Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Cinema Nacional

27 Julho 2023 | Redação Exibidor

Rio de Janeiro lança edital para investimentos de mais de R$ 64 milhões para o setor audiovisual

Inscrições para o edital irão até o dia 25 de agosto e o valor total é o maior já distribuído pelo município desde a criação da RioFilme, empresa de audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura

Compartilhe:

(Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio)

Nesta quarta-feira (26) a RioFilme, empresa de audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, lançou o Pró-Carioca Audiovisual, um edital que irá investir mais de R$ 64 milhões no setor. O montante é proveniente de recursos municipais e da Lei Paulo Gustavo, e esse é o maior valor distribuído pela RioFilme por meio de editais desde a sua criação em 1992. A cerimônia de lançamento contou com as presenças do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, e do diretor-presidente da RioFilme, Eduardo Figueira.

Publicidade fechar X

O programa também irá contemplar investimentos nos cinemas de rua, na formação profissional e na promoção internacional do audiovisual carioca. Para o prefeito Eduardo Paes, esse investimento no setor irá refletir na economia criativa do município e ele fez questão de destacar a importância do setor audiovisual. "A cultura tem o papel de gerar reflexão, mas também olhamos para a atividade econômica que vocês representam, a riqueza gerada, os empregos, o potencial dessa economia criativa para a cidade. Vocês são muito importantes na produção, mas talvez sejam também os agentes econômicos mais importantes da cidade. A cultura faz o Rio ser tão desejado", afirmou durante cerimônia realizada no Palácio da Cidade, sede do governo.

O texto completo dos editais está disponível no site da RioFilme, onde também é possível fazer a inscrição até o dia 25 de agosto. Os editais, inclusive, priorizam grupos e territórios, com o objetivo de impulsionar mulheres, negros, pessoas LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências.

Na modalidade Reembolsável (devolução de uma parte à RioFilme), estão abertas as inscrições para os editais de:

  • Distribuição de Longa-Metragem: R$ 1 milhão;
  • Produção de Longa-Metragem Ficção e Animação: R$ 22,5 milhões.

Na modalidade Não Reembolsável, foram lançados os seguintes editais:

  • Produção de Longa-Metragem ou Série Documental: R$ 5,6 milhões;
  • Desenvolvimento de Projetos: R$ 4,5 milhões;
  • Desenvolvimento e Produção de Jogos Eletrônicos: R$ 1,4 milhão;
  • Produção de Curta-Metragem: R$ 1,9 milhão;
  • Produção de Novas Temporadas de Webséries: R$ 600 mil;
  • Apoio a participação em Mostras e Festivais: R$ 140 mil;
  • Apoio a Ações Locais de Formação e Cineclubes: R$ 1,2 milhão.

Edital de Cash Rebate: investimento em produções nacionais ou internacionais na cidade

O Edital de Cash Rebate (Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Rio de Janeiro) irá investir R$ 12 milhões em produções (nacionais ou internacionais) que escolherem o Rio de Janeiro como cenário. O valor será dividido com R$ 10 milhões destinados para produções internacionais e R$ 2 milhões para produções nacionais. Para acessarem os recursos, além da parceria com produtoras cariocas, as produções devem cumprir uma série de requisitos contratuais que garantem a contratação de profissionais do audiovisual da cidade para as filmagens, como uma forma de gerar trabalho e renda para os trabalhadores da indústria no Rio de Janeiro.

Selo “Filmado no Rio”

Para dar visibilidade às locações cariocas no cenário audiovisual internacional, foi anunciada a criação do selo "Filmado no Rio" (Filmed in Rio) a ser aplicado nas obras que utilizarem o Rio de Janeiro como locação principal em suas histórias e também a produções que tiverem o apoio da Rio Film Commission durante as filmagens em nossa cidade.

Reforma de cinemas de rua e ingressos reduzidos

A RioFilme anunciou ainda o programa "Viva o Cinema de Rua", que irá destinar R$ 3,5 milhões para oito propostas de reforma, manutenção e funcionamento de salas de cinema de rua e na periferia do Rio de Janeiro, com contrapartida de redução do preço de ingressos para filmes brasileiros e de pequena distribuição. Desta forma, o custo do ingresso será de R$ 5. Além disso, o investimento tem como contrapartida a reserva de 10% dos ingressos para distribuição gratuita a alunos e professores das redes públicas municipais e estaduais com direito a um acompanhante, e a obrigação de exibir filmes brasileiros em volume 10% superior que o estabelecido pela Cota de Tela.

Cine Carioca José Wilker será novo cinema de rua

Durante o evento também foi anunciada a criação de um novo cinema de rua, o Cine Carioca José Wilker, em Laranjeiras. Por meio de uma licitação para a reestruturação e gestão, o projeto receberá mais de R$ 1,4 milhão e funcionará como centro de referência do cinema brasileiro e de artes. Além disso, o CineCarioca Nacional, localizado no Complexo do Alemão, irá receber um aporte de R$ 800 mil para custear reparos elétricos, troca de ar-condicionado, projetor, poltronas e pipoqueira. Com subsídio da RioFilme, o CineCarioca Nova Brasília oferece desde 2021 quatro sessões diárias de filmes com ingressos a R$ 5.

Promoção internacional do audiovisual carioca

Na área de promoção internacional do audiovisual carioca, a prefeitura anunciou uma missão com produtores audiovisuais cariocas, liderada pela RioFilme, no Festival de Cannes em 2024, e também uma parceria que irá viabilizar um braço de mercado do festival francês Séries Mania Fórum na cidade durante o Festival do Rio. O objetivo é promover o encontro entre realizadores cariocas e representantes internacionais, para que se criem parcerias no campo da promoção internacional do conteúdo audiovisual carioca.

Compartilhe:

  • 0 medalha