12 Julho 2023 | Gabryella Garcia
Paris Filmes apresenta "Loucas em Apuros" e aposta em campanha forte para se aproximar do público
Comédia protagonizada por quatro mulheres estreia nos cinemas em 3 de agosto, mas contará com sessões antecipadas a partir de 20 de julho
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Na última quinta-feira (6), a Paris Filmes reuniu exibidores no Cinemark do Shopping Eldorado, em São Paulo, para a realização de um evento em que apresentou os detalhes da campanha de Loucas em Apuros. Na sequência, o filme também foi exibido aos convidados e a Exibidor esteve presente.
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Jorge Assumpção, diretor da divisão cinema da Paris Filmes, abriu o encontro destacando a importância de dialogar com a audiência jovem e trazer esse público para dentro dos cinemas. E, para isso, apesar de Loucas em Apuros ter uma classificação indicativa a partir de 16 anos no Brasil, foram produzidas diferentes variações de trailers para que os exibidores possam programá-los em filmes indicados para pessoas a partir de 12 anos.
Ele ainda revelou que a Paris Filmes está com grandes projetos para os anos de 2023 e 2024, e que muitos bons filmes irão ocupar espaço nos cinemas nesse período. "Precisamos despertar novas audiências que estão ansiosas para voltar aos cinemas. Nossa técnica é fazer com que as pessoas entendam que o cinema é uma baita opção de entretenimento", disse.
Em um momento de retomada, em que os cinemas brasileiros ainda lutam para retomar os índices pré-pandemia, Assumpção também chamou a atenção para a necessidade de valorização dos filmes para além dos grandes blockbusters. "Os filmes médios são essenciais. Precisamos valorizar os conteúdos porque são eles que ajudam a levar audiência para os cinemas".
Loucas em Apuros estreia nos cinemas no dia 3 de agosto, mas a partir de 20 de julho já haverão sessões antecipadas. "Uma comédia para rir forte", de acordo com o diretor de divisão de cinema da Paris Filmes, a produção subverte uma lógica machista de objetificação dos corpos de mulheres, presente em muitas comédias, e acompanha um grupo de quatro amigas e seus processos de descoberta interior e da vida enquanto embarcam em uma aventura em outro país. Repleto de humor e situações inusitadas, as amigas viajam para a China à procura da mãe biológica de uma delas e fortalecem ainda mais o laço existente entre elas diante das adversidades.
Com a expectativa de impactar, sobretudo, fãs de filmes de comédia, fãs da cultura asiática e de k-pop, a campanha de marketing do filme visou dialogar com adolescentes e adultos, mas majoritariamente com um público feminino, LGBTQIAP+, e também com grupos de amigas que se identificam com a história. Com uma crítica positiva atual de 92% na plataforma Rotten Tomatoes, o time de marketing também trabalha para fazer um link entre a produção e grandes sucessos como Se Beber Não Case (Warner), Oito Mulheres e Um Segredo (Warner) e American Pie: O Reencontro (Universal), que trazem uma linguagem e proposta semelhante e são usados como referências para Loucas em Apuros.
A empresa também reuniu um time forte de influenciadores e fenômenos da internet para conversarem com o público alvo do filme, e entre os nomes estão Bruna Louise, Thati Lopes, Fernanda Concon, Klara Castanho, Ana Hikari e Taby.
Além disso, Vitória Durazzo, gerente de marketing da Paris Filmes, destacou a exibição do trailer da produção em filmes de grande impacto como Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Disney), Oppenheimer (Universal), Barbie (Warner), Missão Impossível: Acerto De Contas Parte 1 (Paramount) e Sobrenatural: A Porta Vermelha (Sony). Na parte de Trade, ela também revelou uma série de materiais a serem utilizados pelos cinemas que incluem cartazes, LCDs, mais de 600 displays em todo o Brasil e painéis especiais.
Para além dos complexos das salas escuras, também foram instalados displays em shoppings e alguns em aeroportos, veículos da CPTM na capital paulista, bancas de jornais e busdoor em alguns ônibus. Ainda como parte da ação de marketing, a Paris preparou uma super sessão de pré-estreia que foi realizada no dia 11 de julho no Cine Marquise, em São Paulo, e contou com a distribuição de brindes de algumas empresas parceiras.
Visando não apenas impactar seu público-alvo, mas também criar uma relação de proximidade com esse público, a Paris também já realizou, e ainda irá realizar, uma série de ações promocionais na cidade de São Paulo. Na Parada do Orgulho LGBT+, no dia 11 de junho, foram distribuídas uma série de tatuagens personalizadas do filme, e também foram realizadas ações em eventos de k-pop, uma das referências que estão muito presentes no filme. Além de uma ação promocional no festival de k-pop Asia Star Festival, que aconteceu em 7 de julho, também houve a distribuição de bottons personalizados e flyers do filme no show do grande fenômeno k-pop, NCT Dream, que aconteceu em São Paulo no dia 4 de julho.
Ainda irão acontecer duas outras ações antes da estreia do filme, uma está marcada para o dia 29 de julho no bairro Liberdade, em São Paulo, conhecido como um grande reduto asiático, e outra no dia seguinte na Avenida Paulista, quando a Paris Filmes irá instalar um karaokê personalizado no local.
Durazzo ainda destacou que a internet e as rádios não ficaram de fora da campanha, com publicações em grandes veículos como o UOL, com mais de 500 milhões de visualizações, e Hugo Gloss, com mais de 40 milhões, além da divulgação em rádios para que os ouvintes ouçam muito sobre o filme. Por fim, ela falou sobre o atual momento do cinema, em que é necessário que os novos filmes (e também suas campanhas) sejam inovadores e, além de conquistarem um novo público, reconquistem também aquele público que por algum motivo acabou se afastando, e é exatamente essa a proposta de Loucas em Apuros. "Os formatos fixos não têm feito sucesso e estão encontrando dificuldades, sobretudo, com o público mais velho", encerrou ao falar sobre as inovações.
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