Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estratégia

21 Julho 2023 | Gabryella Garcia

AMC Theatres desiste de cobrar diferentes preços nos ingressos a partir da posição da poltrona

Nova aposta da empresa será em ingressos mais caros na primeira fila, com assentos que se inclinam totalmente para trás

Compartilhe:

(Foto: Divulgação)

A AMC Theatres, maior rede de cinemas dos Estados Unidos, anunciou que está abandonando sua política de variação nos preços dos ingressos a partir da poltrona escolhida. A iniciativa que foi chamada de "Sightline at AMC" foi lançada no dia 10 de fevereiro em algumas unidades de Nova York, Chicago e Kansas. Agora, diante do recuo na decisão de cobrar preços mais altos pelos melhores lugares, e preços mais baixos pelos assentos da primeira fileira, a empresa irá lançar um novo programa que substituirá as poltronas da primeira fileira por cadeiras no estilo "lounge". As informações são dos portais IndieWire, The Hollywood Reporter e Box Office Pro.

Publicidade fechar X

"A partir do final de 2023, a AMC começará a testar seu mais novo conceito de assentos. Poltronas amplas e confortáveis em estilo lounge permitirão que os espectadores se deitem e relaxem. O ângulo dos assentos também tornará mais agradável assistir a filmes desses assentos da primeira fila mais próximos da tela", disse a empresa em comunicado.

A ideia da AMC ao adotar a política de preços variados era fazer com que as pessoas se inscrevessem no programa de fidelidade Stubs A-List, pois as poltronas mais caras iriam permanecer com o mesmo preço dentro do programa, enquanto os assentos da primeira fileira se tornariam mais baratos. De qualquer forma, a política adotada e já abandonada serviu para a empresa perceber que a maioria dos espectadores estava disposta a pagar mais pelos assentos premium, enquanto viu pouca ou nenhuma mudança nos assentos da primeira fileira, mesmo com seus preços mais baixos.

Foram divulgados dados pela rede que mostram que três em cada quatro membros do AMC Stubs A-List que anteriormente escolhiam se sentar nas poltronas do meio, as mais caras, continuaram a escolher esses assentos mesmo com o aumento do preço, enquanto apenas um em cada 10 espectadores passou a escolher os lugares mais baratos do cinema. Ou seja, a AMC não viu nenhuma mudança perceptível nas pessoas que optaram por sentar na primeira fila, mesmo com ingressos mais baratos e, por isso, o próximo teste da empresa será descobrir se as pessoas estão dispostas a sentar nesses lugares se puderem realmente relaxar com muito conforto.

Quando o programa foi lançado em fevereiro, também surgiram muitas dúvidas se as concorrentes também adotariam uma política dinâmica de preços, o que não aconteceu. A AMC, inclusive, admitiu que abandonou o projeto "para garantir que os preços dos ingressos permaneçam competitivos".

Vale destacar que essa não foi a primeira vez que a AMC aplicou iniciativas de preço dinâmico na rede, que já conta com dias e horários com preços mais acessíveis, normalmente às terças-feiras, e aos fins de semana e feriados com preços mais caros. No ano passado, inclusive, a rede também testou a possibilidade de incrementar o valor do ingresso com base em alguma estreia muito disputada, como foi no caso de Batman. Ao mesmo tempo, alguns filmes selecionados podem ser assistidos por valores mais baixos e o oposto vale para salas com telas maiores ou qualquer tipo de diferenciação. O modelo utilizado, entretanto, sempre cobrou o mesmo valor para todos os assentos de uma mesma sessão em uma mesma sala, e aí é que foi a grande novidade "Sightline at AMC". A diretora, atriz e produtora Elizabeth Banks, inclusive foi uma grande crítica do programa, chegando a chamar a política de preços de "assustadora" e também dizendo que não era o momento ideal de se aumentar os preços, uma vez que os cinemas ainda tentam se recuperar da pandemia.

Compartilhe:

  • 0 medalha