27 Outubro 2023 | Yuri Codogno
"Oppenheimer" salva trimestre da Universal, que vê sua plataforma de streaming obter prejuízo milionário
Balanço da empresa foi divulgado na metade desta semana
Compartilhe:
Após a Imax anunciar que Oppenheimer foi o grande responsável por seu ótimo desempenho nos últimos três meses, a Universal, distribuidora global do filme, anunciou que o longa de Christopher Nolan ajudou a empresa a não ter resultados tão ruins em seu terceiro trimestre fiscal de 2023 (julho a setembro). Além disso, o serviço de streaming Peacock (que não está disponível no Brasil) registrou uma perda financeira, apesar de ter aumentado sua base de assinantes. As informações são dos portais Hollywood Reporter e IndieWire.
Publicidade fechar X
Com US$ 945 milhões arrecadados mundialmente, Oppenheimer foi o grande sucesso de verão da Universal, se transformando no filme biográfico de maior bilheteria de todos os tempos. Contudo, a receita cinematográfica da Universal caiu 25% no trimestre, algo que a empresa justificou, em parte, por causa das greves dos roteiristas e atores.
A divisão de estúdios registrou uma queda de 22% no EBITDA (lucros antes do juros e afins), chegando a US$ 429 milhões no período, enquanto a receita de cinema (que caiu 25% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior), ficou em US$ 504 milhões. Vale ressaltar que, neste período do ano passado, a Universal lançou dois grandes sucessos, que foram Minions 2: A Origem de Gru e Jurassic World: Domínio.
Em relação ao streaming Peacock, a perda financeira foi de US$ 565 milhões no trimestre, mas foi uma melhoria em relação aos trimestres anteriores: prejuízos de US$ 651 milhões de abril a junho e US$ 704 milhões de janeiro a março. Entretanto, as expectativas da Comcast, conglomerado a qual a Universal pertence, espera registrar US$ 2,8 bilhões em perdas do streaming em 2023 e, segundo cálculos para o futuro, o Peacock provavelmente perderá mais US$ 880 milhões no quarto trimestre, quando haverá a renovação dos caros direitos esportivos e de outros custos de conteúdo.
Mesmo assim, a plataforma ganhou 4 milhões de assinantes, encerrando o mês de setembro com um total de 28 milhões de membros ativos. A grande maioria dos usuários do Peacock assina seu nível mais barato e com suporte de anúncios (US$ 5,99 por mês, contra US$ 11,99 sem anúncios). A receita no período foi de US$ 830 milhões, não sendo o suficiente para evitar o prejuízo total.
A Comcast, porém, superou as expectativas de resultados do trimestre. O Wall Street previu que os lucros da Comcast no terceiro trimestre seriam de US$ 0,95 por ação, com receita de US$ 29,71 bilhões. No balanço apresentado pela empresa, o lucro por ação foi de US$ 1,08 e receita de US$ 30,115 bilhões.
Compartilhe:
- 0 medalha