filmes que contaram com sua coprodução: Arca de Noé (Imagem Filmes), e Minha Irmã e Eu, e C.I.C - Central de Inteligência Cearense, já citados anteriormente e que contam com distribuição da Paris Filmes.
No dia 30, com a presença da protagonista Ingrid Guimarães e da diretora Susana Garcia, Minha Irmã e Eu será uma das atrações do painel da Paris Filmes no palco Thunder. Em seguida, as duas vão estar no Palco Omelete e depois vão seguir para a Arena Gshow, no estande Globoplay. O filme é uma comédia sobre as irmãs Mirian (Ingrid Guimarães) e Mirelly (Tatá Werneck), que nasceram no interior de Goiás, mas moram em cidades diferentes. Quando a mãe delas desaparece, as duas deixam de lado as diferenças e se unem para procurá-la, numa viagem que pode mudar suas vidas. Com estreia nos cinemas marcada para 28 de dezembro, o filme é uma produção da Paris Entretenimento, com coprodução Globo Filmes, Paramount Pictures, Telecine, Simba e distribuição da Paris Filmes.
No dia 2 de dezembro, no Palco Omelete, o trailer inédito da animação Arca de Noé será exibido em inglês, com legenda em português, por Alice Braga, que dubla a rata Nina, pelo diretor Sérgio Machado e pelo produtor executivo Daniel Greco, um dos responsáveis pelo processo de animação. Na sequência eles seguem para a Arena Gshow, no estande Globoplay.
A animação acompanha dois ratos: Vini (Rodrigo Santoro), um poeta carismático com medo de palco, e Tom (Marcelo Adnet), um guitarrista talentoso e famoso. Ao adentrarem sorrateiramente na Arca de Noé, que apenas permite um macho e uma fêmea de cada espécie, eles vão usar o poder da música para quebrar a tensão e ajudar os animais a sobreviverem 40 dias e 40 noites. No longa, as canções clássicas tocadas são inspiradas no poeta de renome mundial, Vinicius de Moraes. Com produção da Gullane e VideoFilmes, em coprodução com Globo Filmes, Symbiosys Tech, Telecine e em associação com a NIP e CMG e distribuição no Brasil da Imagem Filmes, o longa tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2024.
Além disso, também no dia 30, o longa C.I.C - Central de Inteligência Cearense vai estar no painel da Paris Filmes, no Palco Thunder, e contará com a presença do protagonista Edmilson Filho e do diretor Halder Gomes.
Compartilhe:
- 0 medalha