Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Bilheterias

25 Setembro 2023 | Yuri Codogno

"Som da Liberdade" abre em primeiro no Brasil, enquanto "A Freira 2" segue líder na gringa

Quase 250 mil ingressos foram comercializados para o filme cristão

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

Após permanecer durante cerca de dez semanas entre os filmes mais assistidos da América do Norte, Som da Liberdade (Paris Filmes) entrou em cartaz no Brasil e abriu na liderança, com aproximadamente 240 mil ingressos vendidos. As informações parciais são da Comscore, que não enviou o fechamento completo das bilheterias. Desta forma, a matéria será atualizada posteriormente. 

Publicidade fechar X

Apesar da boa estreia, Som da Liberdade chegou envolto em polêmicas. A primeira delas é em relação ao seu conteúdo, que, apesar de explorar a importante questão do tráfico infantil, dá voz às diversas teorias da conspiração apoiadas pela extrema-direita dos Estados Unidos, especialmente as que os membros do QAnon acreditam. No exterior, pessoas como Donald Trump e Elon Musk enalteceram o longa, enquanto no Brasil, políticos como Eduardo Bolsonaro e Damares Alves fizeram propaganda do filme. 

Outra questão do filme, porém algo mais palpável, é sobre a distribuição gratuita de ingressos para as pessoas assistirem em diversos países, inclusive no Brasil. Vale ressaltar que é algo relacionado apenas a Angel Studios, distribuidora estadunidense do longa, e que não tem a ver com o trabalho de distribuição feito pela Paris Filmes aqui no Brasil. 

Enquanto isso, na América do Norte as bilheterias bateram recorde… só que negativo. Foi o pior final de semana do ano, com nenhum filme ultrapassando a barreira de US$ 10 milhões em bilheteria. Um golpe e tanto para os exibidores, especialmente após alcançarem ótimos resultados durante a temporada de verão do hemisfério norte

Entretanto, A Freira 2 (Warner) continua sua ótima campanha e liderou nos cenários da América do Norte e globalmente, alcançando um acumulado superior a US$ 200 milhões no mundo todo.

Brasil

Até o fechamento da matéria, a Comscore divulgou as informações provisórias da bilheteria nacional, que são: 

  1. Som Da Liberdade (242 mil ingressos vendidos); 
  2. A Freira 2 (214 mil); 
  3. Os Mercenários 4 (Imagem Filme) (137 mil);
  4. A Noite das Bruxas (Disney) (50 mil);
  5. Besouro Azul (Warner) (46 mil);
  6. Nosso Sonho (Manequim Filmes) (43 mil);
  7. As Tartarugas NInja: Caos Mutante (Paramount) (33 mil);
  8. Os Peludos (Playarte Pictures) (19 mil);
  9. Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você (O2 Play) (14 mil);
  10. Oppenheimer (Universal) (6 mil).

A matéria será atualizada assim que recebermos o relatório final da Comscore.

América do Norte 

Nenhum filme sequer chegou à casa dos US$ 10 milhões de arrecadação no final de semana. Com US$ 8,4 milhões, A Freira 2 liderou novamente na América do Norte e agora acumula US$ 69,2 milhões. O segundo lugar ficou com Os Mercenários 4, que abriu com US$ 8,3 milhões. Entretanto, o filme custou aproximadamente US$ 100 milhões (além de gastos com distribuição e marketing), transformando a estreia em um grande desastre. 

A Noite das Bruxas continua não empolgando tanto e fez US$ 6,3 milhões, somando US$ 25,3 milhões no total. O Protetor: Capítulo Final (Sony), por sua vez, arrecadou mais US$ 4,7 milhões e agora já tem US$ 81,2 milhões.

Maior arrecadação do ano, Barbie (Warner) fez US$ 3,2 milhões, um pouco à frente de Casamento Grego 3 (Universal) (US$ 3 milhões), Não Abra (Imagem Filmes), que estreou com com US$ 2,6 milhões, Dinheiro Fácil (Sony) (US$ 2,5 milhões), Besouro Azul (US$ 1,8 milhão) e Oppenheimer (US$ 1,6 milhão).

Global

Sem grandes surpresas (e muito provavelmente pela ausência de uma grande concorrência), A Freira 2 também liderou no mundo e arrecadou US$ 29,2 milhões, ultrapassando a marca dos US$ 200 milhões globais. A arrecadação foi seguida de perto por A Noite das Bruxas (US$ 21 milhões) e Os Mercenários 4, que abriu com US$ 20,5 milhões e vai precisar ralar muito para pelo menos conseguir cobrir seus custos de produção.

O Protetor 3 lucrou mais US$ 10,1 milhões e se aproximou dos US$ 150 milhões, assim como Oppenheimer arrecadou US$ 8,5 milhões e agora totaliza US$ 925,9 milhões.

O final de semana foi tão atípico que novamente Dust to Dust, com US$ 7,5 milhões, foi o único representante chinês no top 10. Barbie, por sua vez, fez US$ 6,6 milhões e cada vez mais se isola no topo da melhor arrecadação do ano, com US$ 1,427 bilhão.

Fechando o pódio, temos dois blockbusters: Gran Turismo - De Jogador a Corredor (Sony) (US$ 5,4 milhões) e As Tartarugas Ninja: Caos Mutante (US$ 3,8 milhões).

Compartilhe:

  • 0 medalha