Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Preferência nacional

23 Novembro 2023 | Redação

Pesquisa mostra que cinema é a atividade cultural preferida dos brasileiros

Cinema é a atividade de entretenimento preferida de crianças e adolescentes, dividindo as atenções com idas aos shoppings centers

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A pesquisa "Cultura e Lazer - 2023", conduzida pela Hibou, uma empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo, mostrou que o cinema é a atividade cultural preferida dos brasileiros. A pesquisa contou com a participação de 1.500 pessoas e 23,4% dos entrevistados afirmaram espontaneamente que o cinema é a sua opção para diversão. Na sequência as outras atividades culturais que foram mais citadas foram teatro (24%), museus (13,7%), música (6%) e shows (4,3%).

Publicidade fechar X

O resultado da pesquisa, entretanto, mostra um contraste com a realidade das salas de cinemas espalhadas pelo país. No primeiro semestre de 2023, por exemplo, 55,6 milhões de ingressos foram vendidos pelos cinemas brasileiros. O número, infelizmente, ainda fica bastante abaixo dos 172,2 milhões de ingressos vendidos em 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19. Para efeito de comparação, os números do primeiro semestre de 2023 representam 32,2% do público total de 2019, ainda bastante longe dos 50% ideais para os seis primeiros meses do ano.

Os números da pesquisa também mostraram que 6 em cada 10 brasileiros consideram a cultura primordial em suas vidas e 32% dos entrevistados ainda afirmaram que o entretenimento cultural é a melhor forma de apreciar a vida. Por outro lado, apenas 2% veem a cultura como um fator opcional e não necessário.

O cinema, especificamente, é a grande preferência entre crianças e adultos. Do total de entrevistados, 12% afirmaram ter crianças em casa, e 63% deles apontaram as telonas quando é hora da diversão do público infantil. Já para os 10% que convivem com adolescentes, o cinema sobe na preferência para 78% desse público, superando inclusive os shoppings centers que ficaram em segundo lugar na preferência com 76%.

Para além dos cinemas, considerando os gastos mensais com teatro, streaming, livros, museus e shows, além das telonas, 66% dos entrevistados afirmaram que contabilizam um investimento de até R$ 200, enquanto 11% direcionam mais de R$ 400 para atividades deste tipo, por mês.

Diante do valor que é gasto mensalmente pela população brasileira neste tipo de atividade, a pesquisa também apontou que 68% dos entrevistados acreditam que os governos devem ser os responsáveis por arcar com os incentivos e opções de cultura, e 57% apontaram a iniciativa privada como principal responsável pelos incentivos. Além disso, metade (50%) acredita que um bom uso para o dinheiro seja investir um percentual do imposto para projetos culturais, enquanto 35% concordam que todo projeto cultural deve ter uma parte que seja doada para os menos favorecidos.

Por fim, a grande maioria dos participantes da pesquisa apontou que a cultura é relevante para uma sociedade, em diversos sentidos. 69% acreditam que o investimento em cultura oferece retornos sociais, educacionais e humanísticos e, 50%, acredita que investir em cultura traz um bom retorno econômico para a sociedade.

A pesquisa foi conduzida pela Hibou em setembro de 2023, por painel digital, e obteve 1.500 respostas de todo o Brasil. O resultado apresenta 2,5% de margem de erro com 95% de margem de confiança. As faixas etárias participantes foram de 36 a 45 anos (25%); 46 a 55 anos (23%); mais de 56 anos (23%); 26 a 35 anos (17%); e até 25 anos (12%).

Compartilhe:

  • 0 medalha