Exibidor

Publicidade

Notícias /mercado / Estratégia

07 Fevereiro 2023 | Renata Vomero

AMC Theatres aplicará variação de preços de ingressos a partir da posição da poltrona

Nova iniciativa entrará em vigor a partir desta semana em alguns cinemas selecionados

Compartilhe:

(Foto: iStock)

A AMC Theatres, maior rede de cinemas dos Estados Unidos, iniciou seu plano de aplicar variação nos preços dos ingressos a partir da posição da poltrona escolhida. A iniciativa se chama “Sightline at AMC” e entrará em vigor em algumas unidades de Nova York, Chicago e Kansas nesta sexta-feira (10), mas com planos de expansão para toda a rede até o final do ano.

Publicidade fechar X

O programa consiste em oferecer três níveis de valores: Standard Sightline, são as posições padrão do cinema sem custo adicional; Value Sightline, para as poltronas da primeira fileira ou o espaço para cadeirantes com valor mais baixo; e Preferred Sightline, para as poltronas que ficam localizadas no meio da sala em que haverá aumento no valor dos ingressos. As informações são do Celluloid Junkie, Variety, The Hollywood Reporter, IndieWire e Box Office Pro.

A ideia é transformar os assentos mais cobiçados – os do meio da sala – em uma experiência premium, dando como contrapartida a opção de menor preço da primeira fileira, normalmente rejeitada pelos espectadores. Com isso, a iniciativa busca se aproximar do padrão de oferta de ingressos de outros tipos de entretenimento com plateia, como jogos de futebol, shows e peças de teatro. No geral, essas atividades contam com um espaço setorizado com variação de preços a partir da melhora da experiência na sua posição escolhida.

“O Sightline at AMC alinha a abordagem de precificação de assentos da AMC com a de muitos outros espaços de entretenimento, oferecendo preços baseados na experiência, além disso, é uma outra maneira de os espectadores encontrarem valor no cinema”, disse Eliot Hamlisch, vice-presidente executivo e CMO da AMC Theatres. “Embora cada assento na AMC ofereça uma incrível experiência de ir ao cinema, sabemos que alguns espectadores priorizam seu assento específico e outros que priorizam o valor da experiência de ir ao cinema. O Sightline at AMC acomoda ambos os sentimentos para ajudar a garantir que nossos clientes tenham mais controle sobre sua experiência, para que cada viagem a um AMC seja ótima”, finalizou o executivo.

Para isso, a rede oferecerá um mapa detalhado das poltronas na hora da compra, seja pela internet, seja na bilheteria. Pode parecer naturalizado no Brasil, mas nos EUA não é tão comum a reserva de poltronas em todos os cinemas ou ao menos o respeito dos assentos quando reservados, com essa iniciativa essa possibilidade ainda entra como um bônus para o espectador não precisar antecipar sua ida para os cinemas para garantir o melhor lugar na sala escura ou ver alguém sentado na poltrona que reservou.

Aqueles que fazem parte do programa de fidelidade AMC Stubs A-List poderão adquirir ingressos para o Preferred Sightline sem qualquer custo adicional. Ao mesmo tempo, os que preferirem pagar menos para sentar na primeira fileira terão que se inscrever no programa, nem que seja no nível gratuito. A variação de preço é válida para qualquer sessão programada a partir das 16h. Atualmente, algumas unidades estão com promoção de desconto de 30% nos ingressos para as sessões que comecem antes desse horário citado.

Essa não é a primeira vez que a AMC Theatres aplica iniciativas de preço dinâmico na rede, que já conta com dias e horários com preços mais acessíveis, normalmente às terças-feiras, e fins de semana e feriados com preços mais caros.

No ano passado, a rede testou a possibilidade de incrementar o valor do ingresso com base em alguma estreia muito disputada, foi o caso de Batman, por exemplo. Ao mesmo tempo, alguns filmes selecionados podem ser assistidos por valores mais baixos, o oposto vale para salas com telas maiores ou qualquer tipo de diferenciações. Essas mudanças estão sendo aplicadas desde 2019 e já tem efeito nos cinemas da rede na Europa, onde a prática é mais comum.

Com a notícia da implementação da variação de preço com base na localização do assento nos EUA, a internet se mobilizou contra a iniciativa, por entenderem ser uma movimentação elitista.

O ator Elijah Wood foi um dos críticos mais enfáticos da medida: “A sala de cinema é e sempre foi um espaço democrático sagrado para todos e esta nova iniciativa da @AMCTheatrers  essencialmente penalizaria as pessoas de renda mais baixa e recompensaria aqueles com renda mais alta”, disse no twitter.

Não é de hoje que o mercado vem debatendo a implementação de estratégias de preço dinâmico para operar os cinemas de forma mais assertiva com base em dados de performance de cada cinema e cada filme. Ainda que seja uma iniciativa inovadora em caráter mais geral, ela envolve certa complexidade, por exigir algum nível de flexibilidade das ticketeiras, além de uma negociação com as próprias distribuidoras, que colhem parte dos lucros em venda de ingressos.

 

Compartilhe:

  • 1 medalha